Dicas e informações sobre casa e construção

Aquecedores de água a gás, elétrico ou solar? Qual usar?

Veja aqui os tipos de aquecedores de água para ser usada em residências, como os aquecedores de água a gás, elétrico ou solar. Veja modelos e aplicação de cada um deles.

O aquecimento da água é uma das necessidades mais comuns que temos em casa. Historicamente o chuveiro desempenhou esta função usando a eletricidade, mas com o passar do tempo e com o aumento do consumo de energia elétrica por conta dos inúmeros aparelhos e aplicações, ficou claro que era necessário buscar também alternativas ao consumo de energia elétrica e assim surgiu outras formas de aquecimento de água, como o uso de gás e principalmente da energia solar.

Veja abaixo alguns modelos de aquecimento de água, bem como exemplos de produtos que exercem esta primordial função em nossa casa.

Aquecedor elétrico

O aquecedor de água elétrico pode ser usado para torneiras, banheiras e outros fins. Ele tem como vantagem o fato de não exigir modificação na estrutura hidráulica e por isso é mais simples a instalação, bem como o seu uso. Normalmente ele é usado no sistema de aquecimento por passagem onde a água e aquecida já próximo do local de uso e também no momento de uso.

Veja aqui modelos de aquecedores elétricos

Temos de considerar aqui o tradicional chuveiro elétrico que é de certa forma um aquecedor de água. Este tipo de chuveiro é muito comum no Brasil e provavelmente o mais usado.

Aquecedor a gás

Os modelos de aquecimento de água a gás podem ser uma alternativa ao uso da energia elétrica, bem como da energia solar. Em um sistema de aquecimento por energia solar pode haver problemas em caso de muitos dias seguidos de chuva e tempo fechado onde não há sol para fazer o aquecimento. Nesses casos o aquecimento a gás é uma boa alternativa já que não depende de fatores naturais.

O aquecedor a gás pode usar gás natural ou o GLP, que é o gás de cozinha, como nós conhecemos. Há também modelos que aquecem a água por passagem, ou seja, no momento em que ela será usada, assim como acontece com o chuveiro elétrico, por exemplo. Outro modelo faz o aquecimento por acumulação, usando uma caixa ou boiler para armazenar a água quente e assim ser usada já aquecida.

Veja aqui modelos de aquecedores a gás

Aquecedor solar

Este tipo de aquecedor é o mais indicado por usar energia limpa e de graça, o sol. Depois de instalado não haverá despesas com conta de gás ou energia elétrica para o aquecedor, isto faz dele o modelo mais desejado e já amplamente usado no Brasil que tem um enorme potencial, já que temos sol abundante na maioria dos dias do ano.

O sistema de aquecimento solar é composto por:

  • Um boiler. Caixa de água especial que faz o armazenamento da água aquecida. Aqui é importante saber a quantidade de água necessária para atender sua casa diariamente e assim comprar um tamanho adequado.
  • Coletores solares. São as conhecidas placas solares que captarão a energia do sol e as transformarão em calor, o suficiente para fazer o aquecimento da água que será armazenada no boiler para uso posterior.
  • Acessórios. Alguns acessórios podem ser usados como o misturador de água, controlador de temperatura, despressurizador para boliler, entre outros.

Veja aqui modelos de aquecedores solar

Aquecimento por passagem e por acumulação

Já foi citado acima, mas é importante ainda ressaltar a diferença em termos práticos desses dois modelos de aquecimento da água. O primeiro é bem conhecido e usaremos aqui o exemplo do chuveiro elétrico que aquece a água no momento em que ela será usada. A vantagem desse sistema é que você pode inclusive controlar o nível de aquecimento.

O aquecimento por acumulação é o modelo usado no aquecedor solar, por exemplo e a água é aquecida durante o dia, enquanto tem sol e armazenada no boiler (caixa) para ser usada posteriormente, como a tarde ou a noite, por exemplo.

Então imagine que tenha várias pessoas na sua casa e ao chegar do trabalho todos tomam banhos demorados e com isso acaba usando boa parte da água aquecida. O que vai acontecer é que a água que foi usada será reposta, mas não quente, pois é noite e não tem sol para aquecer a água. Então será misturado água fria com o pouco de quente que sobrou, tornando a água morna. Se o consumo for muito alto e consumir toda água quente, o que ficará para o dia seguinte será água fria, até que o sol nasça e comece novamente o aquecimento.

Por isso é importante comprar um boiler que tenha um tamanho adequado ao seu uso e assim evitar o problema acima descrito.

Opiniões

Abaixo relaciono as opiniões de diversas pessoas sobre o aquecedor para lavatório. Essas pessoas foram convidadas a opinar sobre este produto, levando em consideração às suas respectivas experiências com este produto. Confira:


Não podia deixar de comprar esse aquecedor pois muitas clientes estavam reclamando da água fria na hora de lavar os cabelos, como meu salão ainda não está totalmente pronto eu ia deixar mais pra frente mas não tive pra onde correr e comprei esse, não me arrependi nem um pouco, faz bem o que precisa ser feito e foi fácil de instalar, gostei bastante.

Muito ruim, não aquecia de jeito nenhum e quando aquecia era quente demais, chegou a queimar a cliente, vou correr atrás para devolver e vou querer meu dinheiro de volta, estou muito chateada com isso, não gostei.

Bianca da Silva Cardoso , Rio de Janeiro-RJ


O aquecedor para lavatório é um dispositivo é uma boa solução para a questão de água quente em lavatórios, dispensando-se as antiestéticas torneiras elétricas,

Já instalei alguns desses dispositivos e posso dizer que após encontrado e definido o local ideal para a sua instalação, o processo é limpo e relativamente rápido. As conexões hidráulicas, de entrada e de saída da água, são "padrão" o que facilita a interligação.

É recomendável que a instalação hidráulica seja feita por profissional experiente e competente e que a instalação elétrica seja idealizada e executada por técnico habilitado e que atente para a seção dos condutores e a capacidade do disjuntor de proteção.

O tamanho do módulo aquecedor para lavatório, que proporcionalmente ao tamanho do gabinete ou tão somente o tamanho da cuba, considera-se grande, e a dificuldade de se manter o mais oculto possível esse apêndice acessório, são alguns fatores negativos detectados.

Luiz Antônio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ


Quando minha amiga ficou desempregada, ela ficou desesperada. Com isso, ela acabou decidindo abrir um salão de beleza, e me pediu ajuda na compra desse produto. Quando terminamos as compras abrimos o salão. No entanto, percebemos que precisávamos que a água do lavatório de cabelo precisava ficar aquecida, e isso não era possível sem um aquecedor para lavatório. Então pesquisamos em diversos fóruns da internet por produtos que pudesse solucionar esse problema, foram várias buscas que deram erradas, até que um dia, ao folhearmos uma revista de uma determinada loja, nos deparamos com um aquecedor para lavatório e o compramos. Devo dizer que essa foi uma das melhores escolhas que minha amiga já fez em toda sua vida, pois o produto é de ótima qualidade e agora minha amiga não precisa ficar estressada em relação ao aquecimento da água do lavatório.

Ponto negativo: o seu alto custo no mercado de consumo.

Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia


Em dias bem frios o aquecedor para lavatório traz conforto para clientes. Embora não seja algo que esquente muito, permite conforto ao lavar cabelos em dias bem frios. Atende bem ao que se propõe. Por ser elétrico pode ser facilmente instalado. E por ser de baixa voltagem não consome tanta energia, então não precisa se preocupar com aumentos exorbitantes na conta de luz. Pequeno e discreto, não chama atenção é não comprimente o design do local a que é instalado.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade