Dicas e informações sobre casa e construção

Vende-se terreno. Como avaliar um terreno para compra e venda?

Veja como avaliar um terreno para compra ou para venda, alguns cuidados que comprador e vendedor devem ter para fazer a avaliação sempre que houver uma placa vende-se terreno.

Vende-se um terreno. Por traz desta frase existem diversas coisas que foram idealizadas pelo proprietário ou vendedor e muitas coisas que serão percebidas pelo comprador. A venda de um terreno parece mais simples que a venda uma casa, afinal há menos opções para avaliar, mas é igualmente complicado e para vendedores e compradores. Como eu já passei pelas experiências da compra e venda de terreno, gostaria de sugerir algumas formas para você avaliar um terreno, seja como proprietário com intuito de vendê-lo ou como comprador com o intuito de comprá-lo.

Avalie pelo preço na região

Loteamento ou bairro

Quando anuncie meu terreno para a venda, uma das primeiras perguntas que eu ouvia era sobre o preço. O pessoal da párea de vendas não gosta de falar o preço no inicio da conversa ou no início da propaganda. O ideal é mostrar todas as vantagens de produto e depois falar o preço, mas para imóveis o preço vem logo a tona, porque se ele for alto ou estiver fora do orçamento do comprador a conversa não anda.

Avaliar um terreno pelo preço dos imóveis semelhantes na região é uma boa prática. Tente localizar outros terrenos que estão a venda nas proximidades ou em bairros similares e compare os preços.

Avalie pela localização

Terreno localização

A região ou bairro onde ele está localizado ó o primeiro fator que normalmente observamos. Basta ver os anúncios de imóveis que você irá perceber que é muito importante a localização dele e talvez seja o primeiro fator onde uma pessoa interessada na compra decida por iniciar uma negociação ou não. Bairros bons valorizam os imóveis naturalmente e bairros tidos como ruins fazem o inverso.

Quando falo de bairro bom ou ruim, me refiro a condição de moradia, pois existem bairros ou lugares muito bem localizados, mas não bons para moradias, como exemplo cito avenidas muito movimentadas, proximidade de rodovias, algumas regiões mais comerciais que geram enorme fluxo de pessoas e automóveis, entre outros.

Avalie pela vizinhança

Máquina indústria

Muitos podem não dar valor para este item, mas imagine que uma pessoa deseja comprar um terreno para construir sua casa de moradia. Em uma caso desses é extremamente importante avaliar quem será seus vizinhos. Bares, salões de festas, indústrias e residências com pessoas de comportamentos inadequados são questões complicadas. Eu fiquei muito decepcionado quando comprei um terreno é depois é que atentei para o fato de haver um salão de festas que fazia muito barulho nos finais de semana.

Avalie pelas características do terreno

Terreno 5 x 30 metros

As características do terreno também são importantes, isto é, qual o tamanho, qual a largura e o comprimento. Lembro-me de um terreno que eu desejava comprar, ele estava muito bem localizado, em uma rua ótima, o preço era adequado, mas havia um problema: suas dimensões. O terreno foi fruto de um desmembramento e do original 10x30 o proprietário fez dois terrenos sendo cada um de 5x30. 5 metros é uma largura ruim, dificulta um projeto de casa e certamente desvaloriza o mesmo. Outras considerações são terrenos com larguras muito grande na frente, nesses casos você acaba perdendo muito espaço na construção já que precisa deixar pelo menos 4 metros de recuo na frente.

Observação: Esta regra dos quatro metros varia de cidade para cidade e de casos para casos.

Avalie pela sua necessidade

Por fim a avaliação do terreno deve ser feita baseando-se na sua necessidade e aqui é um fator bastante lógico e só você saberá como fazer isso. Pense na casa que deseja construir, suas dimensões, o propósito dela, entre outros fatores.

As vezes estamos dispostos a pagar até um pouco mais por um terreno que vá atender perfeitamente nossa necessidade e isto é uma coisa importante. Durante certo tempo fiquei procurando um terreno ou até mesmo uma casa para demolição em um determinado bairro e foquei meus esforços ali, pois havia diversos interesses em comprar ali. Infelizmente não consegui, mas um terreno naquele bairro era para mim muito mais valioso do que em outro lugar.

Avalie pela possível valorização

Valorização do imóvel

Embora possamos levar em conta nossas necessidades, preço do mercado e outros, há ainda o fator valorização. Ao comprar imóveis é preciso pensar na venda, mesmo que você não tenha a intenção de vendê-lo. Ninguém sabe o futuro e as coisas mudam, as circunstâncias mudam e as vezes somos obrigados a vender.

Então tente visualizar o potencial do imóvel e se ele é atrativo ou é um refugo. Normalmente os bons imóveis vendem rápido, então avaliar bem o imóvel e também o tipo de construção que você pretende fazer é muito importante pensando na valorização.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade