Dicas e informações sobre casa e construção

O que é colchão d28, d33 e d45?

Você sabe o que significa as especificações d28, d33 e d45 muito usadas para colchões? Saiba o que é a densidade e como devemos escolher na hora da compra. Qual a diferença entre os tamanhos queen size e king size? Dentre outras questões.

O que se verifica de diferença entre D28, D33 e D45 é apenas a densidade da espuma, ou seja, entende-se por densidade neste caso é a quantidade de espuma utilizada por metro cúbico para a confecção de um colchão, seu biotipo físico é quem determina o tipo de colchão que melhor atende sua necessidade. Veja a densidade e suporte abaixo:

D28, utilizado 28kg de espuma por metro cúbico:

  • pessoas de 51 a 60 quilos de até 1,50 de altura;
  • pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,61 a 1,90 de altura;
  • pessoas de 81 a 90 quilos acima de 1,90 de altura.

D33, utilizado 33kg de espuma por metro cúbico:

  • pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,51 a 1,60 de altura;
  • pessoas de 81 a 90 quilos entre 1,61 a 1,80 de altura;
  • pessoas de 91 a 100 quilos a partir de 1,81 e acima 1,90 de altura;
  • pessoas de 101 a 120 quilos acima de 1,90 de altura.

D45, utilizado 45kg de espuma por metro cúbico:

  • pessoas de 101 a 120 quilos entre 1,61 e 1,70 de altura;
  • pessoas de 121 a 150 quilos entre 1,71 e 1,90 de altura.

Atualmente existem no mercado outros tipos de colchões que podem tornar sua escolha um pouco mais difícil, trouxemos aqui alguns modelos para facilitar sua análise.

Colchão de Molas

No caso dos colchões de Molas, o que define sua escola é o tipo de mola utilizado na confecção do colchão, são identificados aqui 5 tipos diferentes:

  • Molas bonnell: de 1 a 90 quilos: (feito com molas de aço entrelaçadas e recoberto com uma fina camada de espuma)
  • Molas TriPower – o novo bonnell: de 1 a 90 quilos: (feitas com alto teor de aço carbono, os modelos Americanflex utilizam diversas molas por metro quadrado)
  • Molas ensacadas individualmente: de 1 a 90 quilos: por serem ensacadas individualmente não encostam umas nas outras, proporcionando maior conforto e estabilidade, é ainda o modelo mais usado e vendido atualmente)
  • Superlastic: de 1 a 100 quilos: (utiliza ainda maior quantidade de mola por metro quadrado na fabricação, tende a ser mais estável)
  • LFK: de 1 a 140 quilos: (é indicado para pessoas mais pesadas pois utiliza maior quantidade de mola por metro quadrado na confecção).

Os três primeiros tipos atendem a mesma capacidade de peso o que marca a diferença entre eles é que no modelo Bonnell as molas permitem um maior “molejo” do colchão dando aquele efeito “cama elástica”, mais indicado para colchões de solteiro ou de uso individual, uma vez que estando dois na mesma cama o movimento de um é facilmente percebido pelo outro, principalmente se o sono for leve.

As molas ensacadas individualmente são mais indicadas para colchões de casal pois ela proporciona maior estabilidade e resistência, não tendo o “efeito cama elástica”, os movimentos tendem a ser absorvidos pelo molejo sem que o companheiro perceba a movimentação.

Todos esses fatores são importantes para uma boa análise antes de adquirir ou trocar seu colchão, afinal eles são responsáveis por proporcionar o descanso necessário e conforto para suas noites de sono.

E esse modelo da Polishop?

O avanço tecnológico chegou também para os colchões, se você é do tipo que gosta de experiências novas, a polishop tem apresentado um colchão que chega na sua casa embalado à vácuo.

É o modelo de Molas Ensacadas Recoveryou Mattress, ele é apresentado com estrutura de molas ensacadas, recoberto com uma camada de espuma de densidade D45 e base em espuma de densidade D33, suporta até 130 kg.

Promete uma tecnologia de Grafeno (uma forma cristalizada do carbono, um produto condutor de calor e eletricidade), por isso a propaganda diz: “que dissipa o calor do corpo para evitar que seu sono seja interrompido. E também dissipa a energia estática que seu corpo absorve ao longo do dia, para você relaxar por completo!”

Agora que você já conhece um pouco da tecnologia por trás da fabricação dos colchões, é indicado que visite uma loja física e experimente o produto antes de comprar, isso ajuda na escolha, mas se você é o tipo de pessoa que se adapta bem a situações novas, pode comprar pela internet após uma análise das dicas acima.

Fontes:

Perguntas e respostas

Qual a diferença entre os tamanhos queen size e king size?

O tamanho queen size possui as dimensão de 1,98 m de altura x 1,58 m ou 1,60 de largura. Já o tamanho king size para o modelo casal possui o tamanho de 1,98 m de altura x 1,85 m de largura e os Super King de 2,03 m de altura x 1,93 m de largura.

O tamanho King tem como uma vantagem que você pode usar o colchão inclusive em qualquer um dos lados dele, se você for uma pessoa de baixa estatura pois tanto a sua largura como a altura são muito próximas uma da outra.

Quanto tempo dura um colchão?

Com a minha experiência, normalmente em torno de cinco anos é o tempo médio para você trocar de colchão. Isto se você tiver comprado um colchão de boa qualidade. É verdade que muita gente utiliza por muito mais tempo do que isso, mas alguns tipos de colchões e algumas pessoas não aguentam mais que isso, quando o colchão começa a ceder e geralmente é comum dar dores nas costas.

É claro que eu tempo de duração ou a vida útil de um colchão dependerá muito de como você usa e do peso que ele suporta. Também deve ser levado em conta se não houve nenhum tipo de dano como molhar ou uso de maneira inadequada.

Colchão duro é melhor?

Especialmente as pessoas mais idosas tem opção por um colchão pouco mais firme, isto ocorre para evitar dores nas costas por conta de espuma ou mola que são muito flexíveis nos colchões mais moles. Contudo, cada pessoa tem um gosto diferente e a melhor estratégia é sempre aquela de testar para encontrar um modelo que se adéqua melhor ao seu corpo.

Recentemente troquei o meu colchão e acabei optando por um bastante duro pois estava acreditando que ele seria melhor para coluna. Se é melhor para esse fim eu ainda não sei, mas o desconforto dele é notório e olha que eu gosto de coxão duro, mas esse superou um pouquinho as expectativas e isso me levou algumas noites para o sofá. Então, se você está acostumado com colchões mais moles, não compre de cara um colchão muito duro, vá mudando aos poucos para seu corpo ir se acostumando.

Virar o colchão é uma boa técnica?

Algumas pessoas costumam fazer isso e pode ser relevante em alguns casos. Primeiro é preciso considerar se o seu modelo do seu colchão é para ser usado de um lado só ou se ele permitir virar. Caso permitir, virar o colchão pode trazer algum benefício por algum tempo. Existem, contudo, alguns colchões que são projetados para serem usados de um lado só, nesse caso não seria recomendável virar o colchão.

Colchão de espuma ou de mola?

O colchão de espuma costuma ser definido pela sua densidade, tendo os modelos 28,33 e 45 que determina o quanto resistente é a espuma, sendo 45 a mais firme dessas citadas. Os colchões de mola têm uma tecnologia um pouco diferenciada e a sua proposta é que eles não vão ceder tão rapidamente e por isso oferece um conforto melhor.

Desta forma, creio que os colchões de mola respondem melhor a questão do conforto e da durabilidade, mas são mais caros e não são todas as pessoas que gostam dele.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade