Dicas e informações sobre casa e construção

Quanto custa a instalação de ventilador de teto?

Qual valor médio que os instaladores costumam cobrar para fazer a instalação de ventilador de teto em uma casa? Como saber qual é o valor de referência para este tipo de serviço?

Ter um ventilador de teto em casa é uma boa alternativa para ajudar atenuar o calor nos dias quentes, especialmente do verão onde as temperaturas chegam aos valores bem alto. Ventiladores de teto são bastante práticos por não ocupar espaço no ambiente e promover a distribuição da ventilação por todo o cômodo. Eles são ótimas opções para salas e quartos, especialmente.

O custo de um ventilador de teto também não é alto mesmo que você queira colocar em vários cômodos na sua casa, o valor compensa portanto é um investimento que pode ser feito mesmo para pessoas com poder aquisitivo menor. Em algumas lojas é possível encontrar modelos na faixa de 80 a 100 reais, valor relativamente baixo para curso de grande utilidade em nossas casas. Embora os melhores modelos tenham valores superiores a estes.

Custo da instalação

Um detalhe importante que você precisa considerar é o custo de instalação de um ventilador de teto, afinal você pode ficar pensando apenas no preço de aquisição e esquecer que existe um custo para instalação. Quando eu fui mudar de casa tive que desinstalar alguns que estava na minha casa para instalar novamente no novo endereço e o primeiro orçamento que eu peguei foi de 120 reais por ventilador. Naturalmente que é um valor muito alto e acabei não fechando com este instalador, pois consultei um segundo e este me passou o valor de 50 reais por ventilador de teto.

Naturalmente que este valor é um valor de referência e dependendo do instalador e das condições de instalação ele pode ser mais alto do que isso, mais uma dica é sempre pesquisar com mais de uma opção, ou seja, faça uma consulta para verificar qual melhor preço antes de fechar com um instalador.

Controle remoto

Uma das coisas interessantes de usar ventilador de teto é que você pode comprar um controle remoto para que o acionamento seja feito via controle. Neste caso existe uma peça do controle que deve ser instalada junto com o ventilador e portanto depende do instalador para fazer um processo só de instalação.

Uma vez instalado você poderá usar o controle remoto para acionar o ventilador, mudar a velocidade e a direção da ventilação, bem como acender e apagar a luz.

O custo do controle remoto para ventilador gira em torno de R$ 80,00 (2016)

Vantagens do ventilador de teto

Ele distribui melhor o ar pelo ambiente, uma vez que sopra de cima para baixo e não tem interferência de móveis e outros objetos pela casa;

Tem a opção de ventilar para baixo e para cima, o que é útil quando a pessoa quer uma circulação de ar no ambiente sem que fique sobrando diretamente nelas. Neste caso basta ligar para ele ventilar para cima;

Tem várias velocidades, o que permite atender em dias quentes e naqueles em que se quer apenas uma simples circulação de ar;

Permite o uso de controle remoto, como mostrado acima, o que torna bem mais prático o seu uso na cama ou em outros ambientes;

Por estar posicionado no teto, ele não ocupa espaço na casa, como acontece com os modelos portáteis. Isto é bom para casas pequenas onde os espaços são limitados.

Perguntas e respostas

Qual a vantagem do ventilador de teto em relação ao de mesa?

O ventilador de teto por estar posicionado na parte alta consegue distribuir melhor o ar dentro do ambiente, exatamente por não encontrar nenhum obstáculo e assim a distribuição é mais uniforme, portanto creio que ele seja mais eficaz para ventilar o ambiente.

Já nos modelos de mesa eles conseguem ter uma atuação mais localizada, mas de uma maneira geral talvez não consigam ter a mesma abrangência que tem um ventilador de teto.

No quarto é melhor ter ventilador de teto ou ar condicionado?

Esse é um ponto que pode variar bastante, naturalmente que o ar-condicionado é muito mais eficiente e consegue refrigerar o quarto, enquanto o ventilador apenas circula o ar. Mas existem pessoas que não gostam de ar-condicionado e aí nesse caso o ventilador de teto talvez seja melhor.

Devemos considerar, que o ar-condicionado é melhor para a saúde do que o ventilador, pois ele refrigera o ambiente e você tem o controle da temperatura. Já com o ventilador o ar e assoprado e com ele tudo o que estar no ar, inclusive poeira, o que não é bom para a saúde.

O acionamento do ventilador de teto pode ser por controle remoto e pelo controle na parede ao mesmo tempo?

Não é possível utilizar os dois controles simultaneamente. Para usar o controle remoto é necessário fazer a instalação de um sensor junto a base do ventilador no teto e para que ele funcione é necessário desativar o controle da parede. Assim você precisa optar se quer utilizar o controle da parede manualmente ou se prefere usar o controle remoto, mas os dois juntos não.

O controle remoto tem como aumentar e diminuir a velocidade também?

Sim, ele tem todos os recursos que teria no controle da parede como a opção de ligar e desligar o ventilador, aumentar e diminuir a velocidade, inverter a direção da ventilação, ou seja, para cima ou para baixo, bem como ligar e desligar a luz.

Quais os principais tipos de ventiladores?

Acredito que os tipos mais usados são os ventiladores de teto, os de paredes que são mais comuns em prédios comerciais, ventiladores de pé, os circuladores de ar e ainda os modelos portáteis  que são esses modelos pequenos que usamos com frequência em casa.

Qual o melhor?

Para usar em casa sem dúvida nenhuma é o ventilador de teto, pois ele não ocupa espaço, não fica jogado pelos cantos da casa e proporciona ótimo conforto no seu uso. Tem a função de ventilar para baixo e para cima e se você quiser ainda poderá fazer o acionamento dele com controle remoto.

Este é um modelo muito indicado para uso no quarto e na sala de estar ou jantar. Ele traz bastante conforto e proporciona ótima circulação do ar dentro do ambiente.

Ventilador

Existe controle remoto para ventilador de teto?

Sim, existe e eu uso em minha casa. Quando construí minha casa, quis deixar as tomadas a interruptores o mais livre possível e assim optei por colocar controle remoto para todos os ventiladores de teto. Funciona bem, mas o único problema é que as vezes o controle desaparece e aí fica difícil ligar a lâmpada que fica no ventilador. Também ocorre de você entrar no quarto a noite e não encontrar o controle no escuro, mas comum pouco de prática e algumas medidas de organização a coisa funciona.

É verdade que ventilador faz mal à saúde?

Eu já tive muitos problemas de saúde que eu atribuo ao ventilador. Alguns afirmam que ele sopra pó em você e isto tem certo sentido, mas no meu caso a história foi outra. Eu sinto muito calor e a noite em dias quentes eu tinha o hábito de dormir com o ventilador ligado bem em cima de mim. Com isso quando chegava a madrugada e a temperatura caia, eu acabava pegando resfriado e aí atacava a garganta.

É preciso tomar certo cuidado com o uso de ventiladores e circuladores de ar. O ideal é sempre manter o ambiente limpo e livre de poeira, também ao dormir com ele ligado, o ideal é que ele não fique ventilando em cima de você.

Ele gasta muito energia elétrica?

Não. Os produtos elétricos que gastam mais energia elétrica são aqueles que geram calor, como a geladeira, ferro de passar, ar condicionado, chuveiro, entre outros. O ventilador gasta pouca energia se comparado com esses aparelhos.

Dá para usá-lo como uma espécie de ar condicionando?

Existem pessoas com mente bem engenhosas e ai muita coisa é possível. Eu já fiz algumas experiências neste sentido, não que simulasse um ar condicionado, mas melhora o uso ao invés de ficar ventilando ar quente apenas. Algumas ideias que podem ser feitas:

  • A noite, colocar o ventilador do lado de fora da casa soprando para dentro através de uma janela aberta. O ar noturno do lado de fora é mais frio;
  • Colocar o ventilador soprando através de uma bacia com gelo;
  • Colocar o ventilador em um cômodo com ar condicionado, soprando através da porta para outro cômodo sem ar condicionado;
  • Entre outros.

Qual a vida útil dele?

Acho que é um dos produtos que tem uma vida útil muito longa. Com exceção desses modelos de pé ou mesa que acabam quebrando pelo fato de ficar em movimento, mas os modelos de teto, por exemplo são muito resistentes.

Quais as marcas de ventiladores?

Para os modelos portáveis e outros, as principais marcas são:

  • Mondial
  • Ventisol
  • Arno
  • Ventisilva
  • Ventidelta
  • Portus
  • FortHome
  • Fame
  • Entre outros

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade