Dicas e informações sobre casa e construção

Alicerce da casa. Impermeabilização, concreto usinado e outros

Veja algumas dificuldades e cuidados que tomamos em relação ao esquadrejamento da casa, a fidelidade às medidas dos cômodos e também em relação à impermeabilização do alicerce.

A construção da casa em si finalmente começou. Depois de aproximadamente 6 meses discutindo e modificando o projeto e após ter feito a preparação do terreno e erguer o muro, o início da construção da casa era aguardado com certa ansiedade, afinal há pressa para a conclusão e consequentemente a mudança para o novo endereço. Para fazer o alicerce alguns cuidados tiveram de ser tomados, entre eles destaco os seguintes:

Esquadrejamento

O primeiro ponto foi um problema que houve ao esquadrejar a casa. Meu terreno não tem medidas regulares, ou seja, ele não é retangular, como de costume e para piorar a frente deve tem uma leve curva e o engenheiro considerou a frente reta ao fazer a planta. O resultado foi uma diferença naquilo que havia da planta com o que de fato pedreiro encontrou no terreno. Por conta deste problema, tive de abrir mão de meio metro a mais na frente do terreno e fazer alguns pequenos ajustes no tamanho da sala e cozinha.

Alicerce para a construção

Medidas dos cômodos

Outra preocupação que tínhamos era se ao demarcar o local do alicerce, o pedreiro fosse fiel ao desenho da planta e não houve alteração no tamanho dos cômodos. Embora a gente espera que esse tipo de coisa não aconteça, mas todos erram e temíamos que alguma diferença pudesse acontecer e de fato aconteceu, mas foi para mais e não para menos. Na verdade em função do problema do esquadrejamento, algumas medidas tiveram de ser alteradas para mais em alguns cômodos, como a diferença foi pequena e com isso acabamos ganhando um pouquinho mais espaço, não vimos problema nisso.

Concreto usinado

Por recomendação do pedreiro nós usamos o concreto usinado para fazer o alicerce. Este concreto é aquele que você compra das empresas especializadas e eles entregam o concreto pronto na obra com o caminhão betoneira. As vantagens que vimos foi a rápida secagem dele, o que não faz a obra ficar parada e sua consistência mais alta. Seu uso é ideal para bases como alicerce ou lajes, por exemplo.

Impermeabilização

Mas a grande preocupação mesmo com o alicerce era a impermeabilização. Já tivemos problemas de infiltração em outra casa que tínhamos, estávamos dispostos a gastar um pouquinho mais, se necessário fosse, para tentar garantir que o alicerce ficasse bem impermeabilizado. Minha esposa queria usar a manta asfáltica, mas o pedreiro sugeriu outro impermeabilizante pois segundo ele a manta asfáltica é ruim para a aderência da massa para assentar os blocos cerâmicos da parede que ficará em cima do alicerce. Desta forma optamos por um produto chamado Vedatop e para garantir foi aplicado duas mãos do produto, formado um reboro bastante consistente no alicerce. O custo deste produto é relativamente baixo. Pagamos aproximadamente R$ 38,00 a caixa e usamos 4 caixas para as duas mãos.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade