Dicas e informações sobre casa e construção

Acessibilidade e desnível na cozinha e banheiros. Produtos acessíveis

Veja esta dica que mostra o cuidado que é preciso ter ao fazer o piso da sua casa, especialmente com os desníveis que podem ocorrer e as consequências deles. Veja quais são os produtos de construção civil usados para tornar banheiros acessível a pessoa com deficiência e garantir mais facilidade de uso por essas pessoas.

Quando contratamos o pedreiro que faria a construção da minha casa ficamos de olho em uma casa que ele estava fazendo para nos certificar de que o serviço dele era de boa qualidade e sempre que podíamos, eu e minha esposa observávamos a construção que ficava na mesma rua que a nossa futura casa. Mas o que nós podíamos ver era apenas os fatores aparentes e consequentemente alguns detalhes importantes como desnível do piso não era possível de observar.

Minha esposa fez várias recomendações a ele acerca deste problema, afinal em outras residências que tivemos, vez ou outra nos deparávamos com o desnível do piso de forma irregular, como por exemplo a água ficar empossada debaixo da geladeira ou quando um determinado quarto era lavado, a água não saia dele naturalmente, sendo trabalhoso a sua retirada.

Mas por mais que ficamos de olho e com todas as recomendações não houve jeito, no banheiro da suíte o ralo está de um lado e a água do chuveiro vai para o outro lado. O espaço é pequeno e não há justificativa alguma para que isso ocorresse.

Cozinha e Banheiro

A dica então é que você precisa ficar muito atento quando o pedreiro for fazer o contrapiso e depois o piso. Se possível acompanhe o trabalho e certifique que todos os cuidados foram tomados para evitar que não ocorra o desnível de forma errada, especialmente na cozinha e banheiro que são conhecidos como áreas molhadas.

Contudo, o desnível é importante, o que não pode acontecer é dele ser feito de forma errada, pois se assim for, depois de pronta a casa ao invés da água sair ela poderá ficar retida dentro do cômodo causando trabalho para a sua retirada.

Acessibilidade de banheiros. Produtos para banheiro acessível

Como sabemos a pessoa com deficiência necessita de certas adaptações em construções, prédios e locais públicos para permitir sua locomoção, bem como o acesso e uso de daquilo que ele necessita. Isto é chamado de acessibilidade, e um dos locais que exige maior atenção em termos de acessibilidade é sem dúvida nenhuma o banheiro.

Veja abaixo quais são os produtos de construção civil e acabamento que podem ser usados para criar banheiros acessíveis à pessoa com deficiência:

Torneiras especiais

Este tipo de torneira tem um acionador diferenciado, permitindo mais facilidade de acionamento, podendo inclusive ser também temporizada, o que permitiria o seu fechamento automático após o uso, evitando assim a necessidade de fechá-la.

Exemplos de torneiras especiais

Alças de apoio

Pode ser colocada próximas ao vaso sanitário ou chuveiro, por exemplo, para que a pessoa com deficiência ou mesmo idosos possam apoiar enquanto fazem o uso desses ambientes.

Veja aqui exemplos de alças de apoio

Barra de segurança

A barra de segurança deve ser fixada na parede dentro do box e também próxima ao vaso sanitário. Ele permite que a pessoa possa se locomover dentro do banheiro usando-a para evitar queda. É um item indispensável para um banheiro acessível.

Veja aqui exemplos de barra de segurança para banheiros

Cadeiras e bancos para banho

Este produto é móvel e portanto pode ser usado em qualquer lugar, embora seja o banheiro o local mais apropriado para o uso. Ele pode ter freio, encosto e possuir altura regulável. Também existem modelos adequados para cada peso de pessoa.

Veja aqui exemplos de cadeiras e bancos para banho

Vaso sanitário especial

O vaso sanitário também precisa ser adaptável para garantir acessibilidade à pessoa com deficiência. Neste caso há modelos de vasos com essa característica, bem como existem também os assentos sanitários que acompanha o mesmo formato do vaso. Desta forma os dois devem ser usados em conjunto, vaso e assunto.

Veja aqui exemplos de vasos sanitários especiais e aqui exemplos de assentos sanitários para vasos especiais.

Apenas banheiros públicos precisam acessibilidade?

Os banheiros públicos sim, eles precisam ter recursos de acessibilidade ou ter banheiros especiais. Em residências eles podem ser também adaptados de acordo como a necessidade, ou seja, onde houver pessoa como deficiência, seria bastante adequado que tais adaptações sejam feitas também.

É necessário que o ambiente seja amplo para as manobras do usuário e que tenha as medidas mínimas da porta, preferencialmente deve ter 90 cm de largura.

O piso é de extrema importância. Podem ser de porcelanato, cerâmica, etc. Desde que sejam nivelados e sem degraus, com desnível bisotado de 1 cm em 45°.

As barras de apoio podem ser dobráveis, facilitando a locomoção do usuário pois podem ser abaixadas e levantadas.

No Brasil não há as melhores soluções, mas existe as barras de poio importados que possuem o botão de descarga e o papel higiênico na ponta, evitando que o PNE (Portadores de Necessidades Especiais) ou PCD (Pessoas Com Deficiência) vire o corpo para que consiga realizar esta operação.

O vaso sanitário deve ter uma altura mais elevada que o convencional e as maçanetas das portas devem ser de alavanca e as torneiras instaladas ao alcance do braço.

Armários sob a pia são proibidos pois dificultam a mobilidade do PNE/ PCD. É necessária uma prateleira ao alcance do usuário para acomodar remédios e itens que sejam de seu uso.

A iluminação da pia deve ser lateral para não sombrear o ambiente.

O uso de persianas com controle remoto nas janelas é o indicado.

Os interruptores devem estar ao alcance das mãos dos usuários.

A lixeira deve ser sensorial pois por conta de sua deficiência, usuário pode ter dificuldades para fazer uso dela.

Na área do chuveiro são indicados a cortina de plástico, o boxe que contém um acessório chamado “mão amiga” que ao abrir a primeira folha, o mesmo abre automaticamente as demais.

Existem também as duchas horizontais manuais e chuveiros reguláveis com apoio de mão, além de espelhos inclináveis, porém, alguns itens são importados e não encontrados no mercado nacional.

Os banheiros acessíveis residenciais são projetados, possuem design moderno e muito conforto ao usuário.

Referência: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev

Por Casa Dicas e Luciana Dias

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade