Dicas e informações sobre casa e
construção

Como construir telhado 4 aguas? Projeto e execução

Entenda o que é um telhado de 4 águas, veja um projeto mostrando detalhes de como é feito como o caimento, ângulo e outros fatores relacionados a sua construção. Veja a resposta para diversas dúvidas sobre os vários tipos de telhados.

A construção do telhado de uma casa é uma etapa de grande importância no projeto, existem situações em que o tamanho do imóvel e as características deste determinam o tipo do telhado, como corre com imóvel muito pequeno onde normalmente utiliza se apenas uma água. Em imóveis um pouco maiores é possível fazer duas águas e especialmente em grandes casas a alternativa muitas vezes a fazer um telhado de 4 águas. Para entender melhor o que é isso aí como é feito, separei alguns vídeos que mostra baixo dessa concepção do projeto até a execução de um telhado deste tipo.

Telhados de água para fins de resfriamento e  telhados de água para retenção de água da chuva

Telhados de água para fins de resfriamento não são os mesmos que telhados de água para retenção de água da chuva. Enquanto os telhados de água para a retenção de água da chuva são projetados para serem esvaziados a tempo de tamponar a água durante a próxima chuva, os telhados de água de resfriamento retêm a água e permitem que ela evapore lentamente. A situação ideal seria que o gerenciamento de água desses telhados tivesse uma interface eletrônica com a previsão do tempo e descarregasse a água antes da próxima chuva, pois isso permitiria que ambas as funções fossem combinadas. Um telhado de água mantém o edifício abaixo do mais frio, e a evaporação significa que o entorno imediato também é mais frio. Uma desvantagem é que é impossível garantir que a água da chuva esteja disponível o tempo todo; uma vez que a água da chuva tenha evaporado, água potável ou água de superfície suficientemente alta terá que ser bombeada para o telhado.

Projetando um telhado de 4 águas

Vídeo mostrando como projetar um telhado com 4 águas no Autocad, levando em consideração o tamanho dele, o caimento, ângulo e outros fatores. Muito bom e didático este vídeo para quem deseja entender um pouco mais da construção de telhados do ponto de vista de projeto.

Construção do telhado

Embora não seja necessariamente um telhado de 4 águas (me parece que são três), este é um bom vídeo mostrando passo a passo as etapas de construção do telhado de madeira com ótimas dicas em uma sequência de imagens com explicações sobre cada etapa da construção.

Perguntas e respostas

O que é um telhado de uma única água?

É o tradicional telhado das edículas, que geralmente são construídas nos fundos dos terrenos. Por ser construções pequenas é comum elas terem apenas uma água, ou seja, o telhado ter apenas uma inclinação que geralmente é do fundo (muro) para a frente ou para dentro do terreno.

Veja qui alguns exemplos de telhados de uma água

O que é um telhado de duas águas?

É um dos modelos mais tradicionais para construções de médio porte. Neste caso há um espigão e a partir dele sai uma água para um lado e a outra para o outro lado. Tem a vantagem de poder fazer telhados mais altos que permite circulação embaixo dele e também fica mais fresco.

Esse também é um telhado mais fácil de se fazer uma vez que você terá apenas um espigão e tudo está ligado a ele com caibros saindo desse espigão até as bases laterais. Ele é muito utilizado no Brasil, talvez por sua facilidade de ser feito e por atender a maioria dos casos.

Veja alguns exemplos de telhados de duas águas

O que é um telhado de quatro águas?

Conforme já mostrado nos vídeos acima, é aquele telhado que tem quatro caídas e é mais indicado para grandes construções. Esse tipo de telhado faz bastante sentido quando você tem uma construção grande e precisa fazer a distribuição do fluxo da água para todos os lados assim ele tem um pequeno espigão no meio e a partir dele a água é escolada para os quatro lados.

Existe telhado e mais de quatro águas?

Sim existe. Embora exista apenas quatro lados que possamos considerar, em alguns casos, especialmente nas grandes construções ou onde queira ter um telhado diferenciado, a critério do arquiteto, ele pode criar várias águas no mesmo telhado fazendo distribuições diversas, inclusive com alturas diferentes onde uma água cai em cima de outra e assim por diante. Existem telhados bastante sofisticados, especialmente nas construções mais robustas e de alto padrão.

O que é um telhado embutido?

Telhado embutido é um tipo de telhado que tem sido muito utilizado atualmente, ele se contrapõe ao chamado o telhado aparente. No caso do telhado embutido é erguido uma platibanda em volta para esconder o telhado e assim a telha fica escondida nessa platibanda de forma que quem passa na rua ou olha de frente para casa não vê o telhado e sim a platibanda que foi erguida. Esse tipo de telhado tem sido usado exatamente para reduzir o custo com construção de telhados e também para proporcionar estética diferenciada para muitas construções no estilo mais moderno.

Pode se utilizar qualquer telha esses telhados?

Não importa se ele é de uma, duas ou quatro águas, o tipo da telha que você vai utilizar é indiferente. Esses estilos de telhado dizem respeito a sua configuração como um todo e não com o tipo de cobertura que ele irá receber.

Apenas no caso do telhado embutido é comum utilizar as telhas grandes como os de fibrocimento, as de aço galvanizado ou as telhas do tipo sanduíche. Essa estratégia é comum já que essas telhas costumam ser mais baratas e uma vez que o telhado não ficar aparente não há necessidade de investir numa telha de aparência mais sofisticada, como é o caso das telhas de concreto, por exemplo.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.