Dicas e informações sobre casa e construção

Por que a instalação do ar condicionado é tão cara?

É verdade que a instalação do ar condicionado tem custo muito alto e representa uma boa parte do valor que você paga para adquirir o equipamento? Qual valor cobrado em média para instalação do ar em casa?

Ter um ar condicionado em casa já foi sinônimo de luxo, mas hoje eu diria que é praticamente uma necessidade uma vez que os dias do verão tem se mostrado muito quentes para boa parte das regiões do Brasil e por isso o ar condicionado tornou se um equipamento bastante desejado e aliado ao custo que tornou se bastante acessível. Muitas pessoas têm optado por colocar o ar condicionado para melhorar a climatização do ambiente doméstico.

Mas além do preço de aquisição do equipamento, a sua instalação é bastante salgada e em muitos casos ela representa um percentual muito grandes se comparado com valor que você pagou no equipamento. Quando comprei um ar condicionado para minha casa o valor de aquisição foi pouco mais de mil reais, mas a instalação ficou mais de 500 reais, ou seja, praticamente a metade do valor que eu havia pago da aquisição do equipamento. Mas porque a instalação do ar condicionado pode ser tão cara assim?

Por que a instalação é tão cara?

No meu caso a instalação fico muito cara pois a parte externa ficou muito longe da parte interna do equipamento. Com vocês devem saber os modelos atuais ou chamados de split são divididos em duas partes, uma fica interna que aquela visível e outra fica externa e duas são ligadas por uma tubulação de cobre que é material extremamente caro e portanto quanto mais próximo as duas peças ficarem mais barato será a instalação, uma vez que você gastar menos tubulação. Como no meu caso elas ficaram muito distantes o valor realmente aumentou bastante em função de ter de consumir mais esse tipo de material. Contribuiu também um problema na instalação que precisou de dar uma segunda carga de gás e ai aumentou bastante o custo.

Evidentemente que nem todas as instalações ficaram caras assim e também haverá outros fatores que implicam no custo de instalação como a dificuldade de acesso ao local, altura da parte externa e outros fatores que poderão ajudar ou prejudicar. Antes de você comprar um ar condicionado, o ideal é fazer uma consulta com um profissional e assim entender quais seriam os custos envolvidos na instalação para fazer uma compra mais consciente.

Algumas perguntas

Como tornar a instalação mais fácil?

Uma boa sugestão é deixar instalado na casa, uma caixa de passagem, que é uma peça de plástico especialmente desenhada para a instalação de ar condicionado. Ele deve ser colocada durante a construção da casa. Assim, quando você for fazer a instalação do aparelho, não precisará quebrar parede, muito menos o teto para passar os dutos de ar e água.

Também, neste mesmo processo é possível ligar o cano que sai do aparelho com a rede de água pluvial da sua casa, assim, a água que o ar condicionado elimina não precisa ficar pingando do lado de fora. Mas tudo isso, deve ser feito durante construção da casa.

Como fazer a limpeza do ar condicionado?

Nos modelos split, geralmente tem na parte da frente do aparelho uma tampa que deve ser aberto e ali tem um ou dois filtros que são facilmente removíveis. Nesses filtros junta muito pó e precisam ser retirados periodicamente, lavados e depois colocados de volta. Tem gente que recomenda fazer essa limpeza toda semana, mas isso depende muito da frequência de utilização, bem como das condições do ar na sua casa, uma vez que existem locais que há muito mais pó no ar do que em outros.

Por que ao ligar o ar demora para esfriar o ambiente?

De fato este é um problema que acontece na maioria dos casos, embora em alguns o tempo seja relativamente mais curto. O que acontece é que o seu ambiente está bastante quente e quando você liga o ar demora um pouco para ele fazer o processo de retirar o ar quente e jogar ar frio para dentro dele. O tempo em que isso irá acontecer irá depender da potência do seu aparelho, do tamanho do ambiente, da temperatura interna do ambiente, bem como da própria temperatura que você regula no controle remoto.

Ventilador ou ar condicionado? Qual faz menos mal à saúde?

Na verdade os dois casos podem trazer problemas para saúde se for mal utilizado sob certas condições. De maneira geral eu acredito que o ventilador seja mais complicado, embora o ar-condicionado preciso também de alguns cuidados para não trazer problemas a saúde.

Quanto ao ventilador, o grande problema dele é a ventilação direcionada a você. Com isso, ele sopra ar e tudo que está no ar, como pó, por exemplo, em cima de você. Já o ar condicionado, como ele esfria o ambiente, não há necessidade de direcionar o ar sobre a pessoa, muito embora, se o fiz, pode também trazer problemas, como resfriado, por exemplo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade