Dicas e informações sobre casa e construção

Cama alta ou elevada. Qual a altura ideal?

Veja como avaliar a altura de uma cama em relação ao pé direito da casa e para propor a otimização do espaço. Os cuidados para casos onde ela é muito alta e outros. É perigoso dormir em uma cama alta ou elevada? Veja a resposta a esta e outras perguntas.

Hoje em dia, os projetos de arquitetura e decoração se tornaram muito mais modernos e flexíveis, de modo a atender as necessidades dos moradores e também propor a otimização dos espaços. Com isso, uma tendência que tem se mostrado crescente é cama alta ou elevada.

Antigamente, quando se falava em uma estrutura de cama muito acima do nível do chão logo pensávamos nos beliches, que são comuns nos quartos de crianças ou em espaços muito reduzidos com um grande número de pessoas. Contudo, essa realidade mudou um pouco no seu conceito atual.

Atualmente, para otimizar os quartos, casas, apartamentos e até mesmo em hotéis, uma boa solução é construir os mezaninos, camas altas, loft ou elevadas, que além de aproveitar melhor o espaço, ainda criam uma arquitetura diferenciada para o local.

Altura da cama de casal

Por isso, se você quer saber mais qual tipo de construção escolher, se uma cama alta ou elevada, continue acompanhando esse artigo e veja qual a altura ideal para elaborar esse projeto e ter mais mobilidade e praticidade dentro do seu próprio quarto.

Como escolher a melhor configuração de um quarto com uma cama

O processo de criação e planejamento de um quarto, na grande maioria das vezes, é feita de forma básica, ou seja, as pessoas não costumam ter uma visão mais ampla das possibilidades de mudar o ambiente. Por exemplo, todos pensam na cama no chão ao invés de uma cama alta ou elevada.

Mas esse cenário vem mudando, uma vez que as casas e apartamentos têm sido construídos em espaços menores, de forma que os móveis estão se adaptando a essa realidade. Assim, para otimizar melhor o espaço e criar um ambiente mais prático, algumas soluções são propostas.

Primeiramente, é preciso ter uma condição básica para que seja possível trabalhar com uma cama nas alturas, que é ter o pé direito (medida que vai do piso até o teto) com tamanho mínimo de 2,70 metros, pois só assim a pessoa consegue ficar sentada na cama sem bater a cabeça no teto.

A partir disso as possibilidades de projetos são inúmeras, sendo que muitas delas optam por utilizar o espaço abaixo da cama alta ou elevada como um escritório ou até mesmo um closet, ou seja, acrescentando um novo cômodo e aproveitando melhor todos os cantos de um quarto.

Perguntas e respostas

Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre esse tipo de cama que podem ajudar a planejar melhor o seu quarto:

Como se dá o acesso até a cama suspensa?

A maioria dos projetos insere uma escada, que pode ser fixa ou móvel, dependendo da disposição da moradia, que permite com que o morador chegue até a cama. Os tipos, modelos e materiais utilizados são os mais variados e podem ser escolhidos de acordo com a decoração da casa.

É perigoso dormir em uma cama alta ou elevada?

Como você vai estar a mais de um metro do chão, o aconselhável e construir um guarda corpo na lateral, para evitar o risco de queda. Existem projetos também que inserem portas de correr (como a de um guarda roupa) para esconder o espaço e também ter essa utilidade.

Um projeto desses é viável?

Se o seu espaço for muito reduzido, vale a pena investir nesse tipo de solução, pois tentar inserir uma cama padrão ou criar um quarto em um ambiente que não permite uma boa circulação e irá comprometer a sua vivência dentro de casa pode não oferecer qualidade de vida adequada.

Com essas dicas de cama alta ou elevada você já consegue ter uma boa noção se vale a pena investir nesse tipo de projeto e criar um ambiente mais flexível e prático em sua casa.

O uso de beliche é recomendado?

Ele não é a melhor opção, mas em muitas situações é o que resolve e por isso as pessoas usam. Quando a demanda por camas é maior do que o espaço permite colocar, a alternativa mais comum é usar a beliche que otimiza o espaço usando o espaço vertical para pode colocar duas camas em um mesmo lugar. Normalmente ela é usada quando não há muitas alternativas e por isso acaba sendo uma opção viável.

Quais as recomendações para o uso de beliches?

Quando se trata de crianças, é comum colocar na parte de cima as crianças maiores por questão de segurança. Também deve-se garantir uma escada segura para dar acesso a parte superior. Por fim é preciso levar em conta a altura do pé direito do quarto, para garantir o mínimo de espaço para quem dorme na parte superior.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade