Dicas e informações sobre casa e construção

Assentos sanitários: Convencionais, especiais, infantil e outros

Veja aqui alguns exemplos de assentos sanitários, como os modelos convencionais, de linhas especiais, modelos infantis e ainda os usados em vasos acessíveis para pessoa com deficiência.

O vaso sanitário é uma das invenções de maior importância que ainda usamos até hoje. Graças a ele muitas doenças são evitadas e conseguimos manter o ambiente higiênico e agradável. Mais agradável ainda é se usarmos um assento adequado para o vaso a fim de oferecer conforto no momento de seu uso. Isto é possível escolhendo o modelo certo para cada vaso e obviamente o produto e design que mais nos agrade.

Veja abaixo uma classificação dos tipos de assentos sanitários que poderá ajudá-lo na hora da compra deste produto.

Assentos sanitários convencionais

Os assentos convencionais constituem a maior parte dos produtos e são aqueles usados em larga escala nos diversos modelos de vasos sanitários que temos no mercado. Existem os assentos universais que são aqueles para vasos ovais e são assim chamados por serem os mais tradicionais. Contudo há casos em que o vaso requer o assento específico e portanto é importante ficar atento a esse detalhe na hora da compra.

Os fabricantes dizem que é um “modelo padrão”, mas não são, existem modelos e cores diferentes. O assento sanitário é uma peça importante para o banheiro, além de ser muito útil, tem que ser confortável, pois os assentos sanitários deixaram de ser apenas um utilitário doméstico para fazer parte também da decoração. Então, na hora de comprar os assentos para os banheiros da sua casa, observe os detalhes, para acertar nos dois quesitos.

Exemplos de assentos sanitários convencionais

Assentos sanitários para linhas específicas

Como explicado acima, alguns fabricantes têm produtos em que o assunto universal não irá servir, sendo necessário adquirir o modelo correspondente. Desta forma, para cada vaso terá um assento específico. Geralmente isto acontece com as seguintes linhas:

  • Deca
  • Icasa
  • Celite
  • Incepa
  • Roca
  • Jacuzzi
  • Hervy
  • Ideal Standard
  • Entre outros.

Contudo, é sempre importante verificar esta informação com o vendedor e assim garantir se pode comprar o modelo universal ou se é necessário comprar o modelo da linha específica.

Além do formato e diversos modelos de assentos, existem também vários materiais de fabricação como MDF laqueado que é um material mais leve e muito resistente. Os feitos de poliéster, que tem uma maior durabilidade e são impermeáveis. E os mais confortáveis que são os assentos almofadados, possibilitam uma limpeza fácil e são bastante flexíveis. Você pode escolher o que mais te agradar, pois o que vale é o conforto, mas você também pode escolher para decorar seu banheiro.

Assentos sanitários para vasos de pessoa com deficiência

A pessoa com deficiência necessita que banheiros sejam adaptáveis ou acessíveis para garantir que as mesmas possam usar de maneira adequada. Existe no mercado uma variedade de produtos para banheiros acessíveis, desde vasos, barra de segurança, alça de apoio, torneiras especiais, entre outros.

Quando você instala um vaso especial para acessibilidade é necessário usar também o assunto especial para acessibilidade, afinal temos que tratar acessibilidade como um conjunto onde tudo precisa estar alinhado.

Por isso a bacia sanitária com fenda frontal que geralmente você ver em banheiros públicos, e não sabia a origem dessa entrada na frente. Deve se a necessidade de outra pessoa auxiliar na higiene de uma pessoa com deficiência. Essa utilidade do assento que muitos desconheciam se dar pela adaptação em seguir a ideia de um banheiro confortável, também aos portadores de necessidades.

Veja aqui exemplos de assentos sanitários para vasos acessíveis

Assentos sanitários infantil

Por fim temos os banheiros ou vasos infantis. Este tipo de acento é obviamente menor e não pode ser usado com qualquer vaso. Verifique com o vendedor antes da compra os modelos e usos compatíveis para evitar uma compra desnecessária.

Para tirar as crianças das fraldas, é necessário escolher o modelo certo do assento sanitário infantil. Mas você pode utilizar um assento sanitário infantil que é colocado sobre o assento convencional, fazendo com que a criança consiga utilizar o vaso sanitário comum e se sinta segura e confortável. Verifique o formato do vaso para comprar um assento sanitário infantil compatível.

Se você não sabe qual o modelo do seu vaso sanitário, faça a medida do vaso, comprimento e a largura. Pois existem vários modelos de assento sanitário infantil, e você precisa comprar um compatível com o seu vaso. Por isso é importante levar as medidas para não errar. De preferência escolha um modelo de assento, macio, seguro e com várias estampas ou desenhos atrativos, pois as crianças adoram, e a decoração deve propiciar um ambiente agradável e divertido para elas.

Veja aqui exemplos de assentos sanitários para vasos infantis

Com informações de: Leroy Merlin

Por Casa Dicas e Daniela Carvalho

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade