Dicas e informações sobre casa e
construção

Quais os produtos no estilo vintage ou retrô para casa?

Retrô em termos de móveis para casa é um móvel ou peça que sofreu a influência de um estilo antigo, mas tenha sido fabricada nos dias de hoje. Os itens não são uma herança e podem ser comprados nas lojas convencionais.

Antigo ou novo, moderno ou retrô? A decoração de uma casa, bem como o acabamento dela, móveis e outros objetos podem seguir linhas diferentes dependendo da necessidade ou preferência de cada um.

O vintage ou retrô está na moda e tem sido usado com bastante frequência na arquitetura atual, bem como em objetos comuns de uma casa.

Retrô e vintage

As peças vintage são antigas dentro de um período de 20 anos desde a fabricação. A palavra “vintage” vem de “idade do vinho”, que é quantidade de anos para que a bebida chegue ao seu melhor ponto. Na grande maioria das vezes, os artigos são dos anos 1920 aos 1970. Isso quer dizer que móveis e acessórios que já pertenceram aos avós e pais podem ser usados na decoração de uma casa.

Piso retrô

Já o retrô é um móvel ou peça que sofreu a influência de um estilo antigo, mas tenha sido fabricada nos dias de hoje. Os itens não são uma herança e podem ser comprados nas lojas convencionais.

Principais elementos de peças retrô e vintage

Estampas florais

Uma das maiores característica de algumas peças estilo retrô e das peças vintage são as estampas florais. Esse tipo de estampa torna o ambiente mais romântico, oferecendo mais conforto e o sentimento de acolhimento, que são bem característicos do estilo. Algumas peças podem ser customizadas por meio de aplicação das estampas florais. Uma boa ideia é usá-las em almofadas, papéis de parede, etc.

Veja exemplos

Móveis old

Os móveis são os elementos mais marcantes para quem deseja aderir ao estilo. Normalmente, o design deles é bem delicado, com romantismo e contam com muitos nichos para fazer as organizações. A vantagem do retrô permite que móveis com essas características possam ser comprados por empresas, sem ter que sair em busca de artigos com esse estilo em antiquários.

Veja exemplos

Cores

A decoração no estilo vintage é dividida em duas partes, que podem ser facilmente percebidas e diferenciadas pelas cores que foram usadas na confecção. O primeiro conta com o romantismo e a delicadeza, por meio do uso das cores e tons cleans e pastéis. Já o segundo utiliza as cores que são mais intensas, trazendo a nossa mente a imagem do rockabilly surgido nos anos 1950, com o vermelho, azul escuro e estampa poá.

Decoração

Os acessórios de uma decoração ajudam a complementar todo um mobiliário, com toda uma atmosfera de old. Podem ser quadros, vasos, pôsteres, etc. Mas sempre vale destacar que é preciso ir devagar para que tudo fique harmonizado com o toque certo, em uma composição que vá de acordo com o restante de elementos do local.

Veja exemplos

Formas de usar o vintage e o retrô

Para decorar a cozinha, adote eletrodomésticos que sigam o estilo retrô, possuindo uma grande delicadeza. Também, há objetos que seguem o mesmo clima de antigamente, como potes para guardar temperos, chaleiras, xícaras e pratos, com estampas florais.

Em relação as janelas podem ser usadas cortinas que tenham as estampadas com poá ou flores, para deixar o ambiente com um ar mais romântico e delicado. Há, também, formas para tornar tudo mais divertido e leve, por meio de padronagens mais psicodélicas e ilustrações de personagens do passado no estilo da pop art.

Para a sala de estar, é uma boa ideia optar por um móvel que cause um maior impacto para manter estilo retrô dentro do ambiente. Pode ser estante, aparador, mesa de centro ou até um sofá. Nesse caso, os móveis podem possuir pés no estilo de palitos. Os elementos restantes devem produzir um ar mais envelhecido, com o uso de tons fortes e com um design de acordo com décadas passadas.

Na sala podem ser colocados aparelhos de telefone de disco, vitrola, máquina de escrever, e todo item que possa estar guardo e sem uso em algum lugar para enfeitar sala.

Já nos quartos, vale apena investir em belos papéis de parede de tom pastel e estampa floral. Podem ser colocados espelhos que possuam uma moldura mais antiga, quadros com a imagens de personalidade famosas na pop art, em décadas passadas e luminárias. Outros bons mobiliários para colocar no quarto são uma penteadeira ou escrivaninha no estilo da década de 1950.

O banheiro é um cômodo para liberar toda a criatividade, que pode contar com gabinetes que possuam um belo design dentro do estilo retrô, além de ladrilhos adesivos que lembram décadas passadas e um belo espelho com moldura antiga. Mas a peça que pode chamar mais atenção é uma bela banheira que tenha pés.

Por Redação e G Produções Editoriais

Comentários

Veja abaixo algumas opiniões sobre geladeira retrô:

É uma ideia muito boa se alguma fábrica de geladeira fizesse uma edição limitada de geladeiras retrô.

Acredito que muitos comprariam pra lembrar da geladeira de uma avó ou dos seus próprios pais, seria bem interessante.

A desvantagem é que alguns consumidores gostam de geladeiras com designer mais moderno, por seria melhor fazer uma edição limitada se tiver aceitação de tempos em tempos realizar novamente esse tipo de campanha ou promoção trazendo esses elementos sempre tem um grande público atrás de produtos do passado lembrando raízes passadas.

José Inácio Oliveira Mendes, Selbach RS


A geladeira retrô virou tendencia nos últimos anos, começou a fazer parte dos projetos de designer pelo mundo inteiro, podem ser encontradas em tamanhos grandes e até em tamanhos pequenos, como os frigobares. Esse eletrodoméstico pode ser usado tanto na sua cozinha ou em churrasqueiras e edículas, tanto para uso comum, como para decoração, há modelos nas cores azuis, pretas, amarelas e as mais procuradas são as vermelhas.

Existem lojas especificas para encontrá-las, porem o custo pode ser um pouco alto por haver poucas peças.

Geovana Ferreira, Bocaiuva do Sul/Paraná


A geladeira retrô é um item da moda, muito comum em bares e restaurantes. Muitas pessoas, influenciadas por esse estilo de decoração, optam por inserir o item em suas casas. É necessário, no entanto, ter cuidado com a escolha. Isso porque, por vezes, o item acaba destoando muito do estilo da cozinha inteira, causando uma impressão de modismo forçado. Adicionalmente, é preciso se certificar de que o item seja funcional, isto é, que cumpra com a finalidade de uma geladeira, de conservação dos alimentos, em diversos graus (fraco, médio, forte). Outro aspecto a atentar é o tamanho da geladeira, de acordo com as necessidades do adquirente, já que as geladeiras retrô costumam ter tamanho mais reduzido em relação às tradicionais. A grande vantagem é criar decoração com itens divertidos, seguindo tendências atuais, sem deixar de lado um certo aspecto mais nostálgico, proporcionado também pela diversidade de cores oferecidas pelo item.

Bruna, Porto Alegre, RS


A geladeira retrô assim como as atuais tem sua funcionalidade completa. A novidade fica por conta do design vintage sendo moderna e atual ao mesmo tempo. Com algumas cores disponíveis pode dar alegria a cozinha e combinar com outros objetos coloridos que já tenha.

Essa geladeira só cria um ar antigo ao espaço se combinado com outros elementos. Do contrário pode ficar desproporcional, e até brega. Por ser algo tão específico no que diz respeito a cores e modelo pode enjoar e pesar o ambiente com facilidade. Vale pensar bem antes de comprar. Por ser retrô não significa que será mais barata, bem pelo contrário essas geladeiras são bem mais caras do que as convencionais.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.