CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Jardim na frente de casa e nos fundos, qual a diferença?

Fazer um jardim na frente de casa ou nos fundos é uma obrigação ou simplesmente algo que as pessoas fazem por gostar mesmo? Qual a diferença entre eles em termos de legislação e uso?

Fazer um jardim em casa é uma atitude bastante louvável e mesmo que seja bem simples apenas com grama e algumas pequenas plantas já pode fazer uma boa diferença no ambiente uma casa. Antes de tudo é necessário ainda considerar que boa parte das cidades já exige que as residências tenham um mínimo de área verde, com isso, além de ser uma coisa boa pra se ter em casa, em muitos casos passa a ser uma obrigação que você deverá cumprir junto ao órgão público municipal da sua cidade.

Objetivos do paisagismo do jardim da frente

[caption id="attachment_3417" align="alignnone" width="740"]Grama verde Grama verde - característica comum com bastante água, especialmente água da chuva[/caption]

Tanto no paisagismo da frente quanto no quintal, os arquitetos paisagistas estão empenhados em definir o espaço ao ar livre, estabelecendo áreas de uso que funcionam de forma independente, mas que se encaixam no panorama geral da paisagem. Onde os objetivos do paisagismo do jardim da frente diferem dos tratamentos de quintal está na funcionalidade.

Na privacidade de um quintal, muitas vezes nos pedem para projetar ambientes multiuso que ofereçam áreas para relaxamento tranquilo, para receber convidados e para brincar. No paisagismo do jardim da frente, no lado público da casa, o arquiteto paisagista Chad Talton diz que o objetivo principal é aumentar o cenário da casa, mostrar sua atratividade como vista da rua. Nosso objetivo é criar uma"experiência de chegada", fazendo a aproximação da calçada e passarela atraente para os hóspedes, bem como para os próprios proprietários. Os jardins da frente são especiais e muito diferentes dos jardins traseiros. Há muitas maneiras de criar um impacto instantâneo e maximizar o espaço na frente, ao mesmo tempo que agrega valor à sua propriedade no processo, e, por mais cuidadoso que seja seu jardim, você pode torná-lo um espaço bonito e útil .

Jardim na frente de casa

Fazer um jardim na frente da casa pode ter um aspecto bastante interessante quanto ao visual da casa e da estética da mesma. Se acaso tiver uma frente aberta, melhor ainda, pois nesse caso você poderá fazer um jardim que dará uma visualização melhor na sua casa, valorização do imóvel e sobretudo criar um ambiente mais harmônico pela presença de plantas da área verde.

Jardim nos fundos de casa

Mas existem muitas pessoas que preferem fazer um jardim no fundo da casa para criar também um ambiente mais harmônico e aconchegante na área mais privativa da sua casa. Neste caso a diferença é que você pode trabalhar com plantas mais baixas para criar espaços integrados na piscina, churrasqueira e área de lazer. Nesse caso a presença de grama é muito interessante também para cobrir áreas que ficam com terra e assim evitar sujeira dentro do quintal da sua casa

Quer seja na frente no fundo da sua casa a vantagem de ter área verde no ambiente doméstico é de grande importância e não há muita diferença se você faz na frente no fundo em termos de legislação, o importante que você tenha área verde na sua casa e com isso poderá escolher o melhor local para o seu jardim. Contudo se for possível fazer na frente e no fundo, melhor ainda, pois assim você terá um ambiente bastante verde e bastante agradável na sua casa.

Avaliar outros fatores

Você também deve considerar fatores adicionais que podem afetar suas decisões de jardinagem. Por exemplo, a ameaça de escoamento químico de um campo ou quintal vizinho, ou a contaminação do solo causada por atividades industriais passadas, como mineração, pode significar que é mais apropriado para você optar por jardinagem em contêiner ou um jardim com canteiros elevados. Outros fatores a serem considerados incluem a elevação, a localização do seu sistema séptico, a distância do seu jardim de um suprimento de água e a proximidade de árvores grandes e estabelecidas que competem por água e nutrientes.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Grama em tapete ou semente: Comentários e opiniões

Uma dúvida que muitas pessoas podem ter é sobre a melhor maneira de plantar grama, pois um método muito popular é fazer o plantio em tapetes ou rolos de grama, mas também pode ser feito por sementes. Veja abaixo alguns comentários sobre o assunto:


Tanto o modelo de grama em tapete quanto ao natural vão deixar seu jardim lindo, na escolha deve ser considerado alguns fatores, tais como o tempo e cuidado que devem ser disponibilizados, a grama natural necessita de alguns cuidados específicos, como cortá-la quando for necessário, a mesma pode atrair alguns insetos que podem ser prejudiciais em alguns casos, já a grama sintética é necessário ter uma limpeza especifica, para que a mesma dure um bom tempo.

A grama sintética pode custar mais caro, mas o custo benefício pode ser levado em consideração.

A grama natural tem seu custo mais baixo, necessita de aparos no mínimo 1 x ao mês, mas não há nada como um jardim natural.

Geovana Ferreira, Bocaiuva do Sul/Paraná


Com certeza plantar o tapete de grama é o mais indicado para quem quer iniciar o cultivo do seu lindo jardim.

O tapete tem uma pega rápida, não exige muitos cuidados pós plantio, somente a rega e adubação conforme o tempo vai passando.

Sem contar que o visual fica lindo desde o início.

As sementes tem um valor muito mais em conta, porém nem todas as sementes plantadas podem pegar e demoram para aparecer os resultados.

O tapete possui um valor acima do que você irá pagar nas sementes, mas é 99% de certeza de bons resultados.

Karina de França Hernandes, Curitiba PR


O plantio de tapete de grama mostra ser um bom método para cobrimento de solo e ornamentação de espaços abertos, execução de projetos paisagísticos e até mesmo revestimento de taludes, encostas de estradas e áreas degradadas, bem como uso em telhados verdes. Seu uso em tapete tem vantagens para armazenamento enquanto o terreno é preparado e vantagens na instalação, tornando-se prática por apenas ter de posicionar as placas ou o rolo no local selecionado. Em instalações paisagísticas em formas variadas é possível fazer o corte das placas no design desejado. Facilita a manutenção por apresentar crescimento uniforme e mais lento. Sendo após seu plantio necessário o cobrimento com uma fina camada de areia entre uma placa e outra é uma fina camada por cima das placas, sendo associada também a aplicação de adubação apresenta muitas vantagens em comparação a outras formas de plantio.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade