Dicas e informações sobre casa e construção

Administração de obra. O que você precisa saber sobre isso

Veja algumas dicas e cuidados que você precisa ter ao fazer administração da obra na construção civil. Os pontos que você precisa avaliar para acompanhar meu processo de construção da sua casa.

A administração de uma obra é uma das etapas de maior importância na construção civil, geralmente ela é feita por um engenheiro ou arquiteto que fica responsável por desenvolver o projeto e também por acompanhar a execução e garantir que o resultado final esteja de acordo como projetado inicialmente. Existem casos em que não há acompanhamento tão próximo do arquiteto ou engenheiro e acaba ficando por sua conta mesmo de estar diariamente na obra e fazer o acompanhamento do processo de execução, consumo de materiais e outros detalhes.

Se este for o seu caso de você estiver acompanhando o processo de construção da sua casa, gostaria de dar algumas dicas que considero importante para ajudar no processo de acompanhamento e administração da obra.

Construção casa de alvenaria

1. Faça um cronograma

Monte um cronograma de atividades. Pode ser feito de várias formas, mas é importante que ele tenha as tarefas, quando iniciaram, quem será responsável e quais as condições para a sua execução. Mas lembre-se que ele não pode ser rígido demais, pois é comum ele sofrer alterações. Uso o Excel, um serviço no celular ou mesmo um caderno físico para criar o cronograma.

O cronograma deve ser visto como um checklist ou uma lista de checagem de tudo que precisa ser comprado, observado e discutido com os construtores. Mantenha esta lista sempre atualizada e vá marcando aquilo que já foi resolvido. Esta é uma boa estratégia para você não deixar nada de fora que e ter um controle dos processos de construção e administração da obra.

2. Lista de fornecedores

Crie uma lista de fornecedores para que você tenha um melhor controle das suas compras. Digo isso de experiência própria, pois durante uma obra você vai precisar de muitos deles e as vezes você acaba comprando em locais mais caros que não tem o mesmo compromisso de entrega e qualidade dos produtos.

O ideal é você fazer uma visita prévia alguns fornecedores chaves e verificar com eles os produtos que eles fornecem, qualidade, marca e principalmente a política de entrega desses produtos. Isto é muito importante durante a construção de uma obra qualquer.

Evidentemente que você vai comprar em outros fornecedores, mas aquilo que é essencial você já tem direcionado e isto facilita muito na hora de fazer uma compra ou de repor o material que ficou faltando.

3. Mão de obra

A mão-de-obra é o item mais delicado de uma construção pois envolve pessoas e aí como vocês já sabem, muita coisa pode acontecer. O ideal é que você tenha um contrato firmado com os prestadores de serviço onde fique claro as obrigações os direitos de cada um para que você possa acompanhar de maneira mais eficaz se está sendo cumprido aquilo que foi acordado previamente.

Ainda assim é possível acontecer diversos inconvenientes, mas havendo um contrato facilita bastante para você fazer este acompanhamento e este controle diário no desenvolvimento da obra.

4. Acompanhe de perto

Não seja um administrador ausente, acompanhei de perto e se possível fique o maior tempo possível na obra para observar o trabalho dos construtores, recepcionar materiais de construção, fazer a devida conferência dos mesmos, fiscalizar o processo de estocagem desses materiais, bem como a administração do consumo adequado deles. Eu tinha um engenheiro responsável pela minha obra, mas eu mesmo acabei acompanhando de perto tudo e ainda assim houve vários problemas que poderiam ser evitados se eu conseguisse ficar mais tempo mais próximo da obra.

5. Ações diárias

Durante o desenvolvimento da obra existem tarefas que são executadas praticamente diariamente e portanto é importante ficar atento a essas ações e quando elas precisam ser realizadas. Na lista abaixo relaciona alguma das principais ações que podem ser feitas no sentido de acompanhar com mais precisão desenvolvimento da obra.

  • Realizar a compra de materiais quando for necessário
  • Acompanhar o processo de entrega, pois a falta de material no canteiro de obras é um dos maiores problemas que você pode enfrentar
  • Verificar a qualidade dos materiais e a quantidade comprada e entregue.
  • Acompanhar a execução dos serviços dos profissionais contratados, garantindo que a qualidade esteja sendo observada
  • Identificar possíveis problemas não previstos no projeto e formas de solucioná-los. Neste caso em muitas das ocasiões é necessário estar em contato com o arquiteto ou engenheiro civil para orientações devidas
  • Responder aos órgãos públicos ou privados a respeito do andamento da obra e adequação dos trabalhos às normas locais aplicáveis
  • Entre outros

6. Antecipe certas ações

Pedreiros de mestre de obras têm o hábito de solicitar material em cima da hora, lembro de muitas ocasiões em que o pedreiro ligava e dizia que estava faltando cimento, mas isto ele alisava quando praticamente já tinha terminado. Então o importante é você antecipar certas ações e avaliar o que será preciso para o dia seguinte ou semana seguinte, tanto material ou serviços agregados que precisaram estar ali.

O cronograma pode ajudar bastante nisso e ao invés de você esperar a data certa para fazer o pedido ou realizar aquela ação, veja o que pode ser antecipado para não ocorrer falta de material e até eventualmente uma possível paralisação da obra.

7. Seja criterioso na avaliação

Seja criterioso na sua administração, não só no que diz respeito à construção em si, mas também em outros aspectos como respeito à legislação e outros itens ligados a certas burocracias. Alguns exemplos são:

  • Não colocar material de construção na calçada;
  • Não usar a rua para fazer massa ou outros usos. Se eventualmente for usado, lavar imediatamente ao uso;
  • Cuidados com horários e ruído excessivos e desnecessários;
  • Escoamento de água no piso de banheiros, cozinha e demais áreas molhadas
  • Escoamento de água em pias de cozinhas, banheiros e outros ralos da casa
  • Fluidez da água e dejetos em vasos sanitários
  • Iluminação natural durante o dia e artificial a noite
  • Funcionamento de portas e janelas
  • Funcionamento de tomadas elétricas, interruptores, ventilador de teto, ar condicionado, interfone e outros dispositivos elétricos da casa
  • Entre outros.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade