Dicas e informações sobre casa e construção

Alicerce da casa. Impermeabilização, concreto usinado e outros

Veja algumas dificuldades e cuidados que tomamos em relação ao esquadrejamento da casa, a fidelidade às medidas dos cômodos e também em relação à impermeabilização do alicerce.

A construção da casa em si finalmente começou. Depois de aproximadamente 6 meses discutindo e modificando o projeto e após ter feito a preparação do terreno e erguer o muro, o início da construção da casa era aguardado com certa ansiedade, afinal há pressa para a conclusão e consequentemente a mudança para o novo endereço. Para fazer o alicerce alguns cuidados tiveram de ser tomados, entre eles destaco os seguintes:

Esquadrejamento

O primeiro ponto foi um problema que houve ao esquadrejar a casa. Meu terreno não tem medidas regulares, ou seja, ele não é retangular, como de costume e para piorar a frente deve tem uma leve curva e o engenheiro considerou a frente reta ao fazer a planta. O resultado foi uma diferença naquilo que havia da planta com o que de fato pedreiro encontrou no terreno. Por conta deste problema, tive de abrir mão de meio metro a mais na frente do terreno e fazer alguns pequenos ajustes no tamanho da sala e cozinha.

Alicerce para a construção

Segundo relatos de alguns profissionais da construção, boa parte das casas no Brasil tem problemas de esquadrejamento. Isto é percebido com facilidade, quando vai colocar piso ou mesmo fazer móveis planejados.

Lembro inclusive de ver isso no apartamento de uma pessoa da minha família, onde era notório os vãos que ficou entre o rodapé e a parece, depois que ele colocou o piso laminado.

Medidas dos cômodos

Outra preocupação que tínhamos era se ao demarcar o local do alicerce, o pedreiro fosse fiel ao desenho da planta e não houve alteração no tamanho dos cômodos. Embora a gente espera que esse tipo de coisa não aconteça, mas todos erram e temíamos que alguma diferença pudesse acontecer e de fato aconteceu, mas foi para mais e não para menos. Na verdade em função do problema do esquadrejamento, algumas medidas tiveram de ser alteradas para mais em alguns cômodos, como a diferença foi pequena e com isso acabamos ganhando um pouquinho mais espaço, não vimos problema nisso.

Lembre-se que se houver necessidade de alteração no tamanho dos cômodos, isto precisa ser feito também no projeto, pois após a conclusão da obra, você precisa requerer o "habite-se" que é um documento da prefeitura autorizando o uso do imóvel. Para isso eles comparam o que foi planejado e devidamente aprovado na prefeitura, com o que foi realizado. Se houver diferenças significativas, o habite-se não é expedido.

Concreto usinado

Por recomendação do pedreiro nós usamos o concreto usinado para fazer o alicerce. Este concreto é aquele que você compra das empresas especializadas e eles entregam o concreto pronto na obra com o caminhão betoneira. As vantagens que vimos foi a rápida secagem dele, o que não faz a obra ficar parada e sua consistência mais alta. Seu uso é ideal para bases como alicerce ou lajes, por exemplo.

Concreto usinado é tudo de bom e é uma ótima alternativa para quem quer ganhar tempo e dar agilidade na construção de uma casa. Ele pode ser usado em vários momentos, como para concretar laje, fazer o contrapiso, encher colunas, calçadas, entre outros.

Impermeabilização

Mas a grande preocupação mesmo com o alicerce era a impermeabilização. Já tivemos problemas de infiltração em outra casa que tínhamos, estávamos dispostos a gastar um pouquinho mais, se necessário fosse, para tentar garantir que o alicerce ficasse bem impermeabilizado. Minha esposa queria usar a manta asfáltica, mas o pedreiro sugeriu outro impermeabilizante pois segundo ele a manta asfáltica é ruim para a aderência da massa para assentar os blocos cerâmicos da parede que ficará em cima do alicerce. Desta forma optamos por um produto chamado Vedatop e para garantir foi aplicado duas mãos do produto, formado um reboro bastante consistente no alicerce. O custo deste produto é relativamente baixo. Pagamos aproximadamente R$ 38,00 a caixa e usamos 4 caixas para as duas mãos.

IMPORTANTE:

Não economize com impermeabilização. Faça o que for preciso e se achar por bem, faça o dobro. Pois os problemas de infiltração são difíceis de serem resolvidos depois que a obra está pronta, logo, fazer um trabalho bem feito de impermeabilização na construção da casa poderá evitar muita dor de cabeça posteriormente.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade