Dicas e informações sobre casa e construção

O que são calhas e para que são usadas em uma casa?

As calhas são materiais muito úteis na construção civil, sejam em cochos no final do telhado, rufos, emendas, em forma de capas sobre muros e paredes expostas, entre outras aplicações.

As calhas são um tipo de material usado na construção civil para servir de complemento ao telhado e outras regiões da cobertura para escoar a água. Feito de aço galvanizado, essas placas são flexíveis e resistentes ao mesmo tempo. Durante os dias muito quentes elas podem emitir barulhos que ocorre quando as placas expostas ao sol começam a esquentar muito.

As principais aplicações das calhas em uma casa são:

Emenda de telhado

Os locais onde há emenda do telhado ou quando o telhado é integrado a uma parede é necessário a colocação de uma calha para evitar a entrada de água. São locais bastante sensíveis a infiltração da água e portanto o processo de colocação da calha precisa ser muito bom.

Rufos

Os rufos são calhas usadas para escoar a água em cima do teclado ou através de tubulações até o chão. Por ser o local de escoamento é imprescindível que não haja qualquer furo, trinca ou emenda mal feita que possa causar vazamento.

Cochos no final do telhado

O final do telado também merece atenção, afinal água que desce das telhas irão cair no chão de uma boa altura respingando na parede, este processo poderá causar sujeira e manter a parede molhada com sérias possibilidades de infiltração. Os cochos de calhas são colocados embaixo da goteira e direciona a água para os rufos que irão conduzir a água adequadamente ao chão.

Muro

Outra aplicação da calha é sobre muros, pois estes podem reter a água da chuva, encharcando e causando infiltração. Uma capa de calha sobre o muro pode evitar isso e dar vida longa ao muro

Outras aplicações

A utilidade da calha na construção civil é ampla é há outras situações onde ela pode ser usada. Há contudo uma recomendação bastante forte na escolha dos profissionais que irão colocá-la, pois um trabalho mal feito gera muitos problemas. A água é uma das coisas mais difíceis de controlar e qualquer fissura é o bastante para uma infiltração. Locais onde há necessidade de emendas das calhas requer uma colagem muito bem feita.

Algumas perguntas e respostas sobre calhas

É preciso fazer a manutenção em calhas?

Sim, a manutenção preventiva e corretiva é muito comum e muito necessária em calhas de uma casa. A calha normalmente não apresenta defeitos com o tempo, uma vez que ela é feita de chapa de aço galvanizado e este tem uma durabilidade altíssima. O problema são as emendas necessárias para unir as peças. Essas emendas podem ser soldadas ou simplesmente unidas uma a outra e uma cola para unir as partes. Com o tempo essa cola resseca e acaba trincando, gerando assim a possibilidade de infiltrações. Assim, a manutenção da calha, geralmente é para fazer a correção das vedações que existe entre uma peça da calha e outra ou ainda entre a calha e a parede.

Calha pode dar vazamento?

Como explicado acima, as peças das calhas precisam ser unidas e para isso usa-se uma cola para vedação, com o tempo essa cola resseca e as trincas podem surgir, permitindo assim a infiltração. Outro ponto de atenção também que são algumas peças são soldadas e a solda pode por alguma razão trincar, gerando a possibilidade da infiltração da água. Por esses motivos é tão importante fazer uma manutenção preventiva afim de identificar no início esses possíveis problemas.

Qual é a vida útil dela?

A calha é feita de aço galvanizado e é um material extremamente resistente, com uma vida útil muito longa. Assim os problemas decorrentes dela estão geralmente nas junções, como explicado acima e não necessariamente no produto em si que é muito resistente a chuva, frio, o sol, calor e outros intempéries da natureza.

Por que elas ficam fazendo barulho durante o dia?

Esses barulhos que a calha faz é bastante comum e muito característico deste produto. Na verdade, esses barulhos não ocorrem apenas durante o dia, pode ocorrer a noite também. A razão para sua existência são as mudanças bruscas de temperaturas. Assim quando ocorre um aumento do calor pela incidência direta do sol sobre ela, ela tende a fazer esse barulho e às vezes a noite quando a temperatura cai de forma muito rápida e de maneira mais acentuada, isso também pode acontecer. O material da calha, assim como diversos outros tipos de materiais, reage a frio e calor intensos, ora expandindo, ora contraindo, portanto, este é um evento bastante comum e normal.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade