Dicas e informações sobre casa e construção

Piso igual em toda a casa ou cada ambiente com um piso diferente?

Veja as dicas de escolha de pisos, porcelanatos e revestimentos para serem colocados em uma casa ou apartamento. Veja se é ideal colocar o mesmo modelo ou separar por ambientes.

A escolha dos pisos e revestimentos para uma casa é uma tarefa árdua e diante de tantas opções disponível no mercado é muito difícil encontrar o piso que mais agrada. O grande problema no meu caso foi exatamente a grande variedade de opções e não a falta dela, desta forma pesquisamos muito e depois de um bom tempo de dúvidas entre um e outro chegamos finalmente ao modelo ideal.

Mas além do piso ou porcelanato em si uma dúvida que pode surgir é se deve ser usado um mesmo modelo ou desenho de piso na casa toda ou se cada ambiente poderia ter modelos diferentes. No meu caso, eu e minha esposa optamos por colocar um piso estilo madeira nos quartos e um modelo liso para as demais dependências da casa. O ideal é fazer aquilo que agrada e portanto não podemos afirmar o que é ou não melhor, mas a ideia de separar é boa e com a grande variedade que temos hoje dá para combinar bem e chegar a resultados interessantes.

Alem da separação dos quartos o que pode ser feito também é usar pisos ou porcelanato diferente para cozinha e banheiros que são conhecidos como as áreas molhadas e normalmente são locais onde é possível ousar um pouco nas cores ou desenhos. Na cozinha e no banheiro, uma ideia legal é usar pastilhas no revestimento como uma faixa horizontal ou vertical, pode-se ainda fazer uma faixa com um revestimento diferente ou até colocar algumas peças isoladas com desenhos que é bem comum encontrar atualmente.

Piso para quarto

Piso para quarto

O quarto é um local onde há possibilidade de variar bastante o tipo de piso. Atualmente está muito na moda a colocação do piso laminado que lembra um pouco os antigos tacos de madeira que já foi muito comum no Brasil. Além disso, há também os pisos cerâmicos que imitam madeira e outros tipos. Veja abaixo diversos modelos para você se inspirar:

Piso para cozinha

Piso para cozinha

A cozinha é considerada área molhada e por isso não é qualquer tipo de piso que pode ser colocado, por exemplo, não se pode colocar madeira. Dentro da opção cerâmica há ainda a questão das cores, formatos e detalhes que podem ser usados para combinar com revestimento, armários, móveis e outros objetos típicos da cozinha. Veja abaixo alguns exemplos:

Piso para cozinha - preto

Piso para cozinha - branco

Piso para cozinha - decorado

Piso para cozinha - pastilha

Piso para sala

Piso na sala

A sala é um ambiente bem tranquilo quanto ao tipo de piso e não há muito segredo aqui. Geralmente é o local onde se usa tapetes e a opção por cerâmica é muito comum, embora possa ser usado também o carpete laminado que é madeira. Veja abaixo alguns exemplos:

Piso para banheiro

Piso para banheiro

O banheiro, assim como a cozinha é considerado área molhada e o piso deve ser cerâmico. Acho que no banheiro é onde encontramos talvez a maior variação de modelos de pisos e revestimentos com uma variedade incrível de modelos, cores e formatos para agradar todos os gostos e bolsos. Veja abaixo alguns modelos:

Piso para área externa

piso para área externa

O piso para a área externa é muito comum para evitar inclusive que a sujeira acumulada na fora venha para dentro de casa, isto porque se a área externa for de terra ou mesmo de cimento, o acúmulo de sujeira é maior e dificulta muito mais a limpeza. Geralmente os pisos cerâmicos tradicionais são os mais comuns para áreas externas, com destaques para os antiderrapantes. Veja alguns modelos abaixo:

Banheiro e cozinha decorada

Veja no link abaixo inúmeras imagens de banheiro e cozinhas decoradas com muitos detalhes de pisos, revestimentos, partilhas e outros que podem servir de ideias para você fazer na sua casa.

Pisos e revestimentos

Veja nos links abaixo ideias de pisos, porcelanatos e revestimentos de paredes em ambientes prontos e tire ideias para ser usada em sua casa ou apartamento.

Tira-dúvidas

Compensa colocar um único piso em toda a casa?

Eu fiz isso e não me arrependo. Ficou bom e bem uniforme. Minha esposa queria colocar piso laminado nos quartos e assim diferenciar do restante da casa. É uma opção que está sendo muito usada, mas ambos os casos funciona bem.

De fato, como fizemos uma reforma recentemente, chegamos a considerar a possibilidade de colocar o laminado ou o piso vinílico e deixar o restante da casa com porcelanato, mas a própria arquiteta achou que não ficaria bom e acabou nos convencendo a manter único piso na casa inteira.

Eu não concordo muito, embora não tenha ficado ruim o resultado, acredito que um piso diferenciado para os quartos ficaria bom. Quem sabe na próxima reforma.

Se colocar um piso igual é necessário usar soleiras nas portas?

Acho que deve-se usar mesmo que seja com pisos diferentes, pois a soleira cumpre um papel de alinhar os pisos à porta e assim diferenciar, sendo eles iguais ou não. Esta é uma prática bastante comum e que certamente deveria ser usada em qualquer situação.

O pedreiro que contratei para fazer a substituição do porcelanato da minha casa, uma vez que este havia apresentado defeitos, sugeriu que eu não colocasse a soleiras e deixasse o piso passando de um cômodo para o outro, mas sinceramente achei um pouco estranho e preferi não arriscar. Desta forma mantive a soleiras, apenas trocando as peças que haviam sido danificados na remoção do porcelanato antigo.

Cores claras ou escuras?

Eu optei por cor bem clara pois assim melhora a questão da iluminação e não fica tão cansativo. Cores mais fortes podem até ser usadas nos quartos onde não aparece tanto, mas penso que na sala e cozinha, principalmente, o ideal é usar tons mais neutros.

Cores escuras para pisos é uma estratégia um pouco perigosa, uma vez que tanto as paredes como o piso têm reflexo de iluminação e do bem estar da casa como um todo. Com isso, precisa ser usada com bastante cuidado para manter uma boa harmonia, mas eu particularmente tenho um pouco de dificuldade em lidar com cores muito escuras para piso.

Piso ou porcelanato?

O porcelanato antigamente era muito caro, mas hoje o preço esta muito competitivo e por isso creio que vale a pena usar porcelanato. Naturalmente que vale uma boa pesquisada nas lojas de materiais de acabamento e fazer uma comparação de modelos e preços.

No passado a diferença de preço já foi grande, mas hoje, sinceramente a diferença é muito pequena e você encontra porcelanato os com ótimos preços, desta forma creio que vale muito mais a pena investir em porcelanato do que eu não piso cerâmico comum.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade