Dicas e informações sobre casa e construção

Para que serve o exaustor de cozinha ou Suggar?

Há diferentes tipos de exaustores, com diferentes aplicações que são baseadas na estrutura e no espaço de instalação. Eles podem ser separados em exaustores industriais e exaustores residenciais.

As casas modernas contam com os mais diversos tipos de aparelhos eletroeletrônicos que visam atender as mais diversas necessidades que temos em nossas residências. Alguns são indispensáveis, outros opcionais, enquanto que alguns são desejados. Mas tudo depende da necessidade.

Abaixo os exaustores e suggar que podem ser encontrados em diversos ambientes, sendo especialmente usados na cozinha.

Exaustores

Exaustores são grandes ajudantes na hora de manter os ambientes da casa com o cheiro e temperatura ideais. O exaustor é um eletrodoméstico que ajuda na circulação do ar de ambientes fechados, melhorando a temperatura nos cômodos.

Ele elimina as gorduras e impurezas de um local, através da troca de ar, combate o excesso de temperatura, vapor, umidade, mofo, fumaça e odores. O local fica com cheirinho e sensação térmica bem mais agradáveis. Esse aparelho costuma ser instalado nas áreas com pouca ou nenhuma ventilação, precisando de um controle da climatização. Proporcionam praticidade e segurança, não fazem barulho e podem se adaptar a qualquer tipo instalação com bom custo-benefício.

Classificação dos exaustores

Há diferentes tipos de exaustores, com diferentes aplicações que são baseadas na estrutura e no espaço de instalação. Eles podem ser separados em exaustores industriais e exaustores residenciais.

Exaustores industriais

Eles são feitos para cuidar das necessidades de renovação de ar em lugares com grandes estruturas, como galpões, shopping centers, prédios comerciais, etc.

Exaustores Residenciais

Eles possuem um tamanho mais compacto para se enquadrar nas estruturas residenciais, como exaustores para cozinha, banheiro, etc. Eles, também, fazem a troca de ar no ambiente conforme às necessidades de locais.

Tipos de exaustores de ar para cozinha

Há uma grande variedade de exaustores para cozinha no mercado:

Chaminé de parede

Eles são instalados em uma área sem armários e sem as tubagens que conectam diretamente o aparelho com o ambiente exterior, melhorando a ventilação daquele local.

Chaminé em ilha

Eles são indicados para cozinhas em que o fogão fica bem no meio dela. Ele é instalado no teto, acima do fogão, para que a fumaça e o vapor saiam pela chaminé.

Integráveis

Os exaustores integráveis ficam instalados em baixo dos armários que ficam sobre o fogão. Os tubos ficam no teto ou em uma parede para eliminar a fumaça e vapores para fora de casa.

Horizontais de chão

Eles expelem os vapores e a fumaça pelas tubagens que são instaladas no chão da cozinha.

Sem tubagens

Com ele, a filtragem do ar ocorre com a liberação de ar renovado sem a necessidade de tubos para encaminhar os vapores.

Suggar

Suggar é um depurador de ar, um aparelho elétrico que possui um filtro posicionado acima do fogão. Ele suga o ar com fumaça e vapores, engordurado e de odor desagradável, enviando para o exterior.

Todo o ar sujo passa por um filtro em que ficam depositados os resíduos que estavam no ar, sendo preciso manter os filtros frequentemente limpos. Ainda, existe um segundo filtro para absorver os odores e a fumaça por meio da ativação do carvão que ficam dentro desse eletrodoméstico. Depois desse processo, o ar limpo é devolvido ao ambiente.

Os depuradores são indicados para cozinhas pequenas e ambientes que são pouco usados, pois, com a sua dimensão mais compacta, ele é a opção com menor custo. Porém a potência é menor, quando comparado com as coifas e os exaustores.

Importância da renovação do ar

Anvisa, em parceria com o ministério da saúde, criou uma resolução para a obrigatoriedade da climatização de ambientes fechados. Também, há a lei 13.589/2018 que define a obrigatoriedade da manutenção de sistemas de ar-condicionado em locais públicos, com troca de filtro de ar em um determinado prazo.

O carregamento do ar leva ao cansaço, fadiga, irritação nos olhos, nariz e garganta, entre outros problemas. Isso afeta negativamente a saúde de pessoas que precisam permanecer durante um certo tempo em locais com falta de uma circulação de ar permanente.

Em qualquer ambiente que não haja circulação de ar, é preciso fazer a instalação de um aparelho para que o ar possa circular mais facilmente.

A possibilidade de transmissão de doença pelo ar é maior no inverno, porque as pessoas possuem o costume de fechar as janelas para impedir a entrada de frio. Dessa forma, o local fica mais propício para vírus e bactérias se desenvolvam no ar.

A falta da ventilação adequada pode causar doenças e criar situações de grande perigo. Por exemplo, um ambiente que utiliza gás precisa ser constantemente arejado para manter a segurança e evitar o acúmulo do gás em caso haja vazamento.

Por Redação e G Produções Editoriais

Opiniões

Veja abaixo os comentários e opiniões sobre exaustor de cozinha ou para fogão:


Hoje em dia é essencial ter um exaustor na cozinha, falando principalmente do exaustor de fogão naquelas horas que você está fazendo frituras a pessoa repara perfeitamente o quanto de ruim é aquela fumaça com gorduras no ambiente. O exaustor faz muito bem o seu papel evitando que a parede e o teto e os produtos envolta do fogão fique gorduroso, quando queimamos alimentos evita também que a casa fique fedendo muito bom para ajudar a amenizar os estragos das gorduras na cozinha.

Os botões de desligar e ligar com o tempo ficam horríveis, a troca do filtro lá também e muito desconfortável.

Alexandre de Araújo, Recife PE


Coifa exaustor ideal para todo tipo de cozinha e churrasqueiras, coifa no modo de exaustor impedindo que gases ou fumaças permaneçam no ambiente expelindo o ar para fora da cozinha e não polui o meio ambiente.

Coifa exaustor, super eficiente e praticidade no dia a dia no fogão nos preparos dos alimentos.

Coifa totalmente em inox não estraga ou enferruja e fácil instalação e boa qualidade, produto super resistente e ótimo acabamento em tampo de vidro e 2 luminárias Leds para facilitar a luminosidade da cozinha e nos preparos dos alimentos.

Botões reguladores de potência e liga e desliga exaustor, botão de liga e desliga luminárias de Leds, nas voltagens em 110 e 220 volts.

Praticidade na hora da limpeza, recomendável usar somente um pano macio e úmido em água com detergente neutro para não danificar as partes internas e externas do exaustor coifa.

Super resistente e muito potente, recomendo e indico, excelente produto.

Adenilton Farias da Silva, Guarujá


O exaustor foi instalado por um profissional aqui em casa.

Costumo fazer muitas refeições em casa.

Achei que funcionou muito bem, sua potência é muito boa, quando ligado ele mantém uma boa circulação de ar na cozinha, e evita os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, espalhem-se para os demais ambientes da casa.

Maravilhoso ajudou muito.

Costumo manter uma limpeza diária sempre, para conservar pois eu adorei, não fico mais sem.

Edilena Sorrentino Sespede, São Paulo


As cozinhas hoje ocupam um espaço menor nas casas e estão mais abertas o que permite as pessoas interagirem mesmo estando em cômodos diferentes. Desta forma as coifas, como são chamados os exaustores de cozinha e fogão, hoje são imprescindíveis, para evitar que o cheiro dos alimentos e gorduras se espalhem por toda a casa. E no caso das frituras o óleo não irá parar em cima dos armários e nas paredes.

O valor dos exaustores ainda é alto para a maioria das donas de casa. O formato e potência é o que vai variar estes valores, quanto menor e mais discreto mais caro. Tem ainda os que ocupam muito espaço, na parte superior do fogão e que destoa a decoração.

Ketyla Brasil Lopes, Chapecó/Santa Catarina

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade