Dicas e informações sobre casa e construção

Fogões de 5 bocas substituirão os fogões de 6 bocas?

Veja a A história dos fogões e a substituição dos modelos de 6 bocas pelos fogões de 5 bocas? Veja o parecer da Dako sobre o assunto e a tendência do mercado daqui para frente.

Aqueles que visitam as lojas de eletrodomésticos estão encontrando uma novidade no tradicionalíssimo mercado de fogões que são os fogões de 5 bocas. Embora pode não ser tão recente assim o surgimento dos primeiros exemplares, para muita gente ele é novidade já que fogão não é o tipo de coisa que as pessoas trocam com muita frequência. Então a próxima vez que você for a uma dessas lojas atente para este detalhe e veja se aprovou ou não os novos modelos.

A história dos fogões

Antigamente usavam-se os fogões de lenha que podiam ser feitos de várias formas, como uma estrutura de alvenaria, com uma fenda no meio onde se colocava a lenha para queimar e em cima da fenda colocava as panelas para preparar os alimentos. Neste caso o comprimento da fenda determinava a “quantidade de bocas” que ele tinha. Depois surgiu o fogão a gás, como ficou conhecido na época, já que este não usava mais a lenha e sim o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido hoje em dia simplesmente como gás de cozinha.

Os primeiros modelos eram de 4 bocas, com algumas versões reduzidas com apenas duas bocas, uma espécie de fogão móvel, que dado ao seu tamanho podia ser transportado com facilidade. Mais tarde veio a sofisticação com o surgimento dos fogões de 6 bocas e não demorou muito para este modelo cair no gosto de cozinheiros e cozinheiras.

Fogões eletrodomésticos item casa

Fogões de 5 bocas substituirão os fogões de 6 bocas?

Mas desde que vi este modelo nas lojas, vi também que os tradicionais modelos de 6 bocas desapareceram ou pelo menos tende a desaparecer, já que a primeira informação era que 0s modelos de fogões de 5 bocas irão substituir os antigos de 6. Mas por quê? As informações que obtive na loja foram bastante limitadas, então resolvi entrar em contato com os fabricantes. Mandei um e-mail para alguns deles, apenas a Dako respondeu.

No meu e-mail, fiz o seguinte questionamento:

Estive observando em algumas lojas de eletrodomésticos que os fogões de 6 bocas sumiram ou estão sumindo e surgiu um fogão de 5 bocas. Isto é uma tendência, ou seja, está acontecendo mesmo esta substituição?

Se sim, qual a razão de não fabricar mais os famosos fogões de 6 bocas e em troca colocar um de 5 bocas?

Como resposta a Dako limitou-se a dizer que após pesquisas constataram que os modelos de 5 bocas são mais práticos para os dias de hoje, mas que a Dako ainda mantém alguns modelos de 6 bocas.

Acho que a minha esposa não participou desta pesquisa, pois não gostou nada do que viu e se mostrou muito interessada em comprar um fogão de 6 bocas, dos poucos que ainda resta para talvez “preservar a espécie”.

Os modelos cooktops

O que temos visto com bastante frequência é o uso cada vez maiores dos modelos de fogões cooktops, que são aqueles que são embutidos em uma bancada. Esses modelos que tem apenas os queimadores e não tem fornos são mais práticos para cozinhas planejadas e sua grande vantagem é o fato deles não usaram espaço específico para eles, já que eles podem ser acoplados em uma bancada e na parte de baixo dela você usar como gaveteiro ou armário, por exemplo.

Esses modelos cooktops geralmente são de quatro bocas, diferente da tendência anterior que era ter 6 ou 5 bocas. A justificativa para a diminuição da quantidade de bocas se dá pelo fato de que cada vez mais as pessoas tem cozinhado menos em casa.

Também pelo fato de que tem surgido outras opções na cozinha, como é o famoso caso das fritadeiras elétricas sem o uso de óleo e do próprio microondas que acaba dispensando o uso do fogão em muitos casos.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade