Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

O que é arquitetura e o que faz o arquiteto? Quais as diferenças deste profissional em relação ao engenheiro e também ao design de interiores? Veja uma comparação dessas profissões.

Arquiteto, engenheiro civil, e designer de interiores, são profissões que diferem entre si, em diversos aspectos, embora o trabalho de um complemente de certa forma o trabalho do outro, especialmente nos projetos de construção de casas e apartamentos destinados à moradia ou escritórios comerciais, por exemplo. Confira a seguir as principais diferenças entre essas carreiras e quais são as suas responsabilidades.

Arquitetura

Projeto arquitetônico arquitetura e urbanismo

O arquiteto é o profissional que tem a responsabilidade de cuidar de diversos fatores, como o projeto, a supervisão e a execução de obras de arquitetura. O setor de atuação do arquiteto compreende todas as áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o urbanismo, além das várias formas de design. Vale citar que na maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil, a legislação requer que para que um indivíduo possa ser considerado como um arquiteto deve ter o diploma de nível superior. No Brasil este curso é bacharelado em arquitetura e urbanismo.

Engenharia Civil

engenheiros e arquitetos profissionais de projeto

Engenharia civil é a área da engenharia que projeta e realiza obras diversas como barragens, pontes, viadutos, estradas, além de várias outras obras da Hidráulica Marítima e da engenharia hidráulica fluvial, da mesma maneira como da engenharia sanitária.

Saiba que o engenheiro civil projeta e acompanha todas as fases de uma construção e/ou reformas. O profissional precisa estudar as características dos materiais, a incidência do vento, do solo, destino ou a ocupação e destino da construção. Baseado nesses dados e informações, o profissional cria e desenvolve todo o projeto, especificando e dimensionando as estruturas, assim como os materiais que serão utilizados no projeto. O engenheiro precisa realizar diversas tarefas, como por exemplo, chefiar as equipes, supervisionar os prazos, entre outras.

Design de interiores

apartamento decorado design de interiores

Design é uma técnica visual e cenográfica para a decoração e a composição de espaços internos, como os cômodos das casas, escritórios, entre outros. Podemos definir o design como a técnica e a arte de planejar e organizar os espaços, combinando e/ou escolhendo os vários elementos de um espaço. Tudo para que o ambiente fique com um visual agradável e muito bonito e confortável ao mesmo tempo. O profissional tem como tarefa a responsabilidade de harmonizar, em um certo espaço, os acessórios, móveis e objetos, buscando conciliar da melhor forma possível a praticidade, beleza e o completo conforto.

O designer de interiores pode projetar residências, salas comerciais, ou espaços em lugares públicos. Vale citar que o profissional dessa área costuma atuar como um autônomo, mas também pode trabalhar como funcionário de empresas que são especializadas em decoração e design de interiores, ou até mesmo como um consultor em lojas de móveis.

Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_interiores

Gostou? Compartilhe



© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade