Casinha de despejo, casinha de bagunça, quartinho da bagunça, armário externo, dentre outros. Muitos podem ser os termos usados para designar este cômodo que é bastante comum em muitas residências no Brasil e que tem grande importância na maneira como as coisas são organizadas em uma casa.
Aliás, organização é a palavra certa, muito embora este cômodo em muitos casos não é nada organizado, mas é o que ele proporciona para o restante do imóvel que podemos considerar em termos de organização.
O que acontece é que quando não se tem o tal do quartinho da bagunça, ela provavelmente ficará espalhada pela casa e isto pode ser bem complicado em termos de organização. Assim, o quartinho de despejo, mesmo que bagunçado vai dar um respiro para os demais ambientes da sua casa e aí é que está o lado bom.
O que normalmente se guarda neste cômodo?
Quando você faz a construção ou a reforma da casa é muito comum sobrar pisos, tintas, pedaços de cano, fios elétricos e materiais elétricos, materiais hidráulicos, dentre outros. As vezes essas sobras podem ser úteis e por isso é recomendável guardar.
Assim, essas sobras precisarão de um espaço apropriado para serem armazenadas e não ficar jogado pela casa ou pelo quintal. É verdade que muitas dessas coisas que a gente guarda, acaba não sendo usada e fica lá só ocupando espaço, mas existem podem ser que venha a precisar delas e neste caso é melhor tê-las guardadas.
A casinha de despejo pode ser também bastante útil para guardar ferramentas, como chaves de fenda, martelo, serrinha, alicate, chave de cano, tesouras, cortador de grama, ferramentas de jardinagem, dentre outras.
Ter ferramentas em casa é bastante indicado pois há muitos serviços domésticos e pequenos reparos que podem ser feitos por você mesmo, desde que tenha ferramentas em casa para ajudar a executar o trabalho.
Existem casas onde há espaço na própria lavanderia para guardar os materiais de limpeza, mas quando não há esses espaços, o quartinho da bagunça pode bem ser o local mais adequado para isso.
Materiais de limpeza podem ser comprados em quantidades maiores e assim estocados por mais tempo. Isto é bom, pois você pode encontrar promoções e fazer uma compra em quantidades maiores e economizar com isso.
Além disso, pode-se guardar também vassouras, rodos, esfregão, enceradeira, dentre outros.
Dependendo do tamanho do cômodo, ele pode ser usado também para guardar bicicletas e também brinquedos. Em muitas casas existem o quarto dos brinquedos, mas quando ele não existir, pode ser improvisado um espaço para guardar os brinquedos, especialmente aqueles que se usa pouco.
É possível usar este cômodo como a casinha do gás, ou seja, o local onde se deixa o botijão de gás. Contudo, como sabemos o botijão de gás precisa ficar em um local aberto e ventilado, por isso é importante considerar isso no planejamento deste cômodo e se for esta a intenção.
Existem coisas que as vezes precisamos ter em casa, mas o uso é esporádico, então o melhor lugar para deixar guardado é exatamente no quarto de bagunças. Assim, pelo menos quando precisarmos, sabemos onde está. Esta é uma premissa importante da organização de uma casa.
Por fim, acredito que o quartinho de bagunça é uma espécie de guarda tudo, ou seja, aquilo que não deve ficar dentro de casa, deve ir para lá. Assim, pelo menos teremos um espaço em casa onde é possível manter as coisas organizadas, ou não, mas que nos ajudará a manter a casa organizada. Isto sim é uma coisa boa.