Dicas e informações sobre casa e construção

Batentes e guarnições, dobradiça, fechadura e puxadores

Conheça os vários exemplos de batentes e guarnições para portas, dobradiça, puxadores e fechaduras interna e externa, elétricas, tubulares de portão e outros modelos.

Uma porta de madeira é composta por várias partes, como folha, batente e os acessórios que a complementam como dobradiça, puxador, fechadura e outras partes. É muito importante conhecer bem essas partes para saber fazer a compra correta da porta, bem como a melhor forma de criar o conjunto de itens que a compõe. Veja abaixo algumas dessas partes.

Batentes

Os batentes são parte daquilo que chamamos de porta. Na verdade muita gente pode pensar erroneamente no que seja uma porta. Geralmente o termo é associado à folha da porta, mas além dela existe o batente, guarnição, dobradiça, fechadura e etc.

O batente é onde a folha da porta é fixada e este é chumbado na parede para garantir a sustentação das folhas, abertura e fechamento das mesmas.

Veja aqui exemplos de batentes de portas

Guarnições

As guarnições são pedaços de madeira que são pregadas nos batentes para fazer o acabamento da porta. Eles são da mesma altura dos batentes, mas tem larguras e formatos diferenciados que permitem criar vários tipos de acabamento.

Veja aqui exemplos de guarnições de porta

Dobradiça

A dobradiça é usada geralmente em portas de madeira e são fixadas no batente e na folha da porta, para permitir que esta possa abrir e fechar. Existem tamanhos e espessuras diferentes para cada tipo de folha. Os modelos de folha de porta de madeira maciça precisam de uma dobradiça mais reforçada.

Veja aqui exemplos de dobradiças

Fechaduras

Há uma infinidade de modelos de fechaduras e elas visam atender às mais diversas necessidades. Entre os modelos mais comuns podemos destacar os seguintes exemplos abaixo:

Puxadores

Os puxadores também podem ser encontrados em muitos modelos para atender a todos os gostos e necessidades. Dependendo do modelo da porta, existirá modelos de puxadores mais adequados.

Veja aqui exemplos de puxadores de porta

Algumas perguntas respondidas

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre portas de madeiras e seu uso em casa. Dicas de como evitar alguns dos problemas mais comuns com esse tipo de porta.

Como evitar que portas fiquem batendo com o vento?

Este é um problema bastante comum em muitas residências e a sua ocorrência é bastante incômoda, pois além de assustar acaba gerando muito barulho, que não agrada a maioria das pessoas.

As portas batem pelo fato de existir uma corrente de ar dentro da casa e assim possibilitar o seu fechamento involuntário.

Para evitar este problema, existem duas alternativas bastante eficazes: a primeira é você calçar a porta e assim impedir que ela se fecha involuntariamente, mesmo quando ocorrer uma corrente de ar dentro do ambiente. A segunda alternativa e manter janelas e outras portas que dão acesso a parte externa fechadas, desta forma você elimina a possibilidade de formar corrente de ar dentro de casa.

Como eliminar os rangidos ao abrir ou fechar portas?

Este é outro problema que incomoda bastante, especialmente a noite quando você se levanta para ir ao banheiro está muito silencioso. O rangido é mais comum em épocas muito secas e com isso as dobradiças ficam girando ferro sobre ferro gera este ruído incômodo.

Uma boa alternativa seria lubrificar as dobradiças com o famoso óleo de máquina que permite que elas deslizem mais suavemente e assim não ocorra o barulho. Aqui entra o princípio geral de lubrificação que ocorre em muitos ambientes, como o óleo do motor do seu carro.

Tem algum produto para evitar barulho na batida da porta quando for fechada?

Sim, isto é possível. Existem alguns produtos do tipo velcro que você coloca no batente da porta e assim quando você fecha a porta, o fechamento não ocorre madeira contra madeira e sim madeira contra o velcro. Esta é uma boa alternativa para evitar esse barulho bastante incômodo na abertura e principalmente no fechamento de portas de madeira.

O que usar como calço de portas para mantê-las abertas?

Existem alguns calços de plástico ou de silicone que funcionam como uma cunha que podem ser fixados embaixo da porta, impedindo assim que ela se fecha involuntariamente, quando acontecer uma corrente de ar, por exemplo.

De forma alternativa, existem pessoas que usam pequenos sacos de areia ou de algum material que impeça o fechamento da porta. Livros, objetos pesados e até cadeira podem ser utilizados para este fim, mas acredito que o calço de plástico silicone seja a melhor alternativa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade