Os talheres são objetos usados para preparar e ajudar na hora de se alimentar. Normalmente, são considerados 3 elementos como talheres: colher, garfo e a faca. Também, entram nessa categoria os hashis, que os pauzinhos orientais.
Eles podem variar de acordo com o estilo, propósito e utilidade em cada refeição. Os faqueiros são o conjunto completo de talheres de mesma marca e material, com: facas, colheres, garfos e outros utensílios para refeição.
Os talheres são específicos para cada tipo de alimento, facilitando na hora da refeição.
Faca de mesa
Uma faca de mesa é o que normalmente usamos para comer as refeições em geral. Ela possui pequenas serras que ajudam a apoiar a comida no garfo para ter maior segurança e auxiliam na cortar hora facilmente alguns alimentos que não precisam de muita força ou cuidado.
Faca para carnes
Esse tipo de faca de mesa pode ser grande, porém contam com grandes serras que ajudam e permitem que o corte seja mais preciso.
Faca para peixe
Uma faca de peixe possui um tamanho menor do que a faca de mesa. Ela tem uma ponta mais afiada e um fio mais liso, sem as serras. Esse talher é perfeito para comer o peixe e tirar as espinhas da carne e sem problemas e sem desmanchar.
Faca para manteiga
Ela é feita para serem utilizadas em grandes eventos para servir torradas ou pães com patês, manteiga, geléia, etc. Essa faca é pequena, possui uma ponta arredondada que não tem corte.
Imagens de facas para manteiga
Faca para sobremesa
A faca de sobremesa é a menor de todas elas, não possui serras, sendo que ao ser usado com o garfo de sobremesa, proporcionam a base para partir os alimentos.
Imagens de facas para sobremesa
Colher de sopa
Essa colher é a maior de todas elas, sendo feita para comer em fundos com sopas, caldos e cremes. O formato arredondado e mais largo para que o alimento não escape pelas bordas do talher e para poder tornar possível consumir mais da sopa ao enchê-la com cada colherada.
Colher de sobremesa
Esse talher possui um tamanho médio para poder comer sobremesas que tenham caldos, líquidos ou que sejam mais cremosas.
Imagens de colher de sobremesa
Colher de chá
A colher de chá tem um tamanho menor em relação a colher de sobremesa. Sua finalidade é ser usada na hora de tomar chá, líquidos ou sobremesas que são servidos em pequenos recipientes.
Colher de café
A colher de café é a menor colher e é destinada para a hora de tomar café.
Garfo de mesa
O garfo de mesa é aquele que utilizamos normalmente durante as refeições principais. Dentre todos os tipos de garfos, ele é o maior. Ele possui 4 dentes longos que são levemente curvados, que ajudam na hora de comer as refeições e permitindo que a comida seja levada à boca sem que caia para fora do garfo pelos lados.
Garfo de peixe
O garfo específico para comer peixe conta com um dente central é maior para ajudar de retirar as possíveis espinhas que podem estar na carne. Ele possui um tamanho um pouco menor quando comparado com o garfo de mesa, só que com uma base mais larga.
Garfo de salada
O garfo para comer a salada tem dentes mais largos que permitem pegue as folhas, legumes ou verduras com maior precisão para prevenir qualquer tipo de constrangimento.
Garfo de sobremesa
Ele serve para ser usado para comer sobremesas que não sejam muito cremosas ou líquidas e podem ser utilizadas para comer alimentos mais sólidos. Esse tipo de garfo conta com 3 dentes de pontas são mais afiadas e que ajudam a cortar os pedaços sem o auxílio de uma faca por perto.
Pegadores
Os pegadores não são considerados talheres, sendo uma ferramenta usada para pegar e levantar objetos para evitar que seja necessário pegar com as mãos. Existem vários tipos de pinças que são adaptadas para um uso específico.
Os garfos ficam do lado esquerdo do prato, enquanto as facas à direita. Se for servida uma refeição de dois pratos, garfos, colheres e facas devem ser colocados de fora para dentro.
São úteis para ajudar na organização da cozinha e manter as coisas o mais próximo possível. Como são fixados na parede, não ocupam espaço de bancada, pia ou mesa, tornando assim o uso mais racional do espaço da cozinha e mantendo as coisas em seus devidos lugares. Veja alguns exemplos.
Se fixar organizadores na parede não for uma opção, é possível usar outros modelos móveis que são colocados sobre a pia. Veja abaixo alguns exemplos:
Por Redação, Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega e G Produções Editoriais