Dicas e informações sobre casa e construção

Sofás modernos e confortável. Quais os melhores modelos?

Confira os modelos e características dos sofás modernos. Cores, finalidade e outras características para você escolher o modelo certo para sua casa. Algumas observações acerca dos modelos de sofás retrátil e reclinável.

Existem diversos modelos de sofás para atender a todos os gostos, os fabricantes estão constantemente aprimorando seus métodos para criar modelos modernos confortáveis e que traduzam em bem estar na hora de uso deste produto.

Os sofás retráteis e com encostos reclináveis estão com certeza entre os mais confortáveis, que temos no mercado. Eles variam os valores, coes e formatos. Abaixo colocarei algumas opções de sofás modernos, levando em conta as várias características deles:

Cores

No aspecto da cor é possível ter uma boa variedade de cores que podem ser usadas de acordo com a decoração do ambiente da sua sala.

  • Branco: É uma cor bonita e de destaque, especialmente em ambientes modernos, mas tem o problema da sujeira aparecer muito, bem como pequenas manchas.
  • Cinza: Penso que seja a cor mais comuns para estofados, pois tende a ser neutra e com isso se adequar a qualquer ambiente.
  • Preto: Também é muito usual e graças a essa tonalidade, pequenas manchas ou imperfeições acabam passando desapercebidas.
  • Bege: Assim como o cinza, esta é uma cor preferida e também exerce certa neutralidade, podendo ser adequada a diversos tipos de salas.
  • Amarelo: Assim como outras cores fortes, como vermelho ou verde, o amarelo precisa ser usado em locais onde há um propósito específico de decoração. Caso contrário, pode não ser adequado ao ambiente e não combinar muito.
  • Marron: O marron está no mesmo grupo de cores do bege e cinza. Sua neutralidade é sempre bem vinda e assim permite que possa ser usada em ambientes comerciais e domésticos.

Finalidade

Existem modelos para sala, para sacas, para quartos ou home office. O que não faltam são modelos, como poderemos ver abaixo:

  • Sala de estar: Sofás para a sala de estar pode ter muitos modelos, cores e formatos. No passado era comum os sofás de dois e três lugares, conhecidos também como conjunto estofados. Mas naquela época era comum as pessoas receberem muitas visitas e por isso a necessidade de acomodar várias pessoas sentadas. Hoje é um pouco diferente, sendo o mais comum apenas o sofá de três lugares. As vezes com poltronas individuais acompanhando.
  • Sacada: Sofás para sacadas, áreas externas, como varandas e outros sempre são boas sugestões para um fim de tarde ou para apreciar a paisagem e o ar externo. Aqueles que tem espaços em suas casas ou apartamentos, podem se valer de diversos modelos, como pode ser visto no link.
  • Home office: Os modelos de sofás para escritórios os home office são geralmente mais compactos e sóbrios, se valendo de cores mais neutras e espaços para uso mais rápido. As vezes esses ambientes tem limitações de espaço e por isso muitos deles são bastante compactos.

Modelo

Eles também podem ser encontrados em modelos diferentes, visando atender as mais diversos espaços da sua casa.

  • Quadrado: Os modelos quadrados ou retangulares são os mais comuns quanto a este tipo de forma. Geralmente os ambientes, como sala, escritórios ou outros locais onde eles serão colocados já tem o formato quadrado ou retangular, por isso é mais fácil de posicioná-los.
  • Redondo: Os modelos redondos ou arredondados são úteis para ambientes onde se deseja uma decoração um pouco mais diferenciada e portanto podem ser boas sugestões para esses casos.
  • Retrátil: Os modelos retrátil são aqueles que podem ser expansível e assumem um formato de cama, mas não deve ser confundido com as bicamas que são diferentes.
  • De canto: Bem interessante são os modelos de canto que podem ser muito úteis em diversos ambientes e que podem trazer conforto e estética diferenciada para o ambiente.

Quanto ao material

O material usado é de fundamental importância para traduzir mais conforto, facilidade de limpeza, durabilidade e outros aspectos de uso.

  • Linho: O linho é um material nobre e amplamente usado na fabricação de diversos tipos de tecidos. São suaves e discretos. Ideais para locais onde um sofá confortável e revestido com um material nobre.
  • Couro: O couro é o rei da qualidade e do bom gosto, quando o assunto é revestimento. Seja no banco do carro, na jaqueta ou no tecido do sofá da sua casa. A grande vantagem é o fato de não ser impermeável e além disso sua alta resistência e durabilidade.
  • Suede: Este é um tipo de tecido muito comum em sofás muito confortáveis. Macio e aveludado, este tecido é muito bom para traduzir conforto ao sentar. Tenho um sofá em minha casa com este material. O único defeito dele, a meu ponto de vista, é que ele um pouco quente.

Sofá retrátil e reclinável

Algumas observações acerca dos modelos de sofás retrátil e reclinável.

Conforto

Sem dúvida nenhuma este é o ponto alto desse tipo de sofá, graças a possibilidade dele de ser retrátil e inclinável, é possível modificar a posição dele para ajustar a postura das costas, bem como ajustá-lo de acordo com cada momento que você quer utilizá-lo.

Existem momentos que você quer sentar-se com a coluna mais reta, enquanto em outros casos você deseja que ele fique mais deitado para um período mais longo, como assistir um filme ou um programa de TV, por exemplo. Todos esses usos são possíveis o que faz dele no sofá bastante versátil e oferece conforto a todos os tipos de gosto, ou seja, seja ele mais inclinado ou mais deitado.

Limpeza

O processo de limpeza vai depender muito do material com que ele é revestido e não necessariamente do modelo reclináveis em si. Se ele for revestido de couro o material similar, a limpeza é super simples bastando um paninho úmido. Materiais que absorvem a água ou sujeira, como os de tecido, especialmente o suede, requer uma limpeza profunda utilizando o aspirador industrial para poder fazer uma limpeza adequada. Na minha casa periodicamente eu contrato uma pessoa que faz lavagem de sofá e isto é feito utilizando produtos de limpeza e o aspirador para sugar a água e a unidade dele. Ele precisa ficar no sol por um período e depois continuar a secagem na sombra.

Bom para dormir?

Sim, ele é ótimo para dormir. Neste caso você puxa a parte retrátil dele e assim ele se transforma em uma cama e portanto dá para dormir duas pessoas tranquilamente. Considerando que ele é muito macio e confortável, é possível descansar tranquilamente nele. Eu particularmente não gosto muito, exceto para os meses de frio, pois considero que o suede é o material um pouco quente e isso me incomoda um pouco.

Durabilidade

A durabilidade de um sofá, vai depender muito da qualidade dele. O modelo que eu comprei já faz cinco anos e está em excelente qualidade ainda, não perdeu muito suas características e não cedeu, sendo necessário apenas o processo de limpeza que expliquei acima e que é feito periodicamente. É claro que existem sofás retrateis e reclináveis que foram construídos com materiais mais simples e que portanto podem perder sua durabilidade mais rápido, mas sendo um produto de qualidade, aliado a um bom uso dele, creio que ele terá vida longa.

Modelos

Você poderá ver neste link uma galeria de imagens contendo diversos modelos de sofás retráteis e reclináveis, feitos como vários tipos de materiais e que podem agradar a vários gostos e bolsos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade