Dicas e informações sobre casa e
construção

Infiltração na parede: como identificar a causa?

Veja as muitas formas pelas quais uma infiltração pode acontecer em uma casa, bem como algumas dicas para evitar que ela aconteça e assim cause danos a paredes e outras partes da casa.

A infiltração de água é um problema bastante ruim em uma casa. Ele acontece quando a água que não deveria entrar por uma parede ou pelo teto, acaba encontrando uma forma de penetrar e assim gerar possíveis danos.

Uma única infiltração pode não causar muitos problemas, mas se ela for recorrente, então é quase inevitável que que poderá estragar a pintura, reboco e em casos muito graves até comprometer a parte estrutural de uma parede, por exemplo.

Os problemas mais comuns causados pela infiltração são os famosos mofos, pintura comprometida, reboco estufado, revestimentos soltando, dentre outros. Então fica claro que se o problema não for contido, realmente você pode ter dores de cabeça e precisar fazer uma reforma para corrigir os problemas gerados.

Mas como identificar a origem de uma infiltração? Vejamos abaixo os locais onde ela pode ocorrer e as situações mais prováveis para isso.

Telhado

O telhado é um local bastante propício para a infiltração de água, especialmente para alguns tipos de telhas. Mas o grande problema ocorre em casos de telhas quebradas, pois aí cria-se uma oportunidade para a penetração de água da chuva e consequentemente a infiltração pelo teto.

Alguns tipos de telhas são altamente resistentes e permitem que você ande sobre elas sem causar dano, porém outros tipos de telhas são bastante sensíveis e deve-se ter bastante cuidado quando se precisar subir no telhado para fazer reparos ou outro serviço qualquer.

Telhas de fibrocimento são bons exemplos de telhas que podem quebrar mais facilmente. Entre as mais resistentes estão as telhas de concreto, por exemplo.

Mas independentemente do tipo da telha é preciso garantir que ela esteja bem colocada. Telhas mal colocadas também podem criar um ambiente propício para infiltração de água.

Por último e não menos importante existe a questão da calha que precisa ser bem vedada e ter manutenção constante para refazer soldas e outras partes que com o tempo podem gerar trincas ou fissuras permitindo assim a passagem da água

Trincas na parede

A infiltração pela parede ocorre geralmente quando existem trincas ou rachaduras na parede que permitem a penetração da água. Quando existir, essas trincas ou rachaduras precisam ser corrigidas o mais rápido possível para evitar o problema.

Mas é muito recomendável que paredes externas sejam impermeabilizadas para evitar a penetração da água da chuva. Existem produtos como Vedapren e similares que fazem um bom trabalho de impermeabilização de paredes e assim ajuda a evitar que a água da chuva possa encontrar caminhos entre pequenas fissuras e assim gerar a infiltração.

Quando você identificar uma infiltração na parede é recomendável procurar por essas pequenas fissuras ou locais onde a água possa estar encontrando um caminho para entrar. A correção dessas fissuras e consequentemente a impermeabilização pode resolver o problema.

Muros e construção encostada na parede

Outra forma de identificar infiltração nas paredes e observar o que está encostado nas paredes do lado de fora. Às vezes existem outras construções ou muro que fica encostado na parede e que permitem que a água fique empossada. Nesse caso a água parada pode tentar forçar a entrada pela parede.

O ideal é que não tenha nada encostado do lado de fora nas paredes, mas se houver outras construções como muros, casinha de gás ou similares, o ideal é colocar calhas e fazer a devida a vedação para que a água não fique parada e nem penetre entre a construção e a parede.

Objetos encostados na parede

Além de construções, quaisquer outros objetos que fiquem encostados na parede podem servir para gerar infiltração, especialmente objetos que acumulam água ou que impede que a água da chuva escoa naturalmente.

Desta forma é sempre bom manter as paredes livres de objetos encostados, sem trincas e fissuras e com boa impermeabilização.

Alicerce

Por fim não menos importante existe a infiltração que vem pelo alicerce. Quando isso acontece é um sinal bastante ruim pois esse tipo de infiltração é bastante difícil de combater.

A umidade da terra sobe e se o alicerce não estiver devidamente impermeabilizado, atinge a parede. A forma mais eficaz de evitar que a umidade da terra suba pelo alicerce e chegue até as paredes e fazer a devida impermeabilização do alicerce antes de fazer a construção.

Mas depois que a casa já está pronta, é um pouco complicado de fazer alguma coisa para evitar este problema. Neste caso, o ideal é avaliar caso a caso de recorrer a um especialista para analisar o que pode ser feito.

Conclusão

Identificar uma infiltração passa por analisar possíveis defeitos na edificação. Como vimos, trincas, rachaduras, fissuras e outras deformidades, por menor que seja, pode ser o bastante para a entrada de água da chuva e atingir o teto ou as paredes.

Com exceção do alicerce que é um pouco mais complicado de resolver, as demais causas de infiltração podem ser resolvidas, desde que devidamente identificadas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.