Dicas e informações sobre casa e construção

Compra, preços e colocação de calhas. Uma etapa importante

Veja as dicas sobre a compra, o preço e colocação de calhas que fiz na minha casa que está em construção e compartilho aqui as etapas e os detalhes de cada uma dessas etapas.

Um dos elementos mais importantes na construção de uma casa é a colocação das calhas no telhado. Digo isso pois se for mal feito este trabalho a consequência serão vazamentos de água em dias de chuva e muita dor de cabeça, sem contar os estragos que a infiltração poderá causar na sua casa.

Na construção da minha casa eu fiquei bastante atento a este detalhe, isto porque na minha casa antiga eu tive muitos problemas com calhas mal colocadas e consequentemente com infiltração de água em dias de chuva, portanto estava disposto a tentar resolver este problema agora na minha nova construção e por isso pedir vários orçamentos e discuti com instalador como seria feito a fim de compreender e certificar de que não haveria problemas como eu já tinha numa experiência.

O telhado da minha casa apresentou algumas características que me desagradou bastante, dado a uma característica do próprio terreno e consequentemente da construção, tive que colocar duas calhas no telhado, sendo uma delas como capa eu outra como coxo (lugar onde irá escorrer água mesmo). Eu queria evitar o uso de calhas como essa e colocar apenas nas laterais para conter a água que escorre do telhado, mas não teve jeito e acabei tendo que fazer assim.

Telhado com calha

Preço

O custo das calhas no meu caso foi de aproximadamente R$ 2.000,00 para a compra das chapas galvanizadas e a colocação de toda a casa. Só observando que a minha obra tinha aproximadamente 120 metros de construção e foi colocado calhas em volta da casa toda com 8 pingadores e mais as calhas no próprio telhado como explicado acima. Os valores têm como referência o final do ano de 2013 e naturalmente como fiz em todas as etapas, tive que pesquisar bastante preço para chegar a este valor, já que normalmente os outros casos estavam bem acima deste.

Dica

Uma dica importante é que o pedreiro colocou os pingadores ligados diretamente na rede de coleta de água pluvial da casa e assim a água que desce do telhado pela calha não escorre no quintal e vai direto para a galeria de água. Este recurso é bem interessante e evita as poças de água pelos corredores externos.

Outra construção em 2015

Dois anos depois eu construí outra casa e nesta nova ocasião queria não cometer os mesmos erros que havia cometido a 2 anos atrás. Então, entre as novas visões que eu tinha, uma delas era não fazer o telhado tradicional e sim o embutido que é aquele que fica escondido.

A justificativa para o novo layout é que ele estava bem na moda por aqui e tinha como principal argumento o fato de ficar mais barato, uma vez que como ele fica escondido, você poderia fazer um telhado mais simples, usando inclusive telhas de fibrocimento, que na época, seu uso ainda não estava proibido no Brasil.

Assim foi feito e de fato o telhado em si ficou mais barato, mas em compensação gastei muito com a colocação das calhas. Para se ter uma ideia o valor gasto com calhas nesta nova construção ficou em torno de R$ 8.000,00. Um absurdo que só me dei conta quando o orçamento chegou. Veja a planilha completa aqui.

Então, veja que calha é importante e ela é cara, por isso é necessário planejar bem o telhado pensando na economia com este recurso.

Perguntas e respostas

Todas as casas precisam de calha?

Sim. Elas servem como complementação do telhado e são usadas entre a telha e a parede, como pingadores, rufos e outros locais. Sem ela seria necessário fazer um telhado colonial com quatro águas, se forma que a água escoasse apenas pelo telhado e caísse direto no chão.

As calhas precisam de manutenção?

O material em si não precisa de manutenção, mas normalmente são feitos muitas emendas e nesses casos as vezes é preciso vedar novamente. Também com o tempo pode ocorrer de acumular sujeira é requer limpeza. Enfim, embora não seja necessária manutenção preventiva é comum haver manutenção corretiva.

Telhado embutido usa mais calha?

Este tipo de telhado geralmente usa platibandas para esconder as telhas e fica um beiral para fora da platibanda. Normalmente este beiral deve ser coberto com calha, pois ali não vai telha. Só esse local já usa muita calha, sem contar no próprio telhado em si. Então, é comum usar muito mais calha em telhados embutidos do que nos telhados aparentes.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade