As calhas são um tipo de material usado na construção civil para servir de complemento ao telhado e outras regiões da cobertura para escoar a água. Feito de aço galvanizado, essas placas são flexíveis e resistentes ao mesmo tempo. Durante os dias muito quentes elas podem emitir barulhos que ocorre quando as placas expostas ao sol começam a esquentar muito.
As principais aplicações das calhas em uma casa são:
Os locais onde há emenda do telhado ou quando o telhado é integrado a uma parede é necessário a colocação de uma calha para evitar a entrada de água. São locais bastante sensíveis a infiltração da água e portanto o processo de colocação da calha precisa ser muito bom.
Os rufos são calhas usadas para escoar a água em cima do teclado ou através de tubulações até o chão. Por ser o local de escoamento é imprescindível que não haja qualquer furo, trinca ou emenda mal feita que possa causar vazamento.
O final do telado também merece atenção, afinal água que desce das telhas irão cair no chão de uma boa altura respingando na parede, este processo poderá causar sujeira e manter a parede molhada com sérias possibilidades de infiltração. Os cochos de calhas são colocados embaixo da goteira e direciona a água para os rufos que irão conduzir a água adequadamente ao chão.
Outra aplicação da calha é sobre muros, pois estes podem reter a água da chuva, encharcando e causando infiltração. Uma capa de calha sobre o muro pode evitar isso e dar vida longa ao muro
A utilidade da calha na construção civil é ampla é há outras situações onde ela pode ser usada. Há contudo uma recomendação bastante forte na escolha dos profissionais que irão colocá-la, pois um trabalho mal feito gera muitos problemas. A água é uma das coisas mais difíceis de controlar e qualquer fissura é o bastante para uma infiltração. Locais onde há necessidade de emendas das calhas requer uma colagem muito bem feita.
Sim, a manutenção preventiva e corretiva é muito comum e muito necessária em calhas de uma casa. A calha normalmente não apresenta defeitos com o tempo, uma vez que ela é feita de chapa de aço galvanizado e este tem uma durabilidade altíssima. O problema são as emendas necessárias para unir as peças. Essas emendas podem ser soldadas ou simplesmente unidas uma a outra e uma cola para unir as partes. Com o tempo essa cola resseca e acaba trincando, gerando assim a possibilidade de infiltrações. Assim, a manutenção da calha, geralmente é para fazer a correção das vedações que existe entre uma peça da calha e outra ou ainda entre a calha e a parede.
Como explicado acima, as peças das calhas precisam ser unidas e para isso usa-se uma cola para vedação, com o tempo essa cola resseca e as trincas podem surgir, permitindo assim a infiltração. Outro ponto de atenção também que são algumas peças são soldadas e a solda pode por alguma razão trincar, gerando a possibilidade da infiltração da água. Por esses motivos é tão importante fazer uma manutenção preventiva afim de identificar no início esses possíveis problemas.
A calha é feita de aço galvanizado e é um material extremamente resistente, com uma vida útil muito longa. Assim os problemas decorrentes dela estão geralmente nas junções, como explicado acima e não necessariamente no produto em si que é muito resistente a chuva, frio, o sol, calor e outros intempéries da natureza.
Esses barulhos que a calha faz é bastante comum e muito característico deste produto. Na verdade, esses barulhos não ocorrem apenas durante o dia, pode ocorrer a noite também. A razão para sua existência são as mudanças bruscas de temperaturas. Assim quando ocorre um aumento do calor pela incidência direta do sol sobre ela, ela tende a fazer esse barulho e às vezes a noite quando a temperatura cai de forma muito rápida e de maneira mais acentuada, isso também pode acontecer. O material da calha, assim como diversos outros tipos de materiais, reage a frio e calor intensos, ora expandindo, ora contraindo, portanto, este é um evento bastante comum e normal.