Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os tipos de aquecedores de ambiente para residências?

Conheça neste artigo os diversos tipos de aquecedor para uso em casa, como o cerâmico, o incandescente, os modelos elétricos, como o termoventilador, climatizador de ar, aquecedor a óleo, à gás e o ar-condicionado.

Existem diversos tipos de sistemas de aquecimento que pode ser usados em casa, seja para aquecer a água do banho ou de torneira, bem como para aquecimento do ambiente em épocas de inverno ou nas regiões mais frias do país.

Abaixo mostraremos os principais tipos de sistemas de aquecimentos que podem ser usados em casa ou nas residencias.

Aquecedor cerâmico

O aquecedor cerâmico possui uma boa uma resistência para fazer o aquecimento. A resistência é feita de cerâmica, ajudando a reter o calor para depois ser dissipado uniformemente por meio de uma ventoinha. Ele faz barulhentos iguais aos de um ar-condicionado. Com ele, o ambiente aquece com maior rapidez, sendo que alguns modelos são portáteis ou podem ser embutidos na parede. Não resseca com facilidade ao contato com o ar e são mais econômicos.

Veja aqui modelos de aquecedor cerâmico.

Aquecedor incandescente

O aquecedor incandescente é o mais comum de todos, com um custo menor e portabilidade. Ele age por meio de uma resistência que se aquece e lança o seu calor pelo ambiente. Uma boa vantagem é que ele aquece com mais rapidez do que outros tipos de aquecedores. Só que o calor não é espalhado pelo ambiente de forma igual, e fica concentrado perto da resistência.

Ele conta com um bom desempenho, porque quase toda a energia utilizada por ele é transformada em calor. Podem ser encontrados aquecedores incandescentes de diferentes tamanhos e modelos

Mas, ele não é indicado para quem tem crianças e animais de estimação em casa, que podem se queimar facilmente. Ele, também, deixa o ambiente mais seco.

Veja aqui modelos de aquecedor incandescente.

Aquecedor elétrico

aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico apresenta uma resistência visível, fica protegida por uma grade metálica. Ele pode ser colocado em ambientes úmidos ou de qualquer tipo de objeto.

Aquecedor termoventilador

O aquecedor termoventilador é, também, um aquecedor elétrico só que funciona de forma parecida com um ventilador na hora de espalhar o calor pelo ambiente, sendo o modelo mais barato. Ele pode ser facilmente transportado, apresenta um desempenho inferior ao do incandescente, deixa o local mais seco e há risco de queimaduras.

Esse modelo possui uma resistência que fica acoplada à uma hélice, que dissipa melhor o calor e o torna mais eficaz. Ele pode ter a sua potência regulada para um alcance maior.

Climatizador de ar

Com funcionamento parecido ao do ar-condicionado, ele serve tanto para aquecer o ambiente quanto para resfria-lo. O climatizador tem um funcionamento semelhante ao de um ar-condicionado, sendo portátil, e custando mais do que os aquecedores elétricos comuns, mas que pode ser utilizado o ano inteiro. Portanto acaba sendo mais versátil ter apenas um aparelho para o verão e o inverno, sem ressecar o ambiente, e com maior eficiência que os aquecedores elétricos.

Ele é ideal para regiões com clima muito seco e baixa umidade do ar.

Aquecedor a óleo

Apesar do nome, ele também é elétrico, mas um pouco mais caro do que os aquecedores incandescentes, mas compensa ao economizar em até 15% a energia elétrica. Ele possui uma resistência, que não entra em contato com o ar, o que evita que o ambiente fique com o ar ressecado.

A eletricidade aquece o óleo que fica dentro do radiador, como uma espécie de aquecimento central. Como o ar não entra em contato com a resistência, o ambiente não fica ressecado. No processo, ele faz a troca de calor com o ambiente, e, por isso, este tipo de aquecedor leva mais tempo para aquecer.

O óleo não precisa ser trocado, e existem modelos com termostato que permitem regular a temperatura automaticamente conforme a necessidade. Ele é mais silencioso do que a maioria, mas não chega a ser ruído zero.

Veja aqui modelos de aquecedor a óleo.

Aquecedor à gás

O aquecedor à gás é o mais caro e que precisa de um maior cuidado. Não é recomendado o uso em apartamentos por utilizar gás, sendo instalado em estabelecimentos grandes.

Esses aquecedores são pesados e costumam ser bem mais caros do que os outros modelos. Ele fica embutido com sistema de encanamento e, em uma residência, o combustível é o mesmo utilizado na calefação. Ele, também, pode ser usado para aquecer água do banho e torneiras.

Veja aqui modelos de aquecedor a gás.

Ar-condicionado

Alguns ar-condicionados possuem a opção quente e frio e custa mais caro do que aquecedores elétricos. É uma boa escolha para quem deseja ter um aquecimento mais rápido, e que pode ser usado tanto no verão quanto no inverno.

Ele resseca o ambiente, mas não há risco de queimadura, espalha o calor de forma uniforme pelo ambiente, é mais silencioso e deve ser instalado na parede por um profissional.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade