CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

O que fica mais caro em uma casa: piso ou revestimento?

Será que é o custo com piso pouco investimento que fica mais caro processo de construção de uma casa? Como devemos fazer o cálculo para chegar a essa conclusão?

Quando estava construindo a minha casa uma preocupação que eu tinha era o quanto eu gastaria em cada etapa da construção e minha atenção focava nas etapas onde visivelmente ficaria mais caras como é o caso do telhado, piso, janelas e portas, entre outros. Quase todas minhas previsões foram razoáveis, exceto no piso e revestimento, pois nesse caso eu não observei direito certos detalhes e valor final acabou ficando muito mais alto do que eu havia imaginado.

Qual fica mais caro?

Na minha cabeça era claro que o piso seria bem mais caro do que o revestimento, afinal ele eu teria de colocar na casa inteira, enquanto que o revestimento você coloca apenas em alguns locais como no caso da cozinha e banheiro, por exemplo. Desta forma os cálculos que eu fazia levar em consideração sempre um piso, mas eu não tinha atentados direito para o quanto o revestimento é significativo em termos de custo, material e mão de obra na construção de uma casa.

Um pouco de cálculo ajuda

A razão para esta conclusão é muito simples. Imagine uma cozinha com 9 metros quadrados, ou seja, 3 por 3. Nesse caso você precisa comprar e pagar a colocação de 9 metros de piso, mas terá de fazer a compra e pagar a colocação de 36 metros de revestimento, afinal se cada parede tem três metros de comprimento e três metros de altura que é o pé direito, neste caso cada parede tem 9 metros que multiplicado por 4 chegaremos a 36. Evidentemente o valor seria melhor um pouco menor já que você teria que descontar portas janelas, por exemplo, mas que estou fazendo o cálculo bruto para você ter ideia dimensão do que é o custo do revestimento.

No meu caso eu coloquei revestimento na cozinha e nos dois banheiros e a quantidade de revestimento foi equivalente a quantidade de pisos que usei para colocar na casa inteira. Consequentemente o valor da colocação também foi similar, observando apenas que o custo para colocação de revestimento eu paguei um pouquinho mais barato que o piso, mas ainda assim fico muito equivalente. Desta forma é possível concluir que o custo do revestimento é tão relevante numa construção como custo do piso e isto você precisa considerar no seu planejamento financeiro.

Perguntas e respostas

Qual a diferença de revestimento e piso?

A principal diferença entre eles está na verdade na sua aplicação, pois ambos são feitos do mesmo material e segue o mesmo princípio como produto. Como todo revestimento é destinado para ser aplicado na parede, desta forma é possível encontrar em formatos diferenciados e apropriados para este fim, enquanto o porcelanato é destinado para ser aplicado no piso, portanto tem formatos de processos destinados para este fim.

Por que temos o hábito de revestir as paredes da cozinha e banheiro?

Banheiros e cozinha de uma casa são considerados como área molhada, isto é, ocorre a incidência maior de ser afetado por água e por isso é necessário que as paredes tenham um revestimento, evitando unidade e consequentemente problema nas paredes. A lavanderia também é considerada como área molhada e segue este mesmo princípio.

Revestimento em meia parede para banheiro é uma boa?

Esta é uma prática que ganhou alguma adesão nos últimos tempos, neste caso o revestimento é aplicado na parte inferior e a parte superior fica com reboco e pintura normal. Não acredito que esta não seja uma boa alternativa, uma vez que o banheiro recebe umidade na parede inteira, especialmente na época do verão quando você toma um banho um pouco mais quente perceberá que toda a extensão da parede está umedecida. É evidente que a parte sem revestimento terá de receber a pintura com uma tinta lavável, mas ainda assim, acredito que o revestimento na parede inteira ainda seja a melhor alternativa.

Cores lisas ou decoradas para o revestimento?

Esta é uma questão que depende muito do projeto que você tem proposta para o banheiro, a cozinha ou área externa, como a lavanderia, por exemplo. Durante uma reforma que fiz em casa, a arquiteta que contratei recomendou que se eu usasse piso liso, então no revestimento seria possível algum tipo de decoração. Se usar o revestimento liso então o piso poderia ter algum tipo de desenho. Creio que usar ambos desenhados não é uma boa prática, mas usar ambos lisos, em alguns casos é possível.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade