Dicas e informações sobre casa e construção

Qual o tamanho ideal do jardim de inverno?

Veja algumas ideias sobre jardim de inverno e o tamanho que ele deverá ter. Um vídeo mostrando dicas de jardim de inverno decorativo ou para decoração. Veja exemplos de jardim de inverno na sala, no quarto, em baixo da escada e em outras dependência da casa.

O jardim de inverno é um recurso bastante usado em casas para diversos fins, como o próprio nome já anuncia, sua função inicial era de criar um ambiente integrado a casa para ser usado no inverno que é um período muito frio, mas com o passar do tempo as pessoas acabaram adaptando seu uso para outras finalidades. Hoje ele é usado como espaço de decoração já que permite fazer uma ótima integração com vários cômodos de uma casa e também tem sido usado como recurso arquitetônico promovendo uma alternativa para construções em terrenos pequenos que não tem muito espaço para iluminação e ventilação.

Veja o vídeo abaixo com boas dicas de uso do jardim de inverno para fins de decoração e integração dele com a sala de estar, que é o método mais tradicional de uso dele. Dicas de plantas e flores que podem ser usadas, entre outras.

Qual o tamanho ideal do jardim de inverno?

O tamanho do jardim de inverno dependerá muito da finalidade que ele estará sendo usado, do espaço do terreno, entre outros. Se a proposta dele é puramente decorativa, então não há a necessidade de ele ter um tamanho muito grande, já que pode inclusive ser adaptado a pequenos espaços, como cantos, embaixo de escadas, entre outros.

Mas há casos em que a casa não tem área para abertura de janelas para ventilação e iluminação. Neste caso o jardim de inverno é usado como espaço no imóvel para abertura de janelas e assim promover melhor ventilação e iluminação. O tamanho ideal dele para casos assim deve ter pelo menos 1.5 x 1.5 mts (um metro e meio por 1 metro e meio). Se ele ficar menor que isso ainda sim poderia ser usado, mas especialmente a ventilação do ambiente poderia ser prejudicada. Veja a imagem abaixo de uma planta de uma casa que eu tinha e a medida do jardim de inverno era de 1.8 x 2.30 e confesso que o tamanho não era muito grande, mas atendia perfeitamente bem o propósito descrito acima.

planta jardim de inverno

Por fim é importante considerar que cada caso é um caso e que há propósitos diversos para a construção de um jardim de inverno. Analise o espaço que você tem e converse com seu arquiteto que certamente dará a melhor solução para o tamanho ideal do jardim.

Qual tamanho de um jardim que você deve escolher?

Com o inverno chegando ao fim e o verão no horizonte, você pode estar pensando em conseguir um jardim.Uma área de luz agradável para se sentar nas noites de verão, onde você pode obter a sensação de estar fora, mas com aquele pouco de abrigo que é sempre bem-vindo.É importante considerar cuidadosamente todos os fatores de tamanho durante a fase de planejamento, a fim de obter o jardim certo para você:

Um jardim mal planejado pode acabar sendo pequeno demais para suas necessidades(e, portanto, economia falsa), da mesma forma que um jardim projetado muito grande poderia tornar o projeto um custo proibitivo. Definir o jardim de inverno no jardim e depois usar um de seus quartos existentes (semelhante em tamanho ao conservatório proposto) mostraria a utilidade do seu novo espaço.

Mas que tamanho de jardim é certo para as suas circunstâncias? Aqui estão algumas coisas a considerar:

Como você usaria um jardim?

O jardim  era tradicionalmente usado para o cultivo de plantas com espaço adicional incidental usado ocasionalmente para atividades sociais. Ao longo dos anos, este último uso tornou-se a função conservadora mais popular. Com isso em mente, você deve considerar quanto tempo será gasto no espaço e quantas pessoas provavelmente ocuparão regularmente sua nova sala. Se você tiver espaço, você pode querer escolher um jardim de inverno em torno de 10 pés x 20 pés para acomodar a mesa de jantar da família. No entanto, você precisa ter cuidado para não sobrecarregar o tamanho da sua casa ou jardim.

Conselho de construção

Outra consideração quando se olha para o tamanho do seu conservatório é que todos os obstáculos, como tampas de bueiro e drenos, podem precisar ser realocados se estiverem no caminho. Então, discuta essas coisas com um construtor antes de fazer uma compra. Desta forma, você pode orçamento para o custo total do conservatório e não tem surpresas financeiras desagradáveis ​​ao longo do caminho.

Exemplos

Veja abaixo diversos exemplos de jardim de inverno integrados à sala, quarto, escritórios e outras dependências de uma casa:

Perguntas sobre o assunto

É comum a construção de jardins de inverno?

Embora o propósito dele seja usada de maneira bem diferente, ele é bastante comum em boa parte das construções no Brasil. Como é comum no Brasil temos terrenos muito pequenos, sobra pouco espaço para fazer a construção de uma casa, então engenheiros e arquitetos as vezes utilizam a ideia do jardim de inverno para promover uma área de iluminação e ventilação na casa. Por esse motivo ele é um recurso arquitetônico bastante utilizado em boa parte das construções no Brasil.

Posso plantar alguma coisa no jardim inverno?

Sim isso é possível, desde que ele não seja totalmente concretizado, como é mais comum as pessoas fazerem. Mas você pode sim projetar de maneira a ser usado com plantas que podem ser flores, uma pequena palmeira ou algumas outras plantas menores que não utiliza tanto espaço.

Posso ter mais de um jardim inverno em uma casa?

Não é comum você ter mais de um jardim de inverno, mas é possível. Como já explicado acima o jardim inverno tem sido usado por arquitetos engenheiros como uma estratégia para promover iluminação e ventilação em casas que precisam ser construídas em terrenos pequenos. Assim eles podem fazer o uso de mais de um jardim inverno, caso seja necessário, mas usualmente é como fazer apenas um.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade