Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir telhado 4 aguas? Projeto e execução

Entenda o que é um telhado de 4 águas, veja um projeto mostrando detalhes de como é feito como o caimento, ângulo e outros fatores relacionados a sua construção.

A construção do telhado de uma casa é uma etapa de grande importância no projeto, existem situações em que o tamanho do imóvel e as características deste determinam o tipo do telhado, como corre com imóvel muito pequeno onde normalmente utiliza se apenas uma água. Em imóveis um pouco maiores é possível fazer duas águas e especialmente em grandes casas a alternativa muitas vezes a fazer um telhado de 4 águas. Para entender melhor o que é isso aí como é feito, separei alguns vídeos que mostra baixo dessa concepção do projeto até a execução de um telhado deste tipo.

Projetando um telhado de 4 águas

Vídeo mostrando como projetar um telhado com 4 águas no Autocad, levando em consideração o tamanho dele, o caimento, ângulo e outros fatores. Muito bom e didático este vídeo para quem deseja entender um pouco mais da construção de telhados do ponto de vista de projeto.

Aplicando textura em telhado

Este vídeo mostra como aplicar texturas em um telhado de quatro águas usando a ferramenta Sketchup que é muito usado para projetos arquitetônicos.

Construção do telhado

Embora não seja necessariamente um telhado de 4 águas (me parece que são três), este é um bom vídeo mostrando passo a passo as etapas de construção do telhado de madeira com ótimas dicas em uma sequência de imagens com explicações sobre cada etapa da construção.

Perguntas e respostas

O que é um telhado de uma única água?

É o tradicional telhado das edículas, que geralmente são construídas nos fundos dos terrenos. Por ser construções pequenas é comum elas terem apenas uma água, ou seja, o telhado ter apenas uma inclinação que geralmente é do fundo (muro) para a frente ou para dentro do terreno.

Veja qui alguns exemplos de telhados de uma água

O que é um telhado de duas águas?

É um dos modelos mais tradicionais para construções de médio porte. Neste caso há um espigão e a partir dele sai uma água para um lado e a outra para o outro lado. Tem a vantagem de poder fazer telhados mais altos que permite circulação embaixo dele e também fica mais fresco.

Veja alguns exemplos de telhados de duas águas

O que é um telhado de quatro águas?

Conforme já mostrado nos vídeos acima, é aquele telhado que tem quatro caídas e é mais indicado para grandes construções.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade