Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro 110/127, 220 ou bivolt, qual é melhor?

Qual potência de chuveiro você tem em sua casa? Qual a diferença entre elas no consumo de energia e outros aspectos. Veja a comparação entre os modelos com tensão 110/127, 220 ou bivolt e entenda a melhor opção para uso em casa.

A escolha de um chuveiro é um fator importante para você ter um produto que atenda a necessidade de proporcionar um banho agradável, mas não apenas isso, pois a outros fatores mais técnicos que também precisam ser avaliados na hora da escolha.

Além do modelo, formato, controle de temperatura e outros itens técnicos, é comum nos depararmos também com a questão da voltagem do chuveiro, ou seja, 110v ou 220v.

Primeiro que esta escolha deve acontecer de acordo com a voltagem que você tem disponível para uso no seu chuveiro, pois se ela foi projetada em 110v, obviamente que o modelo do chuveiro que você precisa comprar é com voltagem 110v, o inverso também é verdadeiro.

Chuveiro convencional para banho

Mas qual deles é melhor?

Alguém pode achar que o modelo 220v é mais econômico, mas isto não é verdade. O que determina o consumo energético de um chuveiro ou de qualquer aparelho elétrico é a sua potência e não a sua voltagem. Assim, quanto mais potência ele tiver, maior será o consumo de energia elétrica.

Contudo, o uso em 220v é mais vantajoso e até necessário quando você tem mais de um chuveiro em casa. O que pode acontecer é que se os dois chuveiros forem de voltagem 110v, ao ligar os dois ao mesmo tempo, dependendo da potência de cada um, pode haver queda no disjuntor de energia elétrica.

Por este motivo é muito recomendado o uso em voltagem 220v para esses casos.

Mas lembre-se, que não basta trocar a voltagem do chuveiro, nem pode ser feito. É necessário primeiro chamar um eletricista para trocar a voltagem da rede elétrica que chega até o chuveiro, ai, depois de feito esta alteração, você pode trocar o chuveiro.

E o modelo bivolt?

Sim, existem alguns modelos que são bivolts e isto é bem bacana, apesar que a quantidade deles ainda é pequena pelo visto. Mas a vantagem dele é apenas pelo fato de poder ligar em qualquer voltagem, mas não resolve o problema da voltagem da rede, como expliquei acima.

Um aparelho bivolt é vantajoso quando ele é móvel e você o usa um dia em uma tomada 110v e em outro dia em uma tomada 220v, como acontece com os carregadores de celular. Mas com chuveiro não é assim, pois ele sempre estará no mesmo lugar e usando a mesma voltagem disponível naquela ligação.

Algumas perguntas e suas respectivas respostas

Qual a importância da potência dele?

A potência de um chuveiro é importante para determinar o quanto ele consegue fazer o aquecimento da água. Isso tem a ver com a pressão de água que você tem em um chuveiro e naturalmente a quantidade dela. Quanto maior for essa pressão e essa quantidade, maior deverá ser a potência do chuveiro para que ele consiga fazer o devido aquecimento. Um outro detalhe importante sobre a potência é que quanto maior ela for maior consumo de energia elétrica ela terá, portanto esse é um item bastante importante de se considerar não só em termos de uso, mas também em termos de consumo elétrico.

Por que alguns soltam menos água do que outros?

A questão da pressão da água bem como a quantidade da água que sai pelo chuveiro, não está relacionada necessariamente ao modelo dele, mas talvez a própria pressão do sistema de água que chega até ele. Por exemplo, normalmente as pessoas utilizam a água da rua por prover o maior volume e maior pressão de água, mas aqueles que utilizam a água de um reservatório, normalmente tende a ter uma pressão menor e consequentemente da impressão que está saindo menos água, o que de fato é verdade. Existem, contudo, outras situações que podem impactar no volume de água que sai do chuveiro, um exemplo disso pode ser explicado pelo uso ou não do redutor que muitas pessoas colocam entre o chuveiro e a rede de água que chegará a ele. Esse redutor é usado geralmente em casos onde a água que chega um chuveiro vem da rua e muitos colocam esse pequeno dispositivo para evitar uma pressão muito forte da água e causar possíveis problemas.

O que é pressurizador para chuveiro?

É um recurso que nada mais é do que uma bomba d’água para aumentar a pressão no chuveiro. Ela é usada em situações onde a pressão da água que chega o chuveiro é muito baixa, necessitando assim de uma forcinha adicional para que ele consiga dar um pouco mais de pressão.

Como resolver o problema do chuveiro pingando?

Um chuveiro pingando constantemente de fato é um problema bastante desagradável e ele atinge muitos casos. Depois que você desliga o chuveiro as vezes é comum em alguns casos ele continuar pingando por um pequeno período, mas se persistir por muito tempo ou ficar contínuo, isso é um problema maior que precisa ser resolvido. Normalmente o problema não está no chuveiro em si e sim no registro que regula a abertura o fechamento da água que chega até o chuveiro. Normalmente esses registros têm uma pequena borrachinha que é usado para fazer a fechamento completo dele e quando ela se gasta, mesmo fechado completamente a água ainda consegue passar em quantidades pequenas. Com isso, na maioria dos casos a solução do problema está basicamente na substituição dessa borracha ou em alguns casos do kit interno completo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade