Dicas e informações sobre casa e construção

5 erros que você deve evitar ao fazer sua casa?

Ignorar o projeto, não discutir detalhadamente com o construtor no início, comprar material de segunda e outros. Veja os cinco erros que você deve evitar ao construir sua casa.

Antes de iniciar a construção da sua casa, muitas coisas precisam ser analisadas, projetadas e discutidas, para que no futuro você não venha a ter problemas com a sua construção. Como terminei de construir minha casa recentemente, aprendi muita coisa e acredito que os cincos erros abaixo não podem ser cometidos, sob risco de algo dar errado.

Ignorar o projeto

Pessoas com poucas experiências com construção pode não enxergar de início tanta importância em contratar um bom arquiteto para projetar sua casa, mas é um grande erro ignorar isso. Esses profissionais não podem ser vistos apenas como alguém que fará a planta da sua casa, projeto é muito mais que isso e envolvem fatores estéticos, de segurança, funcionalidades, iluminação, ventilação, entre outros. Não cometa o erro de ignorar o projeto.

Planta arquitetura

O projeto é uma forma de antecipar o resultado final. Com ele é possível olhar lá na frente e com isso entender se o que está sendo proposto é de fato o que se espera da construção no final.

Há muitas funcionalidades em uma casa e tudo isso precisa ser detalhadamente analisado, planejado e documentado para obter o melhor resultado possível.

Não discutir detalhadamente com o construtor no início

Durante a construção da sua casa muitas coisas acontecem. O construtor, mestre de obras ou pedreiro, sabe o que tem que fazer e por quanto irá fazer, você também sabe, mas o grande erro aqui é se os dois lados sabem da mesma coisa e estão falando a mesma língua. Tive muitos problemas com isso e em muitas vezes o pedreiro dizia: isto não está incluso no meu serviço e no orçamento. Então, converse antes, discuta os detalhes, faça uma lista do que está incluso ou não e na medida do possível negocie antes.

Uma boa prática é formalizar um contrato onde fique estabelecido as obrigações e direitos de cada um. Elabore uma lista detalhada do que deverá ser feito, bem como a correta definição de cada coisa.

Assim, ficará mais fácil discutir depois possíveis dúvidas e saná-las com mais facilidade.

Comprar material de segunda

Alguns materiais de segunda até são toleráveis, mas existem aqueles que são essenciais e ai é problema economizar dinheiro para colocar material duvidoso na construção da sua casa. Outro detalhe que você deve analisar é onde esse material será usado. Existem casos que você poderá substituí-lo com mais facilidade no futuro e tem outros materiais em que é complicado a sua substituição.

Por material de segunda, me refiro a qualidade inferior e ele é uma tentação na construção, pois compensa pelo preço. Assim, quem está precisando economizar, acaba optando por este tipo de material.

Não vale a pena! Compensa pagar um pouco mais e ter qualidade, afinal, construção é algo sério e como diz o ditado por ai, as vezes o barato sai caro.

Pressa

Ter pressa é um problema em quase tudo na vida, mas na construção de uma casa ela pode ser mais complicada ainda. É verdade que existem casos em que existe uma certa pressão para concluirmos a obra, mas atropelar é problema. Não cometa o erro e colocar o tempo de construção em primeiro lugar.

Há certos processos que tem o tempo certo para acontecer, outros são dependentes da conclusão de algumas etapas para serem iniciados. Alguns podem ser feitos de maneira rápida, enquanto que para outros o tempo de conclusão é mais lento.

Não ouvir as pessoas

De novo este é outro erro que pode ser aplicado a quase tudo na vida, mas também na construção da sua casa é possível que existam outras pessoas com mais experiência que você e que pode ajudar com um conselho ou uma dica que poderá fazer muita diferença depois.

O fato de você estar lendo essas dicas já é um importante indício de que você está aberto a ouvir e aprender com os erros de outros. Navegue neste site e veja que escrevi praticamente minha experiência inteira na construção de duas casas e mostro meus erros e acertos.

Mas não se limite a isso. Converse com pessoas próximas que já passaram pela experiência da construção de casas e considere também suas opiniões e pontos de vistas sobre o assunto.

Ouça, avalie e filtre aquilo que serve e o que não serve. Especialmente se você não tiver muita experiência, não ouvir as pessoas é um dos 5 erros que você precisa evitar.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade