Dicas e informações sobre casa e construção

Como preparar uma casa ou apto para reforma?

Veja as dicas de como preparar uma casa ou apartamento para um processo de reforma. Quais os cuidados que devem ser tomados e as principais tarefas nesta fase anterior a obra.

A reforma de uma casa começa com a preparação dela para a execução da obra, pois dependendo do tipo de reforma que for feito, muita coisa precisa ser feita antes mesmo de começar o trabalho em si.

Afinal, quando a obrar iniciar, o que não pode haver são complicadores ou coisas que venham a atrapalhar o bom andamento do trabalho.

É claro que esta preparação irá depender do tipo da reforma e se ela for simples, muita coisa não precisará ser feita, mas para reformas mais profundas e que envolvam a casa inteira, certamente os passos abaixo devem ser observados.

Vou considerar, para efeito deste artigo, que a reforma será: troca do piso da casa toda e pintura completa.

Sendo assim, segue algumas dicas de como preparar uma casa ou apartamento para reforma.

Desmontar móveis

Os móveis, sejam eles planejados ou não, vão precisar sair, pois não dá para trocar o piso com móveis em cima. Assim, desmontar os móveis é uma das primeiras atividades.

Contudo é preciso definir onde eles irão ficar. Você pode alugar temporariamente uma casa ou apartamento e se mudar para lá ou pode arrumar um lugar apenas para acomodar os móveis e a sua mudança em si, enquanto fica em um hotel, até que a reforma seja feita.

Quadros e decoração

Como as paredes serão também pintadas é necessário remover delas tudo, isto inclui quadros e demais objetos de decoração. Uma atenção muito especial deve ser dada a papel de parede que não pode ser removido, a menos que você pretenda trocá-lo. Então neste caso é preciso proteger bem a parede onde ele está colocado.

Box de banheiro e portas de correr

Os boxes de banheiro são assentados em cima do piso, logo, eles precisarão ser removidos. O mesmo acontece para portas de correr, como as de vidro que também são posicionadas em cima do piso e igualmente devem ser removidas.

Portas de madeira

As folhas das portas internas de madeira também devem ser retiradas, pois elas apesar de não estarem sobre o piso diretamente, mas atrapalham a retirada do piso e sobretudo a colocação do novo.

Eletrodomésticos

Não precisam ser desmontados, mas apenas retirados e se você definiu o local onde ficará seus móveis, eles podem ficar juntos.

Caçamba

Depois de deixar a casa ou o apartamento limpo é preciso providenciar um local para a retirada dos entulhos e o meio mais comum é através de caçambas que são alugadas para que todo o entulho seja direcionado a ela.

Elevador de serviço

Para o caso de apartamento é preciso verificar os dias e as condições que o condomínio impõe para a realização de obras. Normalmente é necessário usar o elevador de serviços, bem como atentar para todos os processos ligados a segurança das pessoas, bem como a limpeza.

Materiais de construção

Outro ponto importante é definir um local para a colocação do material de construção que será usado na reforma. Tudo precisa ser bem definido, especialmente nos casos de apartamento onde você dependerá das regras do condomínio

Cronograma

Após atentar a todos os detalhes relacionados a preparação do imóvel, é importante definir um cronograma de obras, onde cada etapa deverá constar e quando ela será feita. Assim você evita de esquecer de alguma coisa, bem como impede que uma tarefa atropele ou atrapalhe a outra.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade