Dicas e informações sobre casa e construção

O tamanho dos cômodos da casa em construção parece menor?

Por que o tamanho dos cômodos de uma casa em construção parece menor do que realmente é? Se você está passando por este problema, leia o artigo a seguir e verá que você não é o único.

Quem já construiu uma casa ou está em processo de construção deve ter percebido algo muito estranho que é uma aparente diminuição do tamanho dos cômodos durante a construção. Quando eu estava planejando a construção da minha casa, tinha como hábito visitar outras construções que estavam apenas no alicerce no mesmo condomínio. Este condomínio era novo e eram as primeiras casas que estavam sendo construídas e portanto as vezes ia dar uma olhada no alicerce que algumas já estavam iniciadas. A sensação que eu tinha é que os cômodos eram muito pequenos, mas imaginava que era aquele o tamanho mesmo.

Cômodos menores

Depois fiz o projeto e eu e minha esposa discutimos detalhadamente o tamanho dos cômodos levando em conta aquilo que precisávamos e portanto não havia onde errar. Mas mal começou a construção e aquela sensação voltou e olhando o alicerce que estava sendo feito a impressão que eu tinha é que os cômodos estavam muito menores do que eu havia projetado. Pegava a trena e media e os números estavam corretos, mas os olhos não conseguiam enxergar. Depois as paredes foram erguidas e havia um mix de impressões.

Certo dia conversando com o pedreiro expliquei minhas impressões sobre o problema, ele deu risada e disse que isso é comum, afinal, só depois de pronto é que os olhos conseguem compreender o tamanho, até lá você pode ficar com essa impressão de que a casa está menor do que realmente deveria ser.

Chega a ser cômico, mas não se desespere e confie nos números.

Algumas dúvidas respondidas sobre o tamanho dos cômodos

Qual o tamanho mínimo que um quarto pode ter?

Não existe um tamanho mínimo que possa ser seguido, pois cada caso é um caso e depende da necessidade de cada pessoa tem, bem como do espaço disponível para construção de um cômodo. É evidente que em se tratando de um quarto, ele precisa caber pelo menos uma cama e sobrar um mínimo de espaço suficiente para se locomover dentro do ambiente, bem como para abrir e fechar a porta, por exemplo.

Quanto maior um dormitório, melhor?

Não necessariamente. Embora o tamanho de um quarto seja importante e quanto mais espaço ele tiver, mais conforto ele possa prover, se ele for muito grande e você não tiver muitos móveis nele, ficará muito espaço ocioso dando a sensação de vazio. Sem contar que será mais difícil para manter organizado, entre outros aspectos.

Lembro de ter visitado alguns palácios aqui no Brasil, como o Imperial em Petrópolis, o Palácio do governador em Campos do Jordão e o museu do Catete no Rio de Janeiro. Nesses casos, que retratam o modo antigo de vida no Brasil, os quartos são muito grandes e com poucas peças de móveis dentro deles, como era muito comum antigamente. Dá uma sensação muito grande de vazio, se comparado com os quartos pequenos que temos hoje, mas bem decorados e com móveis que utilizam de forma adequada os espaços.

Closet ou guarda-roupas dentro do quarto?

Esta é uma pergunta interessante embora boa parte das pessoas possam optar por um closet, muitos ainda prefere o quarto um pouco maior com guarda-roupa dentro dele. Não dá pra dizer qual é melhor, embora o closet permita uma separação entre o ambiente de dormir e o de guardar roupas e objetos, na prática cada um precisa avaliar o que é mais adequado o seu caso.

Se optar pelo closet, precisará de mais espaço para fazer ambos os ambientes. Com o guarda-roupas dentro do quarto é possível fazer isso em um espaço total menor.

Vale a pena fazer uma suite?

Vale muito a pena, especialmente para o quarto do casal. É verdade que muitas construções, especialmente as de alto padrão, tenho optado por fazer suítes em todos os quartos, o que é uma coisa boa, mas talvez um excesso de banheiros. Mas pelo menos no quarto principal, a suíte é uma excelente opção e um investimento que vale muito a pena fazer pela comodidade que ela proporciona.

Um padrão que tem sido bastante adotado é fazer a suíte no quarto principal e deixar um banheiro social para o uso coletivo. Na minha casa é assim e funciona muito bem.

Dois quartos grandes ou três pequenos?

Eu acho que o ideal seria três quartos grandes. Mas como a pergunta não é essa, temos que responder lá adequadamente.

Se a necessidade é de maior número de quartos, então três quartos seriam melhores. Isto se aplica, por exemplo a um casal com dois filhos, sendo um homem e uma mulher. Mas acredito que talvez dois dormitórios grandes possam ser bem divididos e se for possível utilizá-los assim. Talvez você aproveite melhor o espaço do que três quartos pequenos e que proporcione maior dificuldade de uso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade