A proteção de uma parede ou muro usando plantas é uma estratégia cuja eficácia irá depender do tipo de resultado que a pessoa espera obter e portanto é preciso analisar melhor que tipo de proteção está buscando. Algumas possibilidades:
Se o problema é chuva, o ideal seria usar um produto aplicado na própria parede como é o caso do Vedapren que é específico para a batida de chuva. Muito indicado para paredes e muros que recebem a incidência direta da chuva.
Já para o sol as plantas são muito indicadas pois elas oferecem uma proteção natural, absorvem os raios solares e produzem sombra. Paredes que recebem a incidência do sol da tarde, geralmente tem problemas de aquecimento do ambiente e portanto uma parede verde com plantas é algo bastante indicado.
Se o problema é apenas visual, as plantas também podem ser úteis, oferecendo assim uma quebra na paisagem e evita de deixar aquela “paredona” vazia.
Isto varia muito, mas na minha casa eu estou montando uma parede verde usando o podocarpo que é uma planta que cresce até o ponto que você precisa, depois você poda a ponta dele e ele começa a abrir para os lados. Neste caso o ideal é plantar cada muda com um intervalo de 40 centímetros para permitir que quando eles se abrirem as copadas possam se encontrar formando a parede.
Outras opções são as famosas trepadeiras que é muito usada em muros, além do pinheiro que também pode ser usado na mesma filosofia do podocarpo. O ideal é analisar cada situação separada e procurar orientação de um arquiteto ou mesmo em lojas de plantas.
O calor é um modo de vida nos jardins dos desertos do Sudoeste. A intensa radiação solar dos baixos desertos causa mais do que apenas desconforto pessoal. A carga de calor em uma parede desprotegida pode aumentar a carga de calor no prédio em até 30%. Todo esse calor afeta significativamente a intensidade com que um ar-condicionado deve trabalhar para resfriar o interior.
Então o que fazer? Vai ser quente no verão, mas há uma série de maneiras para esfriar e atenuar o acúmulo de calor nas paredes. As soluções giram em torno da escolha de plantas que prosperam em tal situação e as plantam generosamente.
As plantas perenes, aquelas que não perdem todas as folhas de uma só vez sazonalmente, são a primeira linha de defesa de uma parede quente. O grosso conjunto de folhas em tais plantas não apenas bloqueia o calor radiante dos raios solares, mas os absorve para suas próprias necessidades fotossintéticas. Outra estratégia para gerenciar o calor de uma parede quente é usar árvores de folha caduca ou arbustos. As plantas decíduas são particularmente úteis para janelas ocidentais ou meridionais desprotegidas, ou para os lados ou telhados de pátios ou ramadas. Os raios benignos do sol de inverno ajudam a aquecer uma casa fria ou uma área de estar, enquanto o denso crescimento do verão os protege.Uma parede que é protegida por plantas tolerantes ao calor cria uma zona à frente na qual plantas com muito menos tolerância ao calor refletido podem ser cultivadas com mais sucesso. Isso é especialmente útil para hortas de vegetais, ervas ou flores adjacentes a uma parede quente.
Fonte: https://imoveis.culturamix.com/dicas/como-proteger-uma-parede-usando-plantas
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega