Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro quente ou esquentando muito, como resolver?

Veja as possíveis causas do problema de chuveiro quente demais ou esquentando além do que é esperado. Algumas possíveis soluções de como resolver este problema, mitigando o mesmo com algumas causas prováveis.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

O chuveiro quente é uma das invenções mais extraordinárias que o homem já fez, muito embora as vezes nem paramos para pensar nisso. Durante milênios o homem usou a água para a higiene pessoal, mas era a água em seu estado natural, o que em muitos casos significava tomar um banho gelado ou muito próximo disso.

Com a invenção da eletricidade, possibilitou ao homem criar aparelhos e dispositivos que movidos pela eletricidade pudesse alterar temperaturas, mover objetos, permitir comunicação em longa distância e outros. Dentre esses inventos, veio o chuveiro, que no Brasil ele tornou-se muito comum, especialmente a versão elétrica.

Chuveiro convencional para banho

Quente ou morno?

Tem gente que gosta da água morna apenas, outros dela bem quente e o objetivo aqui não é discutir gostos, mas um problema que pode acontecer. Isto falando de quando o chuveiro esquente muito, ou seja, além daquilo que é considerado normal. Isto tem solução? É de fato um problema? Como resolver isso?

Antes de tudo: - desligar ao chave geral do chuveiro!

Sempre que você retirar o chuveiro do cano e sair água de dentro dele, ao colocá-lo de novo, você deve deixar ele funcionar desligado por alguns segundos para não queimar e quebrar a resistência.

Se vocês está com este problema tenha paciência e perseverança, com calma e observação você conseguirá resolver.

Possíveis problemas

Não é possível resolver um problema, sem conhecer as suas causas ou aquilo que de fato está ocorrendo, sendo assim, primeiro precisamos identificar esta causa. Vamos listar algumas possibilidades:

Registro

O registro da maioria dos chuveiros elétricos o registro tem controle também da temperatura da água, se ele está com defeito, abrindo pouco, pode aumentar a temperatura da água que sai do chuveiro. A água chega ao chuveiro com pouca pressão e sai bem mais quente.

A solução aqui é verifique se o registro está funcionando corretamente.

Redutor de pressão

A presença de redutor (uma tampinha de plástico com um furo no meio colocada na entrada de água do chuveiro). Se você trocou o chuveiro recentemente e a água passou a sair muito quente sem um motivo aparente. Será que você ou a pessoa que trocou o chuveiro colocou o redutor de pressão. Ele reduz a passagem de água para dentro do chuveiro. A água sai mais quente!

A solução aqui é verificar se existe o redutor de pressão.

Mas atenção. Se o chuveiro estiver ligado com a água da rua, o redutor é importante, pois a água da rua vem com muita pressão e a função dele é quebrar um pouco essa velocidade.

Água da caixa ou da rua

Aqui temos um fator importante para considerar. Normalmente as pessoas tem um reservatório de água em casa, a chamada caixa dágua e também tem a água da rua. Se o seu chuveiro está recebendo a água da rua diretamente, não é para ter problemas, pois neste caso a pressão normalmente é boa. Mas se ele estiver ligado com a água da caixa, pode ser este o problema, especialmente quando a caixa é muito baixa e não dá a pressão devida, assim, ao sair pouca água, a tendência é ficar mais quente mesmo.

A solução aqui é verificar a pressão da água.

O fator verão

Se estiver no verão, em dias de sol, e se sua caixa de água e encanamentos externos estiverem expostos ao sol, este pode ser o motivo. Afinal, o sol é a fonte primária de calor e a água pode chegar quente ao seu chuveiro, ai tem mais a eletricidade para aquecer mais ainda. Contudo, se este for o problema, em dias sem sol deverá voltar ao normal.

Lembre-se que os aquecedores solares usam o calor do sol para aquecer a água e isto funciona muito bem. Então, em alguns casos, você pode ter um aquecedor de água em casa sem saber, como é o cenário que citei acima, quando a caixa e o encanamento ficar exposto ao sol. Combine isso que horas e horas de sol forte no verão e você terá água quente.

Chuveiro entupido

Os crivos do chuveiro podem ter entupido, se isto acontecer com uma quantidade grande dele, poderá sair menos água e você ter a sensação que ela está mais quente. Você pode limpa-los com o uso de uma escovinha e uma pequena agulha. Verifique o estados deles e se estiverem entupidos, terá que abrir a parte inferior do chuveiro para limpá-los.

Regulador de temperatura

Verifique se o regulador de temperaturas está funcionando corretamente, muitas vezes ele pode estar desregulado, desgastado, principalmente se for chuveiros de 3 ou 4 temperaturas. Quando você seleciona uma temperatura, lá dentro dele ele seleciona outra. Retire o copinho superior da chave de regulagem de temperatura e verifique se o seletor está funcionando corretamente. Atenção!!: sempre desligue a chave ou o disjuntor do chuveiro antes de mexer!

É aconselhável usar sempre chuveiros de no mínimo 4 temperatura onde você tem um melhor controle da temperatura ideal para você e pode economizar energia. Nos de 3 temperaturas você só tem 2 opções; ou quente ou muito quente e no inverno o quente fica morno e o muito quente fica quente!

Resistência

Pode ser que a residência de seu chuveiro ruim. Por alguma razão de defeito nela ou incompatibilidade com o seu aparelho do chuveiro, ela está trabalhando de maneira errada e provocando o aquecimento demasiado da água.

Há quanto tempo ela está em funcionamento? Talvez trocando a resistência resolva. Mas ao comprar uma resistência, verifique o modelo correto para evitar problemas com ela.

Defeito de fábrica

E finalmente se o seu chuveiro é novo, verifique se não veio com defeito de fábrica. Não é comum, mas pode acontecer e assim como tudo que é fabricado, pode haver problemas que causam o funcionamento indevido do aparelho.

Neste caso verifique com a assistência técnica do modelo que você comprou e o mesmo poderá fazer os testes devidos para averiguar a existência de defeitos que causam um funcionamento inadequado.

Conclusão

Concluímos dizendo que não existe uma causa evidente e que seja padrão para todos os casos, sendo necessário fazer diversos testes, conforme mostrado acima para tentar descobrir onde está a causa do problema. O que pode ser defeito em um local, pode não ser em outro e a investigação extremamente importante. Depois de identificado a causa, fica fácil tomar a decisão certa para resolver o problema.

Se você tem dúvidas ou tem medo de mexer no chuveiro, chame um eletricista ou encanador que poderá fazer o trabalho com mais segurança, tanto na identificação como na resolução desse problema.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.