Móveis ajustáveis para casas e apartamentos pequenos
Veja uma alternativa bastante viável é útil para quem mora em casas ou apartamentos pequenos. Móveis que mudam de função de acordo com a necessidade. Um show!
Um dos grandes desafios das cidades daqui para frente será encontrar espaços para a construção civil. Muitas cidades já enfrentam enormes dificuldades com os espaços urbanos destinados a residências e em muitos casos a saída está construir casas e especialmente apartamentos pequenos. Se você analisar o tamanho de boa parte dos apartamentos novos que estão sendo lançados perceberá claramente isso.
Moveis planejados ou ajustáveis
Lembro-me de um apartamento que fomos ver para comprar e como sempre eles mostram o apartamento decorado e com os móveis todos planejados e esta é a estratégia para resolver o problema de apartamentos pequenos que é aproveitar cada espaço e mandar fazer os móveis na medida certa.
Mas o vídeo abaixo mostra uma solução mais interessante ainda do que os móveis fixos e planejados, a ideia é ter móveis ajustáveis e multifuncionais. É um show de praticidade e conveniência esses móveis que mudam de função de acordo com a necessidade. Veja o vídeo e confira.
Eu não saberia dizer se temos no Brasil fabricação em larga escala desse tipo de móveis, mas é possível sim encontrar em pequena escala, como algumas fábricas que possam fazer sob encomenda ou em uma escala de produção mais específica.
17 DICAS e ideias para quem quer economizar espaço em ambientes / cômodos / apartamentos pequenos.
Portas de correr: As portas de correr podem ser uma pequena mudança que pode economiza muito espaço no ambiente. É possível pô-las em ambientes como pequenos lavabos ou para separar o closet do quarto.
Armários embutidos: Podem ajudar muito na organização da casa, uma dica é colocá-los até quase o teto de alguma e aproveitar todo o espaço para guardar pertences, se preferir é possível mantê-los abertos para evitar pesar em ambientes muito pequenos.
Mesas dobráveis: Pode se transformar uma mesa pequena em mesa maior ou vice-versa, e em alguns casos podem até ser desmontadas e levadas para um camping, por exemplo.
Mesa retrátil ou de parede: Parecido com o design de uma prateleira grande, ela pode ser dobrada e ficar rente a parede ou funcionar como uma mesa comum.
Sofá dobrável ou sofá cama: Já conhecido de alguns, um sofá cama ou sofá dobrável pode ser uma opção interessante para economizar espaço em um ambiente pequeno. A utilidade deste tipo de sofá é dupla, pois serve para sentar ou para deitar e dormir.
Prateleiras suspensas: Podem dar um design interessante para o ambiente e utilizar o espaço das paredes para por objetos, livros e outros itens. Elas mantêm uma decoração interessante e a organização do ambiente.
Suporte par a utensílios de cozinha: Colocar suportes para itens da cozinha pode economizar espaço no armários da cozinha, é possível preenchê-los com temperos, talheres, canecas e pequenos objetos.
Nichos: Sempre muito versáteis, podem vir em cores vibrantes e trazer um ambiente mais jovem e contemporâneo para o cômodo. São ideais para guardar livros ou objetos de decoração.
Ambientes integrados: Integrar cozinha com sala de jantar e sala, quarto com banheiro e closet, podem trazem benefícios para a organização do espaço na casa.
Biombo: Prático, ocupa pouco espaço garante a integração e privacidade do ambiente.
Home office no quarto: Colocar uma mesa em um espaço que não tenha utilização no quarto pode ajudar muito na gestão do espaço, para ajudar na integração e privacidade pode ser utilizado um biombo e uma mesa retrátil.
Caixas organizadoras: São muito úteis para organizar objetos na casa, algumas tem um design e cores bem bonitos, além disto podem ser empilhadas e se dispor bem nos ambientes.
Balcão retrátil: Uma opção interessante e é feito sob medida e a pedido. Ele pode utilizado na cozinha como balção para organizar a cozinha ou fazer as refeições depois ele pode ser retraído para dentro da bancada novamente.
Mezanino: Em apartamentos com pé direito alto, um mezanino pode ser posto, uma espécie de pequeno segundo piso, onde a depender da firmeza da estrutura pode ficar uma cama, um pequeno cômodo ou alguns objetos.
Gavetas embaixo da cama: Utilizar o espaço que está em baixo da cama para por armários ou caixas organizadoras, pode ser uma excelente sacada para economizar espaço.
Espelhos: Colocá-los na parede, aumenta o espaço do ambiente, dando a impressão de mais espaço. Este recurso é muito explorado em ambientes comerciais, como lojas a fim de projetar uma sensação de espaço maior.
Cores: Cores claras nos móveis e nas paredes dão maior sensação de espaço e amplitude do ambiente.
REFERÊNCIAS
Revista: "Casa & Decoração 80". Editado por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.
Revista: "Guia Apartamentos Pequenos 01". Editado por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.
Revista: "Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar 22 apartamentos de 25 a 70 m²". Por Casa e Jardim. Acesso em 14/8/19. Link.
Revista: "Guia 1001 Dicas para Pequenos Ambientes Ed.03". Por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.
Onde posso encontrar mais sobre o assunto?
Artigo: "Usabilidade de armários modulados em apartamentos reduzidos". Autor: Pezzini, Marina Ramos. Acesso em 14/8/19. Link.
Artigo: "Apartamento modelo: arquitetura, modos de morar e produção imobiliária na cidade de São Paulo". Por Fábio Abreu de Queiroz. Acesso em 14/8/19. Link.
Artigo: "Arquitetura de pequenos espaços: a medida necessária para uma moradia segura e confortável". Por André Luis Debarba, Bárbara Reichert, Franciele Rohr, Franciele Henn, Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, Rita Inês Petrykowski Peixe. Acesso em 14/8/19. Link.