Dicas e informações sobre casa e construção

É necessário murar uma casa? Veja alguns tipos de muro

Será que a segurança é um dos fatores que as pessoas usam como justificativa para a construção de muros em suas casas? Privacidade, delimitação de espaço também entra?

Você já pensou em morar em uma casa sem muros? Creio que a maioria das pessoas não se sentiriam bem pois criamos o hábito de construir muros em volta de nossas casas e isto já faz parte da nossa cultura. Recentemente comprei um terreno em um condomínio fechado e uma das regras do condomínio era que a construção não poderia ter a frente da casa murada, achei interessante a ideia e confesso que para mim significa um avanço.

Em outros países, especialmente nos países desenvolvidos é muito comum encontrarmos as casas sem muros e olhando as imagens da uma sensação de liberdade muito boa. Veja as imagens abaixo de um bairro de Toronto no Canadá.

Casas sem muro Toronto Canadá

Clique na imagem para navegar ir para a navegação pela rua e explorar outras casas da região.

Mas por que criamos o hábito de erguer muros? É necessário mesmo murar uma casa no Brasil? Creio que as questões que levaram os brasileiros a adotar este hábito estejam relacionadas com as questões abaixo:

Segurança

A segurança é sem dúvida nenhuma a principal. Não é de hoje que as cidades brasileiras tornaram-se locais inseguros para viver. A quantidade de roubos e furtos é muito grande e embora os muros não sirvam de proteção total, eles ajudam em muitos e pelo menos cria um limite dizendo até onde as pessoas não autorizadas podem ir, isto inclusive tem efeito jurídico que pode ser usado para delimitar o que público  o que é privado.

Evidentemente que um muro não resolve o problema da segurança, mas limita. Ele não evita que furtos ou roubos aconteça, mas é o mínimo que as pessoas podem fazer para de alguma forma tentar proteger suas moradias.

Privacidade

A privacidade também entra nesta lista. Ao murarmos uma casa estamos também nos precavendo de sermos incomodados em nossa casa. A maioria das casas no Brasil tem terrenos pequenos e a falta de muros colocaria as pessoas próximas demais uma das outras, este é um ponto importante a ser considerado. A privacidade seria duramente afetada pela falta de muros.

A maioria dos condomínios de casas no Brasil não tem a frente da casa murada e isto não chega a ser um problema de privacidade, pelo menos, não em todos os casos. Mas o que ocorre nesses locais é que todos as pessoas que tem acesso são outros moradores e portanto há maior respeito à privacidade alheia.

Delimitar nosso espaço

Por fim os muros servem para delimitar nosso espaço em relação ao vizinho e a área pública. Como escrevi acima isto tem efeito jurídico servindo para orientação em questões legais e tem efeito na noção de espaço. É preciso considerar que os brasileiros são muito abertos nos seus relacionamentos e no contato com as pessoas e se as casas não fossem muradas poderíamos perder um pouco a noção de espaço e haver invasões em áreas alheias, entre outras coisas.

Tipos de muros

Como visto acima, no Brasil a opção por muros é uma necessidade e eles podem ser construídos de várias formas e utilizados vários tipos de materiais para isso. Abaixo veremos os alguns dos tipos mais comuns:

Muro de bloco de concreto

Bastante usado para fazer muros altos e mais extensos, como os que cercam condomínios, pátios de empresas e outros empreendimentos um pouco maiores. Ele tem a vantagem de dar um bom acabamento e normalmente nesses casos ele não é rebocado, como ele é também estrutural, acaba sendo uma boa alternativa para esses ambientes.

Veja alguns exemplos aqui

Vale lembrar que em alguns locais ao invés de usar blocos de concreto, eles usam placas de concreto que são fabricadas especialmente para este fim. Lembro que em algumas regiões de Minas, este tipo de muro é bem comum.

Veja aqui exemplos de muro de placas de concreto.

Muro de lajota

Este é o tipo mais comum usado para fechar residências e fazer muros residenciais. Ele é feito com o bloco cerâmico ou a lajota, o mesmo material que é usado para fabricação das paredes das casas. Estou considerando como uso comum em muitas regiões do país. Esse tipo de muro pode ou não ser rebocado, mas normalmente o ideal é que ele seja reboca rebocado e tenha algum tipo de acabamento de pintura.

Veja exemplos aqui.

Muro decorativo

Existem alguns tipos de blocos de concreto que são conhecidos como blocos decorativos e eles são bastante usados para construção de muros, tem como vantagem o fato de além de fazer a função de fechamento ele também tem um valor estético mais agradável.

Veja aqui alguns exemplos

Cerca viva

Em alguns ambientes onde não há necessidade de um muro estrutural muito forte, mas apenas um fechamento para efeito de privacidade, uma alternativa bastante interessante seria fazer um fechamento com cerca viva utilizando algumas plantas que formaria uma espécie de muro. Embora cerca viva possa ser usada em conjunto com o muro estrutural, em outras situações ela pode sozinha assumir o papel de fechamento ou de isolamento de uma área para outra.

Veja alguns exemplos aqui.

Perguntas e respostas

Qual é a altura ideal de um muro?

Depende muito da necessidade de cada um, uma vez que não há nenhuma especificação sobre a altura ideal. Normalmente constroem-se com altura de 2,5 metros de altura, mais ou menos. Um muro baixo pode não ser o ideal em termos de segurança, já um muro muito alto pode ser a melhor alternativa neste sentido, mas pode gerar uma sensação estranha, já que criará uma espécie de "prisão".

Em um bairro aberto é obrigatório ter um muro?

Não é obrigatório, mas é recomendável na maioria dos casos pelos itens acima expostos. Existem cidades, geralmente pequenas e no interior onde as vezes é comum encontrarmos casas sem muro. Já nas cidades de médio e grande porte isto é mais difícil de encontrar pelos enormes problemas de segurança que temos.

Em um condomínio fechado é obrigatório ter um muro?

Depende de cada condomínio, mas geralmente a recomendação é murar em volta, mas deixara frente livre. Está é uma prática bastante comum e pelo menos é o que tenho visto na maioria, senão em todos os condomínios que já visitei.

O que é um muro de arrimo?

É um muro de sustentação. Ele é construído quando o terreno apresenta desnível e para que seja feito o aterramento e o respectivo nivelamento dele é necessário construir um muro reforçado que aguentará o peso da terra compactada sem desmoronar.

Além de murar uma casa, que outras estratégias podem ser usadas como fator de segurança?

Geralmente se usa colocar cercas elétricas, portões reforçados, interfone com câmera, câmeras de monitoramento, barras de aço nas janelas, portas reforçadas e com dupla fechadura, entre outras estratégias.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade