Dicas e informações sobre casa e construção

Ar condicionado de Janela ou Parede e Split, qual é melhor?

Qual modelo de ar condicionado é mais conveniente na hora da compra: o modelo split que é dividido em duas partes ou o modelo da janela ou parede que é uma peça só.

O verão chegou e com ele o calor. Nossas cidades cresceram e o uso indiscriminado do concreto tornaram as cidades muito quentes, ou como costumam dizer, são ilhas de calor. Diante disso uma alternativa cada vez mais adotada pelos brasileiros é o uso do ar condicionado nas residências. Mas diante dos vários modelos disponíveis, fica a pergunta: qual é o melhor? Entre os modelos mais usados estão os de janela ou parede e o split. Veremos uma breve análise deles.

Ar condicionado de janela

É o modelo mais antigo e já é usado por aqui há muito tempo. Tem como característica o fato de ser uma peça só e sua instalação requer um buraco na parede ou na janela para que ele seja apoiado e fique com a frente para dentro do imóvel e a parte traseira para fora da parede. Muitas construções como em edifício de apartamentos, o espaço para esse tipo de ar condicionado já é feito na própria construção. Basta olhar para os edifícios em sua cidade e notará em muitos deles esta característica.

O ar de janela ou parede também é conhecido por emitir bastante barulho e a famosa "gotejação" de água na parte externa, já que o ar retira a água do ambiente interno e fora para fora. Este tipo de equipamento aparentemente tende a ficar em baixa no mercado em vista das demais opções de modelos disponíveis.

Ar condicionado Slipt

O termo split vem do inglês e pode ser entendido como divisão e é exatamente isso que acontece com ele, este modelo tem como característica o fato de ser dividido em duas partes, sendo a parte interna que fica aparente no interior do imóvel e a parte externa que deve ser instalada do lado de fora do ambiente. As duas partes ficam ligadas por uma tubulação própria e bastante cara, portanto quando mais distante ficar uma parte da outra, mais cara será a instalação.

Veja abaixo um vídeo explicativo das características de cada um deles:

Qual deles é melhor: slipt ou de janela?

Eu optei pelo modelo split por alguns motivos que relaciono abaixo:

Moderno. Este tipo de equipamento é mais moderno e no meu entendimento há vantagens que podem ir de um design mais apresentável e condizente com o ambiente até uma possível economia de energia elétrica. Digo possível pois não fiz comparação, mas todos os equipamento mais novo e moderno tende a economizar mais energia.

Conveniência. No meu caso não seria possível usar o modelo de janela, pois o local onde ele deveria ser instalado é uma parede que está na divisa do terreno e com eu não poderia colocar a parte lateral no quintal do vizinho. Com o split eu puxei a tubulação por cima do forro da casa e coloquei a parte externa do outro lado da casa dentro do meu terreno. Creio que outras pessoas teria esse mesmo problema, ou algum similar, nesses casos o split é a solução.

Barulho. O modelo de janela faz muito barulho e embora a parte externa do split também faça, acredito que o ruído emitido é menor do que o modelo de janela.

Inverter. Os modelos split tem agora também a opção de serem inverter que é uma tecnologia integrada a alguns modelos que permitem menor consumo de energia enquanto estão em uso. Com esta tecnologia o aparelho não desliga e liga como nos modelos convencionais, mas permanece em atividade o tempo todo. Segundo especialistas isto economiza energia pois permite que a temperatura fique mais constante evitando os picos que são comuns nos modelos convencionais.

Conclusão

Eu não fiz nenhum comparativo entre os dois modelos para perceber outras diferenças que poderiam ser relevantes. O preço entre eles são bem parecidos, a instalação dependendo da situação também tem suas características. Acho que o ponto mais importante a considerar é a conveniência apresentada acima.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade