Dicas e informações sobre casa e construção

Porque optei por casa térrea e não um sobrado

Quais os problemas de construir um sobrado ao invés de uma casa térrea? Veja os fatores importantes que serviram de base para eu se quer pensar na possibilidade de construir um sobrado.

Quando decidi que iria construir a minha casa, minha primeira e praticamente única opção foi de fazer a construção de um único pavimento ao invés de fazer uma casa de 2 pavimentos ou sobrado como é mais conhecido. As razões que levaram tomar essa decisão ou sustentar essa posição que eu já tinha foram basicamente as seguintes:

Custo

A primeira razão é financeira e tem a ver a ver com o custo que eu teria para construir uma casa térrea em um sobrado. Como meu orçamento estava relativamente apertado, pensar em construir dois pavimentos seria algo que iria na contra mão do que eu deveria fazer e portanto a questão financeira foi certamente a que mais pesou.

Como todos devem saber o custo para fazer um sobrado é relativamente mais alto do que em casa de um único pavimento, mesmo que as metragens sejam as mesmas. No caso do sobrado o custo é maior em função da estrutura mais reforçada e também o custo da mão de obra que geralmente é diferenciado de um caso para outro. Sendo assim, não faz sentido alguém que está com pouco dinheiro pensar em construir um sobrado.

Velhice

Mas a minha esposa tinha outra visão que mesmo que eu tivesse dinheiro para construir talvez não faria. Ela tem razão ao verificar que uma casa de dois pavimentos pode ser muito legal para pessoas jovens, mas não para pessoas que estão na velhice e teria maior dificuldade para lidar com a questão da escada. Embora sejamos relativamente jovens hoje, sabemos que amanhã ficaremos velhos e como essa casa que construímos tínhamos a pretensão de ser uma casa para vivermos muito tempo, talvez até o resto da vida, de fato é necessário levar em consideração este fator. Por outro lado, caso um dia precisemos vender a casa, alguém que se interessar por ela certamente levará em consideração também este fato.

Mais um sobrado é uma ótima alternativa de construção em muitos casos e o que relato acima é baseado na minha experiência e necessidade que tenho atualmente. Certamente outras pessoas vão pensar diferente e a julgar pela quantidade de casas de 2 pavimentos que encontramos por aí, creio que o grupo de pessoas que pensam assim não é pequeno.

Vantagens do sobrado

  • Espaço: A primeira vantagem que vejo em uma casa tipo sobrado é a possibilidade de você ter muito espaço, geralmente as pessoas conseguem fazer salas bem amplas e ocupar bem o espaço inferior integrando com cozinha área de serviço e áreas de lazer. Já na parte superior destina-se geralmente para os quartos onde você consegue também ter bastante espaço para dormitórios mais amplos.
  • Vista: Algumas pessoas gostam do sobrado pelo fato de você ter uma vista mais ampla na parte superior, uma vez que ela geralmente fica acima do teto dos outros imóveis e dependendo da posição que você esteja isso pode ser uma vantagem em termos de vista.
  • Separação de ambientes: Como explicado acima, o fato de você ter dois pavimentos é uma vantagem considerável pois permite que você deixe os dormitórios em cima e embaixo a área útil do dia-a-dia como sala, cozinha, lavanderia, área de serviço, áreas de lazer, entre outros.
  • Aparência: Para aqueles que gostam de uma casa com uma bela fachada, um sobrado é uma oportunidade para fazer isso, já que ele tem uma área exposta muito grande e portanto um bom arquiteto conseguiria usar bem esse espaço para produzir uma aparência bastante diferenciada.

Vantagens da casa térrea

  • Custo: O custo de construir uma casa térrea, como visto acima, é uma vantagem considerável uma vez que você tem uma estrutura mais simples, portanto, mais barata. Este é um fato bastante importante para aqueles que pretendem fazer uma construção, mas não querem gastar tanto dinheiro assim.
  • Praticidade: Uma casa térrea e também é mais prática para ser usada no dia-a-dia, como ela geralmente tem menos espaço dá menos trabalho para limpar e o manuseio de objetos também tende a ser mais facilitado pelo fato de não precisar subir e descer escadas.
  • Acessibilidade: Conforme explicado acima, a acessibilidade é sem dúvida nenhuma o ponto forte de uma casa térrea em relação a um sobrado. Para muitas pessoas isso não é um problema, mas existem muitos casos de pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção que pode ver em uma casa térrea uma vantagem maior do que se fosse um sobrado.
  • Conforto térmico: Pouca gente pode atentar a isso, mas quando você faz um sobrado a parte superior fica muito mais exposta ao sol e isto vai trazer mais problema de aquecimento. Em uma casa térrea normalmente você acaba tendo uma exposição menor, uma vez que você tem casas vizinhas que de alguma forma atenuam o sol e com isso você acaba tendo um conforto térmico melhor no piso inferior do que no piso superior de um sobrado.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade