Em 2009 comprei minha primeira casa e ela foi financiada pela Caixa. Depois disso, estive envolvido em vários processos de compra e venda de imóveis. Vários deles envolveram financiamento.
O caso mais recente foi no início de 2023 quando precisei novamente fazer o financiamento imobiliário por conta de um apartamento que comprei.
Nesses vários casos, aprendi algumas coisas sobre financiamento de imóveis. Aqui, gostaria de oferecer algumas dicas sobre qual é o melhor banco para este tipo de operação.
Para isso, quero considerar 5 pontos importantes: Taxa de juros, burocracia, tradição, prazo de financiamento e comprovação de renda.
Um dos primeiros itens que eu considero ao procurar por um financiamento imobiliário é a taxa de juros. Ela impacta muito no valor da prestação e consequentemente no valor final do montante pago no financiamento.
Neste último pedido de financiamento, fiz uma análise em vários bancos, incluindo o Bradesco onde minha esposa tinha conta, Banco Inter e Santander onde eu tenho conta, mas optamos pela Caixa que estava com a melhor taxa de juros.
Não dá para cravar, até porque as diferenças podem ser pequenas entre um banco e outro, mas a Caixa costuma ter a melhor taxa de juros para este tipo de financiamento.
Um fato importante que precisa ser levado em conta e se você tem um score alto junto ao seu banco. Bom relacionamento com o banco pode significar taxas mais baixas.
Pesquise, faça simulados e compare as taxas de juros.
A burocracia é um problema bem complicado em financiamentos. Na Caixa eu já conheço bem o processo. No ano passado vendi uma casa e o comprador financiou pelo Bradesco. Basicamente a burocracia foi muito similar, então não tem para onde correr.
Um colega de trabalho havia sinalizado que no Itaú, onde salvo engano ele havia financiado a casa dele, o processo tinha sido bem rápido, mas eu mesmo não fiz por lá e não posso atestar que de fato seja mais rápido. Se você é cliente do Itaú ou queira considerar este banco como a opção de financiamento, pode ser uma alternativa.
A burocracia é mais ou menos o seguinte: 30 dias para aprovar todo o processo (desde a entrada até a assinatura do contrato) + 30 dias para o vendedor receber o dinheiro do banco.
Esses prazos são referência apenas e pode ser maior ou até um pouco menor dependendo de cada caso.
A Caixa é o banco com maior tradição em financiamento de imóveis. Santander, Bradesco, Itaú e outros também são instituições sólidas e com boa tradição neste segmento, mas acredito que a Caixa tenha maior tradição.
Isto se deve especialmente pelo fato de ser um banco público e por atender a programas habitacionais do governo.
Agora, tradição é importante, mas não determinante para tornar um banco melhor do que outro. É preciso olhar para os outros fatores também.
O prazo de financiamento máximo no Brasil é de 420 meses e isto se aplica a todos os bancos. Portanto aqui, tanto faz se é a Caixa, o Santander, Bradesco ou outro banco.
Contudo, nem sempre os bancos consideram o prazo máximo, afinal, dependendo do perfil da pessoa, o banco pode limitar em uma quantidade de meses.
No meu caso, por exemplo, o Bradesco limitou em 360 meses, já na Caixa foi menos ainda, 340 meses.
Eu já fiz um artigo explicando a questão da idade para efeito de financiamento, mas além da idade, o banco pode considerar também a renda familiar comprovada, bem como outros itens.
O atendimento pode variar sim de banco para banco. Aqui talvez seja um item para você prestar bastante atenção, pois geralmente pessoas que trabalham dispõe de pouco tempo para correr atrás de documentação e ficar negociando com banco.
Na Caixa, existe os correspondentes bancários que é o melhor caminho para quem não quer se preocupar muito com a burocracia e os trâmites. Basicamente eles fazer este trabalho e você vai resolvendo por WhatsApp.
Nos demais bancos é preciso entender quais as opções e canais eles disponibilizam para o atendimento.
Conheço o Santander e Inter. São bons, mas poderiam melhorar bastante na questão do atendimento.
No Itaú, na época que fui cliente, a gente ainda tinha de ir ao banco falar com o gerente. Faz tempo né? Espero que estejam melhor hoje.
No Bradesco, onde estamos tendo mais contato hoje, temos um atendimento bem personalizado, mas talvez seja por conta da empresa que minha esposa trabalha e enfim, tem lá umas facilidades. Não sei se este é o padrão para todos os casos.
Eu fiz pela Caixa. A minha decisão foi baseada na taxa de juros deles que foi melhor. Poderia fazer em qualquer outro banco que me oferecesse melhores condições.
Se você é cliente do Bradesco, tente primeiro no Bradesco. Se é cliente no Santander, tente primeiro no Santander e assim por diante. Este é o melhor caminho e em tese é onde você poderá obter as melhores condições, como taxas de juros, atendimento, mais agilidade, etc.
Se o seu próprio banco não oferecer melhores condições do que outro, como a Caixa, por exemplo, não faz sentido financiar ali.