A grama é um tipo de plantação muito comum no Brasil e penso que ela esteja presente em quase todo mundo. Ela é usada em jardins residenciais, praças, campo de futebol, pastagens, em entornos de rodovias, dentre outros locais.
A função da grama também é bem diversificada, pois ela pode ser usada como alimento para animais, para fixar o solo e evitar desmoronamento ou erosão, como paisagismo, para formar gramados para fins de recreação, esporte e lazer, dentre outros usos.
Existem vários tipos de gramas e uma das mais comuns aqui no Brasil é a grama Batatais, também conhecida como grama de pasto. Nesse artigo veremos sete coisas importantes que você precisa saber sobre esse tipo de grama.
Embora ela possa ser usada em jardins residenciais, não é comum o seu uso para este fim. As características dessa grama são mais apropriadas para áreas maiores e quando você tem pequenos jardins em casa, existem outros tipos de gramas que são mais apropriados para este fim.
Contudo, se você tem um espaço grande e quer fazer uma boa cobertura de grama, ela pode ser considerada como uma alternativa, mas ainda assim a grama esmeralda, por exemplo, torna-se uma alternativa mais interessante para jardinagem residencial.
As razões pelas quais não é comum utilizar a grama Batatais para jardins residenciais podem ser conhecidas nos próximos tópicos mostrados abaixo.
O uso desta grama é muito comum para pastagens e por isso ela costuma ser chamada também de grama de pasto. Talvez pelo fato dela ter folhas largas, crescer bastante e ser muito resistente, a grama Batatais é uma alternativa boa para pastagens e muito apreciada por cavalos, por exemplo.
Quando eu era criança, meu pai tinha um sítio no interior de Minas e boa parte da propriedade estava coberto com a grama Batatais. Tínhamos vacas e cavalos na propriedade e desde pequeno observava como os cavalos gostavam bastante desta grama.
Outro uso da grama Batatas é em gramados de campos de futebol, pelo menos nos campos de futebol amador é mais comum de ser encontrada. Creio que nos estádios onde são realizadas as partidas profissionais, outros tipos de grama são usados, mas no futebol amador e pelo interior afora é bastante comum o uso desta grama. Aqui no condomínio onde moro atualmente, o campinho de futebol usa a grama Batatais.
Mas pelo fato desta grama crescer bastante, para usar em gramados de futebol é necessário que o campo seja usado frequentemente para evitar que ela se desenvolva muito e fique muito alta, tornando assim difícil de a bola correr pelo gramado.
Uma das principais características da grama batatas é o fato dela ser bastante resistente. Talvez este seja o motivo dela ser tão comum assim em pastagens onde animais pisam ou em campos de futebol onde ocorre bastante atrito com a grama.
A estrutura dela é muito forte, as folhas são largas e ela faz uma cobertura bastante densa.
Na frente da casa onde moro atualmente tenho a grama Esmeralda, mas na área pertencente ao condomínio tem a grama Batatais. Com isso posso perceber que em épocas de seca a grama Esmeralda sofre muito mais do que a Batatais.
Como citado acima, a grama Batatas tem folhas bem largas e isto a torna bastante propícia para pastagem, uma vez que ela acaba gerando um volume interessante para os animais.
Contudo esta é uma característica não muito desejável para um gramado de um quintal residencial onde talvez seja mais interessante uma grama de folha mais fina, como a Esmeralda que apresentará características mais sutis e leves, bastante propícia pra esse tipo de jardinagem.
Outra característica bastante evidente desta grama é o fato dela dar muita semente. Ela forma uma espécie de pendão e nesse perdão tem duas hastes que ficam repletas de semente. Esta é uma característica que a torna bastante poderosa para se propagar, uma vez que essas sementes vão cair ou ser levada por pássaros aumentando ainda o seu poder de propagação por regiões próximas.
Eu colhi um pouco de semente dela com a finalidade de plantar em outro local, mas pelo menos no meu caso não fui muito bem-sucedido. Contudo, arranquei algumas partes dela com terra, formando pequenos tapetes e plantei. Aí ela pegou super bem.
Por fim uma característica também bastante evidente ao fato dela crescer muito e como já foi dito acima em alguns locais isto pode ser um problema.
Se não houver o uso do gramado, existe a necessidade de realizar o corte com bastante frequência, especialmente nas épocas de chuva.
Esta grama cresce muito rápido e pode ficar bem alta, por isso é importante considerar esses detalhes antes de plantar em locais onde você não deseja que ela cresça muito.
Assim, podemos considerar que dentre os seus principais usos, temos: