CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Leilão de casas e apartamentos da Caixa ou venda direta

Veja como proceder para comprar uma casa ou apartamento da Caixa, seja via leilão ou compra direta. Entenda como funciona e quais os imóveis disponíveis no site.

Quem precisa comprar uma casa ou apartamento para moradia precisa antes de tudo procurar o imóvel certo e esta tarefa nem sempre é fácil. Percorrer várias imobiliárias, selecionar imóveis, visitá-los e por ai vai. Neste processo um dos grandes problemas é o preço que nem sempre agrada aos compradores. Diante disso a busca por alternativas é sempre bem vinda. Uma delas são os imóveis a venda da Caixa.

Imóveis da Caixa

A Caixa é o maior financiador de imóveis no país e nem sempre os mutuários cumprem o contrato firmado com o Banco e quando isso acontece a Caixa coloca o imóvel a venda para outra pessoa com a opção de financiá-lo inclusive, mesmo estando ele já financiado. Estão a venda casas, apartamentos e outros tipos que são vendidos de várias formas.

Segundo informações da caixa o processo de venda do imóvel através de leilão ocorre da seguinte forma: tão logo o imóvel esteja disponível para venda, isto é, ele foi recuperado pela caixa através de um processo legal, ocorre dois leilões, sendo o primeiro 30 dias após a devolução e caso não seja vendido, ocorre um segundo leilão 15 dias depois.

Caso o imóvel Não seja vendido em nenhum dos dois leilões, ele será oferecido em licitação aberta, licitação fechada ou venda on-line.

  • Licitação aberta: Ocorre presencialmente, e vence o lance mais vantajoso para a Caixa, com valor igual ou superior ao preço mínimo estabelecido no edital. Podem ser realizados nos auditórios da Caixa ou em espaço do próprio do leiloeiro credenciado que realizar o certame.
  • Licitação fechada: Você deve apresentar uma proposta de compra por escrito, em envelope lacrado, para abertura e classificação. Quem fizer a melhor oferta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor.
  • Venda on-line: As propostas são feitas on-line, no site da Caixa, a partir do preço mínimo registrado no campo “Valor de Venda”. Vence quem apresentar a maior proposta financeira no momento em que o cronômetro chega ao zero. Caso o cronômetro chegue ao zero sem a proposta, o imóvel é vendido à primeira  proposta apresentada, obedecendo ao valor mínimo de venda.

Preço dos imóveis

Talvez a grande vantagem de comprar esse tipo de imóvel seja a possibilidade de aquisição por um preço abaixo do valor de mercado. Sempre se ouve falar de compras feitas por esta modalidade por preços bem atrativos, então resolvi fazer uma pesquisa para verificar se as condições financeiras são mesmo boas. Veja abaixo o resultado de quatro imóveis que estavam disponíveis para leilão na data deste artigo:

Casa de 88,41 m/2 no interior de São Paulo

Casas Caixa a venda

Casa de 44,18 m/2 no interior de São Paulo

Casa a venda imóveis sp Caixa

Sobrado de 127,6 m/2 no interior de São Paulo

Caixa imóveis a venda leilão

Casa de 173,79 m/2 no interior de São Paulo

Caixa imóvel a venda leilão

Como pode ser visto acima, de fato os valores da avaliação dos imóveis estão bem acima do valor pretendido para a venda. Naturalmente que desconhecendo os imóveis não podemos afirmar que tais valores são sustentados ou não, mas fazendo a comparação entre os números apresentados a diferença é significativa.

Como comprar um imóvel da Caixa?

Primeiro você deve acessar o site https://www1.caixa.gov.br/Simov/index.asp e fazer uma busca visando encontrar imóveis na cidade pretendida. Depois veja o link Concorrências e Leilões que mostra os locais e datas de leilões em seu estado. Leia também as Dúvidas frequentes que explica como os imóveis podem ser adquiridos, as regras para financiamento e outras informações úteis para o comprador.

Pontos de atenção

Ao comprar um imóvel por leilão é importante ficar atento alguns pontos que podem ser problemas em alguns casos. Desta forma analisar bem as informações eu passo fundamental. Entre os pontos que merece atenção destaco seguintes:

Imóveis ocupados

Um dos possíveis problemas desse tipo de compra de imóveis é o fato de que muita das casas ou apartamentos que você compra estar ocupado por seus antigos proprietários e neste caso cabe a você solicitar que os mesmos desocupem o imóvel, pois a Caixa não faz isso.

O que acontece é que esses imóveis que são vendidos pela caixa por leilão, muitos deles foram a leilão por falta de pagamento e mesmo assim os proprietários continuar a morar nos imóveis. Então depois de esgotadas as possibilidades de negociação, a Caixa coloca o imóvel a leilão, mas o proprietário continua lá. Assim que você comprar um imóvel, você é proprietário por direito, mas ainda não é de fato pois terá de tirar o antigo morador do imóvel.

Solução via justiça

Então o que acontece é que a Caixa irá leiloar o imóvel, pois é previsto no contrato e o proprietário sabe disso, inclusive que o imóvel foi a leilão e que ele precisa desocupar, mas não é o que acontece em muitos casos e aí cabe a você tomar as medidas legais cabíveis para que o mesmo desocupe o imóvel. Essas medidas significa em muitos casos que você vai precisar entrar na justiça e esperar que eles promovam a retirada do proprietário, o que mesmo assim nem sempre é tão simples.

Negociação amigável

É claro que existem casos em que a pessoa vai sair numa boa, tão logo seja notificado de que o imóvel foi vendido ou em algumas situações você pode negociar com o antigo morador uma data para a saída, permitindo assim que o mesmo possa se programar e encontrar um novo local para morar. O que acontece é que você não sabe exatamente qual situação irá encontrar e portanto todas essas possibilidades devem ser colocadas sobre a mesa

Condição do imóvel

Outra questão importante também é quanto ao estado do imóvel, já que quando você compra por leilão, nem sempre é possível avaliar bem a condição do imóvel, especialmente quando o morador lá e que o mesmo não permitir a sua entrada no imóvel. Com isso você acaba fazendo uma compra sem ter muitos detalhes a respeito da conservação e de como imóvel está de fato. Por isso é necessário comprar por um preço mais baixo considerando a possibilidade de ter que fazer melhorias, reparos e reformas no imóvel como um todo

Pode demorar

Por fim devemos considerar ainda que não é um processo tão rápido assim, afinal desde o momento em que você faz a compra até o momento de você passar a usar de fato imóvel, pode levar um tempo significativo dependendo dos dois fatores que coloquei acima, ou seja, se o imóvel está ocupado e as condições do mesmo. Portanto se você tem muita pressa em adquirir o imóvel para uso, talvez o leilão de Imóveis não seja o caminho mais seguro. Claro que tudo isso eu estou colocando de uma maneira bem genérica, e haverá casos e casos, portanto é preciso analisar bem as condições do imóvel disponíveis no site da caixa e fazer um planejamento que seja adequado quanto ao preço, prazo, bem como os desafios que você poderá enfrentar para ter um imóvel de fato.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade