Dicas e informações sobre casa e construção

5 problemas comuns em sites de imobiliárias

Veja uma análise sobre os sites de imobiliárias e alguns problemas que eles podem apresentar para quem está procurando um imóvel para comprar ou alugar. Fotos, informações e outros.

Durante um bom período eu fiquei visitando sites de imobiliárias em busca de um determinado imóvel para comprar e como não estava fácil de encontrar já que o perfil do imóvel que eu queria era bastante específico, meu contato com os sites de imobiliárias foi bastante intenso, o suficiente para gerar algumas observações e elencar alguns problemas que encontrei. Dizer que estes problemas ocorrem ou que ocorreram em todos os sites não é verdade, mas alguns deles aparecem com certa frequência. Veja abaixo 5 problemas que considero crítico na exposição de imóveis na internet.

problemas sites de imobiliárias

Paginação

A coisa que mais me irritou foram os sites que abusavam da paginação dos resultados. A paginação é um recurso que deve ser usado em alguns casos para limitar a quantidade de registros por página a fim de impedir que ela fique muito lenta no carregamento ou quando há uma quantidade muito grande de resultados, mas em muitos sites o pessoal faz paginação de 10 imóveis por página! Agora, imagine uma consulta com 200 imóveis dividido em 10 por página, teremos 20 páginas para navegar! Isto é absolutamente desnecessário e seria perfeitamente possível colocar em uma página só ou no máximo 2. Digo isso, pois sou analista de sistemas e trabalho com projetos de internet há muitos anos.

Imóveis sem foto

O segundo problema são os cadastrados de imóveis sem fotos. Não é um problema técnico, mas um problema estratégico da imobiliária que acaba perdendo oportunidade de venda do imóvel. Quando você procura imóveis pela internet a foto é um fator importantíssimo, pois você não está diante do imóvel para observá-lo e a foto é o mínimo para você tirar uma conclusão se vale a pena ir ver o imóvel ou não.

Fotos sem nexo

Em outros casos há fotos, mas elas não significam muita coisa. Lembro-me de casos de fotos de imóveis que mais mostravam os móveis da casa do que o imóvel em si. Algumas fotos eram ruins e mostrava partes do imóvel que você mal conseguia discernir o que era.

Cadastro desatualizado

informações inconsistentes internet

Mas houve casos em que eu gostava de um imóvel e ligava todo feliz na imobiliária acreditando ter encontrado o imóvel desejado e o resultado era decepção, pois os dados estavam desatualizados e muitos casos já havia sido feito a venda. Houve uma situação em que precisei alugar um imóvel, enquanto eu continuava a procurar pelo imóvel para comprar, peguei a chave de uma casa que me agradou e fui visitá-la. Estacionei o carro e quando fui abrir o portão para entrar percebi algo de errado, pois parecia que havia moradores na casa. Toquei a campainha e saiu um rapaz dizendo que já havia alugado a casa e isto teria ocorrido há um bom tempo. E se eu tivesse entrado na casa sem perceber?

Informações inconsistentes

Por fim e não menos importante, as informações nem sempre eram consistentes. Problemas com a localização do imóvel, preço e outras informações que estão nos sites e nem sempre corresponde com a realidade. Houve um caso clássico em que minha esposa foi ver uma casa que segundo a imobiliária era de três dormitórios e chagando lá havia apenas dois. De volta, minha esposa questionou a incompatibilidade da informação e a resposta foi: Tem dois dormitórios e a possibilidade de fazer o terceiro! Pode uma coisa dessas?

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade