Dicas e informações sobre casa e construção

Repetidor de sinal de internet wi-fi de tomada vale a pena?

Veja uma análise sobre o uso do repetidor ou amplificador de sinal de internet wi-fi em uma residência. Atente para as dicas de melhor uso deste dispositivo para um bom funcionamento.

As redes sem fio estão em toda a parte e graças a ela temos a possibilidade de usarmos smartphones, notebooks e outros dispositivos conectados a internet de maneira remota. É inegável o benefício que essas redes proporcionam, especialmente no ambiente domésticos onde temos diversos dispositivos em casa conectados a internet.

O que é uma rede wi-fi?

Primeiro é preciso apenas pontuar que o termo wi-fi é na verdade uma marca registrada de uma empresa chamada WI-FI Alliance, mas o termo se popularizou como sinônimo de rede sem fio local para acesso a internet.

Então, uma rede sem fio local ou w-fi, como queira, é uma rede de computadores que utiliza o sinal de rádio para estabelecer uma conexão entre dois dispositivos.

Modem e roteador de internet

O principal ator de uma rede sem fio é o modem, que recebe o sinal externo via cabo de fibra óptica ou mesmo por sinal de rádio e retransmite esse sinal localmente limitando a uma certa distância e em certas condições. Esta retransmissão local é feita através de um aparelho chamado roteador que criar uma rede sem fio e que permite que dispositivos conectem a esta rede, desde que estejam dentro do raio de alcance do sinal emitido pelo roteador.

Mas o sinal emitido pelo roteador perde sensivelmente a capacidade na medida em que ele se distancia da fonte emissora, neste caso, o roteador e também pela existência de obstáculos, como as paredes, por exemplo.

Assim, em uma casa grande é possível que nos cômodos que ficam mais distantes do roteador, a qualidade do sinal seja bastante enfraquecida e é nesses casos que entra o repetidor de sinal.

Com a popularização do uso da internet. especialmente nos celulares, as ela se tornou muito comum em residências e ambientes comerciais, contudo, nas empresas seu uso já é mais antigo.

Repetidor de sinal de internet wi-fi

repetidor wi-fi

Aqui precisamos conceituar que o repetidor é diferente do modem, já que este apenas repete ou amplifica o sinal que foi emitido originalmente pelo modem.

Há vários modelos de repetidores no mercado, alguns são bastante profissionais e potentes, mas também são caros. A opção mais em conta talvez seja os repetidores de internet de tomada e abaixo relaciono algumas das suas vantagens:

  • São baratos: Na data deste artigo (16/09/2019), era possível encontrá-los por preços em torno de R$ 78,00. Este é um valor bastante acessível.
  • Fácil de configurar: Eu sei que nem todas as pessoas sabem fazer uma configuração de um dispositivo de internet, então dizer que é fácil é um pouco relativo. Mas mesmo uma pessoa inexperiente consegue fazer a configuração dele seguindo o tutorial que geralmente vem indicado na compra do produto ou algum disponível na internet. Você pode encontrar diversos tutoriais desses em vários vídeos no Youtube
  • Simples de usar: Uma vez configurado, basta plugá-los na tomada para que o mesmo possa funcionar. E melhor ainda é que ele é móvel, isto é, você pode tirar ele de uma tomada e plugar em outra sem perder a configuração ou deixar de funcionar.

Vale a pena usar o repetir de tomada?

Sim, vale a pena. Os motivos acima já são suficientes para justificar seu uso, mas é importante falar sobre o que de fato importa: Ele funciona bem!

Não que vá fazer uma diferença absurda, afinal ele apenas joga para frente o sinal que chega a ela, então se o sinal já chegar com uma qualidade muito ruim, pode ser que não haja muita melhorara.

Para ter um bom aproveitamento dele, algumas dicas podem ser úteis:

  • Coloque ele em uma tomada que esteja em uma posição estratégica. Neste caso o importante é ele não ficar muito longe do modem e se possível com menos interrupções possíveis.
  • Pense também em uma posição que poderá beneficiar mais pessoas. Na minha casa o modem fica no escritório e o repetir em um dos quartos. Depois do escritório eu tenho a seguinte sequência: banheiro, quarto A, quarto B e quarto C. O repetidor fica no quarto B, assim ele atende bem a todos os dormitórios.
  • Quando necessário mova o repetir para outro local. No meu caso, já usei ele na área de churrasqueira ou mesmo próximo da porta da sala quando quero sentar na área externa e ter sinal de internet lá.
  • Não é muito indicado para smartTV. Eu sei que muita gente usa, mas no meu caso não funcionou de maneira adequada. Aliás, tive de passar um cabo do modem até a TV, pois na rede wi-fi desconectava constantemente. Mas dependendo da qualidade da sua internet, modem, roteador, distância e da própria TV, pode ser que funcione bem.
  • Se você quiser poderá conectar um caba de rede nele e ligar a um PC ou notebook. Tive de fazer isto para o notebook do meu filho funcionar. Ele simplesmente não funcionava corretamente na rede sem fio, então puxei um cabo do repetidor e liguei no note e funciona perfeitamente.

Conclusão

Se você está com problemas com o sinal wi-fi de sua internet em casa, o repetir de tomada pode ser uma boa alternativa para amplificar o sinal e levá-lo mais longe para que outros dispositivos possam se conectar melhor.

Atente bem para a qualidade do aparelho que você irá comprar e as vezes à qualidade da sua própria internet. Como explicado acima, ele não irá melhorar sua conexão, apenas dar um fôlego a ela.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade