Dicas e informações sobre casa e construção

Rolo ou pincel? Qual é melhor para pintar portas de madeira?

Para fazer a aplicação de verniz em portas e janelas de madeiras, o que é mais recomendado usar os. Do rolo ou pincel? Qual deles oferece melhor produtividade e permite uma qualidade melhor aplicação? É muito difícil pintar uma porta e uma janela de madeira utilizando apenas um pincel comum? Quais as dicas e os detalhes que precisa ser considerados na preparação da madeira pintura dela?

Quando fui pintar as portas da minha casa de madeiras eu queria usar o rolo uma vez que entendia que seria mais fácil fazer aplicação com ele resultado poderia também ficar melhor uma vez que ele desliza de forma mais uniforme sobre a superfície em que você está fazendo aplicação da tinta verniz. Porém como eu sabia que havia partes em que seria difícil utilizar o rolinho, comprei também alguns pincéis para fazer trabalho utilizando ambas as peças ou as ferramentas.

Uso do rolo

Logo percebi que fazer aplicação de verniz utilizando o rolinho não seria uma tarefa tão simples uma vez que não é prático para este trabalho e que você acaba perdendo às vezes muito tempo com ele e logo na primeira peça que eu estava pintando, acabei abandonando o rolo por entender que não seria a melhor alternativa para fazer aquele trabalho.

Uso do pincel

Então fiz toda aplicação do verniz utilizando apenas o pincel e embora aparentemente imagina-se que seria mais lento de mais difícil é exatamente o contrário, você acaba tendo boa produtividade usando pincel, mais agilidade consegue fazer aplicação na porta inteira, isto é nas partes lisas da madeira e também nos cantos e próximos de dobradiça onde você precisa fazer aplicação com mais cuidado.

Como pintar portas e janelas de madeira com pincel?

Madeira é um material bastante delicado em termos de pintura ou qualquer superfície que você venha aplicar sobre ela e para isso é necessário tomar alguns cuidados para que você tenha um bom resultado e que a pintura seja uniforme e durável. Mas a madeira é também um material bastante fácil de trabalhar e com alguns cuidados você consegue um bom resultado na aplicação da tinta ou verniz.

Preparação

Quando fui pintar as portas da minha casa, o melhor aplicar o verniz comecei lixando a madeira e depois já apliquei uma primeira demão de verniz. Conversando com meu sobrinho que é pintor profissional, ele recomendou que eu fizesse de maneira diferente, ou seja, antes de lixar madeira ideal seria que eu aplicar um fundo preparador e depois que estiver seco normalmente a madeira iria arrepiar e aí seria o momento ideal para eu lixar e deixar ela bem lisinha para receber o verniz. Portanto fica esta dica, pois na verdade depois que apliquei a primeira demão de verniz, mesmo estando com a madeira já lixada ela arrepiou e eu tive que lixar novamente para poder aplicar a segunda demão.

Na preparação você deverá também retirar as fechaduras e se isto não for possível, use fita crepe para envolvê-las, assim como as dobradiças da porta.

Aplicação do verniz

Pode ser feita com pincel, pois com ele você acaba tendo um pouco mais de agilidade na aplicação. Algumas pessoas recomenda o uso do rolo, mas sinceramente eu não gostei e achei que você perde muito tempo e é bem mais difícil fazer aplicação uma vez que alguns detalhes você não consegue fazer com o rolo. Outra dica importante é que você precisa usar o pincel acompanhando aveia da madeira, isto é, normalmente você passa o pincel no sentido vertical e não necessariamente no sentido horizontal.

PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação. O uso do pincel foi uma opção minha apenas.

Diluição

Um cuidado que você deve ter é com a diluição do verniz que normalmente é feito com águaraz, também deve se considerar a quantidade certa de diluição para facilitar a aplicação do mesmo. Neste caso eu recomendo você seguir alimentação do fabricante do verniz que você estiver utilizando, mas normalmente a diluição não passa de 10%.

Algumas dúvidas respondidas sobre acabamento de portas de madeira

Verniz ou pintura?

Normalmente se aplica verniz, mas algumas pessoas optam por fazer primeiro uma pintura e depois aplicar o verniz em cima. Depende de cada um, se você quiser manter as características originais da madeira, apenas o verniz é suficiente.

A pintura é indicada quando a porta não está com boa aparência ou quando a pessoa quer que todas as portas tenham a mesma aparência, então se aplica uma pintura, geralmente o mais próximo possível da cor da madeira e finalmente aplica-se um verniz para dar o acabamento.

O que fazer com defeitos nas portas?

Existem defeitos que podem ser corrigidos, pois existe uma massa para portas que permite fazer a correção de pequenos defeitos, como cantos quebrados e lascas que se soltam da madeira. Uma vez coberto com essas massas, a porta pode ser pintada e envernizada normalmente.

Mas se o defeito for muito grande, talvez não dê para reaproveitar desta forma. Isto inclui portas muito envergadas ou aquelas que soltam bolhas que dificilmente podem ser resolvidas.

É possível desempenar uma porta de madeira?

Portas de madeiras, especialmente aquelas que usamos como as portas internas que colocamos em uma casa e as vezes empenam. Quando se trata de um problema mais simples é possível até desempenar aplicando forçando a madeira em sentido oposto, mas quando ela estiver muito empenada, talvez a opção mais sensata seria trocar a folha da porta. Tudo vai depender da flexibilidade da madeira que você tem ido com grave ao problema.

O tratamento de uma porta de madeira maciça para uma oca é o mesmo?

Do ponto de vista de acabamento, não existe muita diferença, afinal ambos os casos vão precisar de receber um tratamento que inclui lixar, envernizar ou em alguns casos até pintar a madeira. Isso vale também para a manutenção, pois de tempo em tempo, as vezes é bom reaplicar uma nova camada de verniz.

O que difere de um modelo de porta com madeira maciça para os demais modelos é a sua resistência, mas isto não tem a ver com acabamento em si, mas com a forma como ela foi produzida e o material que foi usado.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade