Dicas e informações sobre casa e construção

Rua movimentada com muito barulho, como resolver?

Carros, motos, caminhões, ônibus e pessoas, junte tudo isso em uma mesma rua e terá a fórmula perfeita para o barulho. Como atenuar o barulho de uma rua movimentada?

Dentre os inúmeros fatores que precisamos analisar na compra de uma casa, apartamento ou de um terreno para a futura construção de uma casa é a questão barulho proveniente de vizinhos, empresas e bares próximos e também da própria rua. A rua é uma das grandes fontes do barulho urbano, pois o uso do automóvel tornou-se necessário para a vida moderna e aqueles que não usam automóveis precisam usar outros meios de transporte como o ônibus que acaba gerando mais barulho que os carros.

Rua movimentada

Carros, motos, caminhões, ônibus e pessoas, junte tudo isso em uma mesma rua e terá a fórmula perfeita para a emissão de ruídos que atrapalha a vida doméstica e tira o sossego de muitas residências. Como expresso no início do artigo, este item precisa ser avaliado na hora da compra e esta análise não pode ser feita em um único momento, isto é, avalie de manhã (bem cedo), no final da tarde e a noite, por exemplo, pois esses são horários críticos ou chamado horário de pico ou rush (pressa ou apressar em inglês).

Rua movimentada carros

Como resolver o problema do barulho?

Mas quando a compra já foi feita a situação é diferente e ai outras alternativas precisam ser avaliadas. Neste caso você terá de recorrer a algumas soluções acústicas para minimizar o problema de barulho proveniente de ruas com muito movimento. Abaixo algumas ideias que poderão ajudá-lo a atenuar o problema:

Casa no fundo: Se a casa ainda não foi construída, considere a possibilidade de fazer a construção no fundo do terreno, assim você ficará mais distante da rua. Esta estratégia pode ter melhor resultado ainda se o terreno for grande, daqueles bem compridos, pois quando mais longe da rua você ficar, melhor. Se houver uma casa na frente ou mesmo um muro bem alto, também pode ser uma boa barreira para os ruídos.

Cômodos no fundo: Se o item acima não for possível, planeje a planta de forma a colocar no fundo os cômodos mais sensíveis ao barulho, como os quartos, mas se o barulho for somente durante o dia, você poderá inverter, colocando a sala de estar e jantar no fundo. Ou seja, é preciso analisar quando ocorre o barulho e avaliar quais cômodos serão mais usados neste período.

Muro alto: Erga um muro alto e totalmente fechado na frente, inclusive com portão fechado e com mínimas frestas entre o portão e o muro. O som ou barulho, ele é capaz de fazer curvas, as uma barreira como esta poderá quebrar um pouco o som. Alguns arquitetos recomendam esta estratégia usando como exemplo os enormes muros que geralmente são erguidos em torno de condomínios próximos a rodovias movimentadas.

Outras soluções: Converse com um arquiteto e peça uma análise da sua casa e as soluções acústicas que poderiam ser adotadas no imóvel em si, como:

  • Trocar portas e janelas vedando-as para impedir a entrada de barulho. Existem modelos mais adequados a isto, mas geralmente a melhor opção são as janelas com vidro duplo e a vedação, muitas vezes precisa ser planejada com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro de som.
  • Criar uma segunda parede de dry-wall com uma manta acústica entre as paredes. O Gesso (dry-wall) é conhecido com ser um bom isolante acústico e havendo a possibilidade de criar uma parede extra com este material, ajudaria bastante.
  • Usar a mesma estratégia anterior para o teto em caso de apartamento onde o barulho vem de cima. Isto é importante, pois é preciso pensar por onde o som esteja entrando e assim criar todas as barreiras possíveis.
  • Entre outras sugestões

Solução definitiva

As dicas mostradas acima ajudam, mas não resolvem o problema como um todo. O som é complicado de detê-lo e em caso de ruas movimentadas e com muito barulho fica mais difícil pois você não tem controle sobre a origem do barulho, o que resta fazer é apenas se defender dele. Há casos em que a solução definitiva ocorre quando você decide sair do foco do barulho e mudar-se dali. Para muitos esta é a única solução que poder resolver de fato o problema.

Eu tinha um terreno e queria construir uma casa para morar ali, mas vou quando comecei a visitar com frequência o local é que percebi que a rua era mais complicada do que eu imaginava. O trânsito era muito intenso de manhã e os carros passavam em velocidade bem alta, isto me incomodou. Depois de avaliar diversas possibilidade e pensar em como eu poderia construir e ao mesmo tempo resolver aquele problema, cheguei a conclusão de que vender o terreno e comprar em outro local mais calmo, seria a melhor alternativa, e assim foi feito.

Antes de comprar um terreno...

Avalie a rua e como é o fluxo de veículos nela. Faça esta avaliação em diferentes horários do dia, como bem cedo quando as pessoas estão indo para o trabalho ou escola, durante o dia para entender o fluxo normal, no final da tarde para a volta do trabalho e também a noite, afinal é um dos momentos de maior atenção.

Avalie também os finais de semana, pois há locais muito calmos durante a semana e parece estar tudo bem, mas nos finais de semana a coisa pega, principalmente se tiver nas proximidades de bares, locais de festas ou mesmo se for uma rua que funcione como corredor para esses locais.

Avalie a perspectiva do local quanto a possibilidade de existir tais problemas. Eu sei que isto é um pouco difícil de fazer, mas existem alguns sinais que podem e precisam ser avaliados. Mesmo que o local seja calmo e a rua promissora, há alguns indicadores importantes a serem vistos, como:

  • Rua corredor no final do bairro. Imagine que seja o último bairro e a rua seja uma espécie de principal para o acesso ali. O que tem depois deste bairro? É uma área vazia que pode ser explorada como loteamento ou novos bairros? Se sim é bem possível que no futuro sua calma rua torne-se um corredor de acesso a esses locais e o movimento aumente muito.
  • A rua é paralela a uma rua principal de mão dupla? Se sim, fique atento, pois no futuro e com o aumento do tráfico na rua principal é possível que a prefeitura coloque ela de mão única e desvie o tráfego na mão invertida para a sua rua e ai já era.
  • Entre outros.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade