Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os problemas do excesso de mudança de casa?

Veja alguns problemas comuns como desgastes de móveis, gastos financeiros e problemas de ordem comportamental que ocorre quando uma família tem excesso de mudança de endereço.

Mudar de casa constantemente não é uma boa alternativa e pode gerar diversos problemas tanto do ponto de vista econômico, como também do ponto de vista comportamental. É verdade que algumas pessoas por inúmeras razões mudam de residência de tempo em tempo e quando há uma boa justificativa não há muito o que dizer, mas esta é uma atitude que precisa ser repensada quando possível. Abaixo relacione alguns possíveis problemas que uma família pode ter devido ao excesso de mudança de endereço.

Móveis

O primeiro problema é com o desgaste dos móveis da casa que inevitavelmente acaba sofrendo por causa da mudança, isso se aplica especialmente a guarda-roupas, armários e os móveis que precisam ser desmontados e depois montados no novo endereço. Muitos materiais utilizados para fabricação de móveis são bastante sensíveis e o excesso de montagem e desmontagem acaba tornando-os mais frágeis ainda.

Financeiro

Excesso de mudanças também pode trazer problemas financeiros, já que uma mudança de endereço custa caro e não estou falando apenas do custo do transporte, mas de tudo que envolve uma mudança no sentido de adaptar-se ao novo local e em muitos casos de reformar a casa onde morava. Isto pode acontecer especialmente quando o antigo imóvel era alugado.

Comportamental

Mas existe outro programa que vai além da questão financeira e material, estou falando de problemas comportamentais que podem estar associados ao fato da pessoa ter dificuldade para criar raízes em um determinado local. Este problema pode ser mais grave para as crianças que acaba ficando sem um referencial de moradia, uma vez que um dia ele está morando em um lugar, depois em outro, depois em outro e assim por diante. Referencial ou criar raízes é saudável para crianças e para toda família e portanto neste aspecto a mudança constante de endereço pode trazer problemas como os citados acima.

Como evitar o excesso de mudanças?

Se o problema do excesso de mudanças for em função de aluguel, uma saída seria tentar comprar uma casa própria e assim poder estabelecer raízes. Atualmente alguns programas ajudam no financiamento da casa própria como é o caso do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal eu e outros que beneficia famílias de baixa renda. Hoje está bem mais fácil financiar um imóvel do que antigamente e existe uma lógica interessante nisso: o valor que você paga de aluguel geralmente é proporcional ao valor que você pagaria de uma prestação de uma casa financiada. A diferença é que você está apagando o que é seu.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade