Dicas e informações sobre casa e construção

11 tipos de lojas que você vai comprar ao construir sua casa

Veja a relação de lojas em que normalmente você irá comprar os materiais que usará na construção da sua casa. São lojas de hidráulica, elétrica, materiais básicos, tintas e outras

Construir uma casa demanda bastante recursos, sejam eles financeiros os não. Mão de obra e materiais de construção constituem a quase totalidade dos recursos e além de custar caro, a compra desses materiais vem de uma grande variedade de fornecedores.

Assim, listarei abaixo pelo menos 11 tipos de lojas que certamente você irá visitar bastante e também comprar durante um processo de construção ou reforma de uma casa.

Loja de materiais básicos

Este é o tipo de loja onde você irá destinar uma boa fatia dos recursos que você tem para a construção. Esse tipo de loja tende a vender de tudo, mas o foco é o chamado material básico, como pedra, areia, cimento, ferro, blocos, tijolos e outros.

É bem comum encontrar e elas podem ser aquelas pequenas que tem em quase todos os bairros, como as grandes lojas de materiais de construção que destinar uma seção específica para os materiais básicos.

Madeireira

Na madeireira você vai comprar madeira, obviamente. A madeira é um antigo e necessário material de construção. Há madeiras para telhado, escoras de laje, tábuas que são usadas em andaimes, para fazer caixas de concretos e outros usos comuns.

Na madeireira você também pode comprar portas e janelas de madeira, bem como pregos, arames, tapumes, telhas e outros materiais similares.

Materiais elétricos iluminação

Embora fique praticamente tudo escondido, a quantidade de material elétrico que se usa em uma casa é bastante e provavelmente você vai gastar bastante neste tipo de loja. São fios de vários tipos, tomadas, interruptores, caixinhas de tomada, fitas de isolamento, luminárias, lâmpadas, spots e muitos outros materiais elétricos ou para iluminação.

Hidráulica

Assim, como a elétrica, a parte hidráulica também fica escondida e as vezes não temos ideia da quantidade de materiais desse tipo que há em uma casa. Em lojas de hidráulica você vai comprar canos de várias espessuras, caixas sifonadas, caixas de retenção para esgotos, torneiras, cabos, conexões de vários tipos e tamanhos, ralos de banheiro e pias, entre outros.

Embora esses materiais sejam vendidos também em lojas de materiais básicos é comum haver lojas especializadas em hidráulica.

Marmoraria

Na marmoraria você irá comprar as pias de cozinha e banheiro, pedras para bancadas diversas, soleiras de portas e pedras para acabamento em cima de muretas.

Eu particularmente usei muita coisa de pedra na construção da minha casa e um bom montante de dinheiro foram destinados a este tipo de loja. Há vários tipos de pedra e os valores tendem a variar bastante de um para outro.

Pisos e acabamento

Loja de pisos é onde você irá gastar muito, afinal, se você for revestir todas as paredes de banheiro e cozinha, nem como o próprio piso, certamente irá gastar muito com este material.

Mas é também onde você pode economizar, pois é bem comum as promoções nessas lojas e a variedade de modelos e preços é tão grande que é certamente um dos tipos de loja onde você pode escolher quanto quer gastar.

Além de pisos cerâmicos comuns, porcelanatos e revestimentos, nessas lojas você também compra argamassa para assentamento do piso, rejunte, separadores, entre outros.

Casa de tintas

A casa de tintar é outro tipo de loja que fornece bastante material para a construção. Antigamente você rebocava a parede e depois pintava. Hoje não é assim.

Na casa de tintas você irá comprar massa corrida para nivelar e dar acabamento na parede, lixas, textura para paredes externas, impermeabilizantes, removedores e lógico as tintas que podem ser de vários tipos.

Móveis planejados

Penso que a maioria das pessoas que fazem construção hoje, consideram os móveis planejados já como parte da obra, afinal, fica muito melhor planejar os móveis que comprar prontos em lojas.

Normalmente nas melhores marcenarias ou lojas de móveis planejados, eles montam um projeto e depois executam diretamente na sua casa.

Organização

Lojas de organização também são muito frequentadas, especialmente na fase final onde você começa a colocar as coisas nos seus devidos lugares. Assim, as caixas organizadoras, suportes, nichos, calços para portas, fitas adesivas, e outros materiais deste tipo são muito bem vindos.

Decoração

A decoração é uma parte importante da casa e ela complementa a pintura, os móveis planejados e outros. Materiais de decoração como quadros, tapetes, papel de parede, adesivos e outros são bastante usados também.

Jardinagem

Por fim e não menos importante são as lojas de jardinagem. Principalmente quando você tem bastante espaço de terreno é comum investir um pouco nesta área, especialmente na frente da casa.

Grama, flores, arbustos, palmeiras, plantas ornamentais e outros são muito usadas para a criação de jardins em casa. Há também nessas lojas a terra adubada, pedras para decoração de jardim, fertilizantes, insumos, ferramentas e outros itens de jardinagem.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade