Arquiteto, engenheiro civil, e designer de interiores, são profissões que diferem entre si, em diversos aspectos, embora o trabalho de um complemente de certa forma o trabalho do outro, especialmente nos projetos de construção de casas e apartamentos destinados à moradia ou escritórios comerciais, por exemplo. Confira a seguir as principais diferenças entre essas carreiras e quais são as suas responsabilidades.
O arquiteto é o profissional que tem a responsabilidade de cuidar de diversos fatores, como o projeto, a supervisão e a execução de obras de arquitetura. O setor de atuação do arquiteto compreende todas as áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o urbanismo, além das várias formas de design. Vale citar que na maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil, a legislação requer que para que um indivíduo possa ser considerado como um arquiteto deve ter o diploma de nível superior. No Brasil este curso é bacharelado em arquitetura e urbanismo.
Engenharia civil é a área da engenharia que projeta e realiza obras diversas como barragens, pontes, viadutos, estradas, além de várias outras obras da Hidráulica Marítima e da engenharia hidráulica fluvial, da mesma maneira como da engenharia sanitária.
Saiba que o engenheiro civil projeta e acompanha todas as fases de uma construção e/ou reformas. O profissional precisa estudar as características dos materiais, a incidência do vento, do solo, destino ou a ocupação e destino da construção. Baseado nesses dados e informações, o profissional cria e desenvolve todo o projeto, especificando e dimensionando as estruturas, assim como os materiais que serão utilizados no projeto. O engenheiro precisa realizar diversas tarefas, como por exemplo, chefiar as equipes, supervisionar os prazos, entre outras.
Design é uma técnica visual e cenográfica para a decoração e a composição de espaços internos, como os cômodos das casas, escritórios, entre outros. Podemos definir o design como a técnica e a arte de planejar e organizar os espaços, combinando e/ou escolhendo os vários elementos de um espaço. Tudo para que o ambiente fique com um visual agradável e muito bonito e confortável ao mesmo tempo. O profissional tem como tarefa a responsabilidade de harmonizar, em um certo espaço, os acessórios, móveis e objetos, buscando conciliar da melhor forma possível a praticidade, beleza e o completo conforto.
O designer de interiores pode projetar residências, salas comerciais, ou espaços em lugares públicos. Vale citar que o profissional dessa área costuma atuar como um autônomo, mas também pode trabalhar como funcionário de empresas que são especializadas em decoração e design de interiores, ou até mesmo como um consultor em lojas de móveis.
Pode ser definido com técnica ou arte de planejar e combinar os ambientes de uma casa, apartamento, loja ou outro espaço, estabelecendo relações estética e funcionais no ambiente e levando em conta os custos envolvidos, necessidade e sobretudo o bom gosto.
Ele pode ser definido como os processos de escolha dos móveis, iluminação, decoração, pintura, objetos e acessórios que irão compor os ambientes, entre outros.
Em tempos de casas e principalmente apartamentos cada vez menores, o papel do design de interiores tornou-se mais importante ainda, devido a necessidade de aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis, bem como usar móveis adequados ao espaço, sem conta com iluminação, decoração e outros.
Veja abaixo um exemplo de uma cozinha com um bom trabalho de design e decoração:
Antes de responder é preciso entender que embora trabalhem na mesma área, são profissionais um pouco diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e nas funcionalidades da futura casa. Um arquiteto que projetou minha casa definiu a arquitetura como o uso do bom sendo aliado ao bom gosto.
Entendido esta primeira parte podemos afirmar que o melhor caminho seria contratar um arquiteto, já que é necessário pensar em diversas coisas como:
Quer dizer então que não preciso de engenheiro? Negativo, o cálculo estrutural da casa, por exemplo, tem de ser feito pelo engenheiro e ele será responsável perante a prefeitura pela obra. Então mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico é necessário também o engenheiro. Alias, dependendo do caso é necessário outros profissionais para ajudar no projeto, como o engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico, entre outros.
Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.
O design de interiores está dentro da arquitetura e portanto é o arquiteto o profissional capacitado para melhor desempenhar este papel. Existe também isoladamente o designer de interiores que é uma formação específica na área, enquanto que a arquitetura é mais ampla e vai além.
Sim. Em primeiro lugar vale ressaltar o curso superior de arquitetura e urbanismo que é um curso de graduação no nível de bacharelado. Existe também outros cursos superiores mais específicos que pode ser: Artes Visuais – Design de Interiores (bacharelado), Decoração e Design, também como bacharelado e ainda o curso técnico de design de interiores voltado para quem deseja iniciar na profissão e obter uma formação técnica.
Muito. Construí minha casa recentemente e um profissional de design nos ajudou a planejar os móveis modulados que compramos. Isto foi muito útil pois nos permitiu enxergar como ficaria os armários de cozinha e quartos antes de fazermos a opção pela compra. Ajuda no aproveitamento dos espaços, cores, material, custo e claro no aspecto visual do ambiente. Foi muito proveitoso para o nosso caso.
Não. Ele pode trabalhar tanto com móveis planejados, modulados ou mesmo móveis prontos. Aliás, a escolha do tipo de móvel já está implícita no trabalho deles. Existem casos e ambientes que pedem tipos específicos de mobília e neste aspecto qualquer tipo de mobília pode ser trabalhado.
Sim, é possível, mas isto apenas para espaços isolados como um banheiro, quarto, escritório ou outro ambiente. Pensar em uma casa ou apartamento como um todo já é mais difícil pois envolve a questão do espaço, iluminação, custo e outros. Segue abaixo algumas ideias que podem ser úteis:
Quanto custa o trabalho de um designer de interiores? Geralmente o trabalho do designer de interiores é por projeto e pelo número de ambientes que ele vai precisar planejar. Após o trabalho do designer, o cliente ainda tem o investimento para realizar a mudança necessária.
O designer de interiores pode planejar e reformar diversos espaços, desde casas, escritórios, consultórios, shoppings, aeroportos, terminais, restaurantes, universidades, hospitais, creches, etc.
Quando você estiver andando pelo shopping, atente para as lojas no sentido de como ela é planejada, decorada, disposição do mobiliário, entre outros. O designer de interiores realiza ótimos trabalhos nesses ambientes.
Também é grande a requisição dele para projetos residenciais, pois agrega muito valor ao ambiente quando o mesmo é decorado e planejado por este profissional.
Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_interiores