Dicas e informações sobre casa e construção

Móveis ajustáveis para casas e apartamentos pequenos

Veja uma alternativa bastante viável é útil para quem mora em casas ou apartamentos pequenos. Móveis que mudam de função de acordo com a necessidade. Um show!

Um dos grandes desafios das cidades daqui para frente será encontrar espaços para a construção civil. Muitas cidades já enfrentam enormes dificuldades com os espaços urbanos destinados a residências e em muitos casos a saída está construir casas e especialmente apartamentos pequenos. Se você analisar o tamanho de boa parte dos apartamentos novos que estão sendo lançados perceberá claramente isso.

Moveis planejados ou ajustáveis

Lembro-me de um apartamento que fomos ver para comprar e como sempre eles mostram o apartamento decorado e com os móveis todos planejados e esta é a estratégia para resolver o problema de apartamentos pequenos que é aproveitar cada espaço e mandar fazer os móveis na medida certa.

Mas o vídeo abaixo mostra uma solução mais interessante ainda do que os móveis fixos e planejados, a ideia é ter móveis ajustáveis e multifuncionais. É um show de praticidade e conveniência esses móveis que mudam de função de acordo com a necessidade. Veja o vídeo e confira.

Eu não saberia dizer se temos no Brasil fabricação em larga escala desse tipo de móveis, mas é possível sim encontrar em pequena escala, como algumas fábricas que possam fazer sob encomenda ou em uma escala de produção mais específica.

Veja aqui diversos vídeos no Youtube sobre móveis retráteis.

17 DICAS e ideias para quem quer economizar espaço em ambientes / cômodos / apartamentos pequenos.

  1. Portas de correr: As portas de correr podem ser uma pequena mudança que pode economiza muito espaço no ambiente. É possível pô-las em ambientes como pequenos lavabos ou para separar o closet do quarto.
  2. Armários embutidos: Podem ajudar muito na organização da casa, uma dica é colocá-los até quase o teto de alguma e aproveitar todo o espaço para guardar pertences, se preferir é possível mantê-los abertos para evitar pesar em ambientes muito pequenos.
  3. Mesas dobráveis: Pode se transformar uma mesa pequena em mesa maior ou vice-versa, e em alguns casos podem até ser desmontadas e levadas para um camping,  por exemplo.
  4. Mesa retrátil ou de parede: Parecido com o design de uma prateleira grande, ela pode ser dobrada e ficar rente a parede ou funcionar como uma mesa comum.
  5. Sofá dobrável ou sofá cama: Já conhecido de alguns, um sofá cama ou sofá dobrável pode ser uma opção interessante para economizar espaço em um ambiente pequeno. A utilidade deste tipo de sofá é dupla, pois serve para sentar ou para deitar e dormir.
  6. Prateleiras suspensas: Podem dar um design interessante para o ambiente e utilizar o espaço das paredes para por objetos, livros e outros itens. Elas mantêm uma decoração interessante e a organização do ambiente.
  7. Suporte par a utensílios de cozinha: Colocar suportes para itens da cozinha pode economizar espaço no armários da cozinha, é possível preenchê-los com temperos, talheres, canecas e pequenos objetos.
  8. Nichos: Sempre muito versáteis, podem vir em cores vibrantes e trazer um ambiente mais jovem e contemporâneo para o cômodo. São ideais para guardar livros ou objetos de decoração.
  9. Ambientes integrados: Integrar cozinha com sala de jantar e sala, quarto com banheiro e closet, podem trazem benefícios para a organização do espaço na casa.
  10. Biombo: Prático, ocupa pouco espaço garante a integração e privacidade do ambiente.
  11. Home office no quarto: Colocar uma mesa em um espaço que não tenha utilização no quarto pode ajudar muito na gestão do espaço, para ajudar na integração e privacidade pode ser utilizado um biombo e uma mesa retrátil.
  12. Caixas organizadoras: São muito úteis para organizar objetos na casa, algumas tem um design e cores bem bonitos, além disto podem ser empilhadas e se dispor bem nos ambientes.
  13. Balcão retrátil: Uma opção interessante e é feito sob medida e a pedido. Ele pode utilizado na cozinha como balção para organizar a cozinha ou fazer as refeições depois ele pode ser retraído para dentro da bancada novamente.
  14. Mezanino: Em apartamentos com pé direito alto, um mezanino pode ser posto, uma espécie de pequeno segundo piso, onde a depender da firmeza da estrutura pode ficar uma cama, um pequeno cômodo ou alguns objetos.
  15. Gavetas embaixo da cama: Utilizar o espaço que está em baixo da cama para por armários ou caixas organizadoras, pode ser uma excelente sacada para economizar espaço.
  16. Espelhos: Colocá-los na parede, aumenta o espaço do ambiente, dando a impressão de mais espaço. Este recurso é muito explorado em ambientes comerciais, como lojas a fim de projetar uma sensação de espaço maior.
  17. Cores: Cores claras nos móveis e nas paredes dão maior sensação de espaço e amplitude do ambiente.

REFERÊNCIAS

Revista: "Casa & Decoração 80". Editado por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.

Revista: "Guia Apartamentos Pequenos 01". Editado por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.

Revista: "Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar 22 apartamentos de 25 a 70 m²". Por Casa e Jardim. Acesso em 14/8/19. Link.

Revista: "Guia 1001 Dicas para Pequenos Ambientes Ed.03". Por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.

Onde posso encontrar mais sobre o assunto?

Artigo: "Usabilidade de armários modulados em apartamentos reduzidos". Autor: Pezzini, Marina Ramos. Acesso em 14/8/19. Link.

Artigo: "Apartamento modelo: arquitetura, modos de morar e produção imobiliária na cidade de São Paulo". Por Fábio Abreu de Queiroz. Acesso em 14/8/19. Link.

Artigo: "Arquitetura de pequenos espaços: a medida necessária para uma moradia segura e confortável". Por André Luis Debarba, Bárbara Reichert, Franciele Rohr, Franciele Henn, Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, Rita Inês Petrykowski Peixe. Acesso em 14/8/19. Link.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade