Dicas e informações sobre casa e construção

Trabalhar em casa e as tendências dos empregos em casa

É possível trabalhar em casa e ganhar dinheiro a distância. Veja algumas tendência e razões para acreditar que o emprego em casa poderá crescer muito nos próximos anos no Brasil.

O fenômeno mundial conhecido como homework ou trabalhar em casa em uma tradução livre já existe no Brasil e a julgar por alguns fatores que irei relacionar abaixo acredito que ele terá terreno fértil por aqui. Os números ainda são pequenos o suficiente para não fazer muito barulho, mas trabalhar em casa ou o conceito de empregos em casa pode ser uma tendência muito forte para os próximos anos.

Trabalhar em casa versus emprego em casa

Primeiro é preciso diferenciar uma coisa da outra, pois trabalhar em casa tem um sentido muito amplo e perfeitamente aplicável a muitas rotinas que de fato devem ser feitas em casa, já o termo emprego em casa trata-se desta nova modalidade de trabalho onde uma pessoa é empregada em uma empresa, mas desenvolve seu trabalho em sua residência sem precisar estar presencialmente na empresa. Seja qual for o caso, os parâmetros abaixo levam em consideração tanto quem trabalha em casa, como autônomo, por exemplo e quem tem carteira assinada.

5 razões que podem tornar o conceito de homework um fenômeno no Brasil.

Trânsito

O trânsito está se tornando um dos grandes problemas da vida moderna, a quantidade de automóveis nas ruas são alarmantes e a infraestrutura de nossas cidades cada dia que passa sofre mais para suportar o grande volume de automóveis. Aliado a isso tem a pressa e a falta de educação de boa parte dos motoristas que colocam em risco não só suas vidas como de terceiro.

Sair fora do trânsito é uma coisa que muita gente gostaria de fazer, afinal, acordar em uma segunda-feira e não precisar pegar trânsito para ir ao trabalho contribuiria significativamente para a qualidade de vida das pessoas. Este é um dos motivos que irá certamente incentivar o trabalho em casa.

Custo de deslocamento

Não bastasse o caos do trânsito é necessário ainda considerar o custo de deslocamento que cada vez é mais caro. Em uma país que tem um transporte público precário, a alternativa é comprar carro e bancar seus custo, que não é barato. Se o trabalho em casa for uma alternativa viável, além de evitar trânsito, evita-se também o custo de  deslocamento que é bom para o trabalhador e para a empresa também.

Conveniência

Os fatores acima já são suficientes para convencer as pessoas de que vale a pena pensar neste novo modelo de trabalho, mas além disso tem ainda outros itens de conveniência como: horários flexíveis, o conforto de casa, em alguns casos poder fazer outras atividades domésticas em paralelo e por ai vai.

Tecnologia

Naturalmente que ter um emprego em casa não é viver isolado do mundo, você terá de se comunicar com clientes, fornecedores, as demais pessoas da própria empresa, entre outros. Neste caso a tecnologia precisa estar presente e contribuir de forma efetiva para a comunicação eficiente. Telefone, Skype, internet e outros recursos são aliados neste processo.

Legislação

Como explicado no início do artigo, uma coisa é quando você trabalha em casa como autônomo e outra coisa é quando tem um emprego formal, mas desenvolve o trabalho em casa. Este segundo caso ainda é bastante complicado de ser praticado no Brasil, especialmente por falta de uma legislação que dê amparo a este tipo de atividade. Mas com o crescimento deste setor, certamente haverá ajustes na atual legislação a fim de regular o modelo de homework e permitir seu desenvolvimento efetivo por aqui.

Problemas do trabalho em casa

Mas nem tudo são flores no trabalho em casa, afinal dividir o espaço entre moradia e trabalho não é para todos e a disciplina é fundamental para separar as coisas. Veja um vídeo abaixo com uma reportagem que mostra muito bem esses dois lados da moeda.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade