Dicas e informações sobre casa e construção

O que são talheres e seus tipos, como garfo, faca, pegadores e outros

Veja uma relação dos talheres mais comuns e mais usados em nossas cozinhas e mesas de café da manhã, almoço ou jantar. Relação com galeria de fotos de cada um para você aprender e conferir quais são cada um deles.

O que são talheres?

Os talheres são objetos usados para preparar e ajudar na hora de se alimentar. Normalmente, são considerados 3 elementos como talheres: colher, garfo e a faca. Também, entram nessa categoria os hashis, que os pauzinhos orientais.

Eles podem variar de acordo com o estilo, propósito e utilidade em cada refeição. Os faqueiros são o conjunto completo de talheres de mesma marca e material, com: facas, colheres, garfos e outros utensílios para refeição.

Tipos de talheres

Talheres

Os talheres são específicos para cada tipo de alimento, facilitando na hora da refeição.

Faca de mesa

Uma faca de mesa é o que normalmente usamos para comer as refeições em geral. Ela possui pequenas serras que ajudam a apoiar a comida no garfo para ter maior segurança e auxiliam na cortar hora facilmente alguns alimentos que não precisam de muita força ou cuidado.

Imagens de facas de mesa

Faca para carnes

Esse tipo de faca de mesa pode ser grande, porém contam com grandes serras que ajudam e permitem que o corte seja mais preciso.

Imagens de facas para carne

Faca para peixe

Uma faca de peixe possui um tamanho menor do que a faca de mesa. Ela tem uma ponta mais afiada e um fio mais liso, sem as serras. Esse talher é perfeito para comer o peixe e tirar as espinhas da carne e sem problemas e sem desmanchar.

Imagens de facas para peixe

Faca para manteiga

Ela é feita para serem utilizadas em grandes eventos para servir torradas ou pães com patês, manteiga, geléia, etc. Essa faca é pequena, possui uma ponta arredondada que não tem corte.

Imagens de facas para manteiga

Faca para sobremesa

A faca de sobremesa é a menor de todas elas, não possui serras, sendo que ao ser usado com o garfo de sobremesa, proporcionam a base para partir os alimentos.

Imagens de facas para sobremesa

Colher de sopa

Essa colher é a maior de todas elas, sendo feita para comer em fundos com sopas, caldos e cremes. O formato arredondado e mais largo para que o alimento não escape pelas bordas do talher e para poder tornar possível consumir mais da sopa ao enchê-la com cada colherada.

Imagens de colher de sopa

Colher de sobremesa

Esse talher possui um tamanho médio para poder comer sobremesas que tenham caldos, líquidos ou que sejam mais cremosas.

Imagens de colher de sobremesa

Colher de chá

A colher de chá tem um tamanho menor em relação a colher de sobremesa. Sua finalidade é ser usada na hora de tomar chá, líquidos ou sobremesas que são servidos em pequenos recipientes.

Imagens de colher de chá

Colher de café

A colher de café é a menor colher e é destinada para a hora de tomar café.

Imagens de colher de café

Garfo de mesa

O garfo de mesa é aquele que utilizamos normalmente durante as refeições principais. Dentre todos os tipos de garfos, ele é o maior. Ele possui 4 dentes longos que são levemente curvados, que ajudam na hora de comer as refeições e permitindo que a comida seja levada à boca sem que caia para fora do garfo pelos lados.

Imagens de garfo de mesa

Garfo de peixe

O garfo específico para comer peixe conta com um dente central é maior para ajudar de retirar as possíveis espinhas que podem estar na carne. Ele possui um tamanho um pouco menor quando comparado com o garfo de mesa, só que com uma base mais larga.

Imagens de garfo de peixe

Garfo de salada

O garfo para comer a salada tem dentes mais largos que permitem pegue as folhas, legumes ou verduras com maior precisão para prevenir qualquer tipo de constrangimento.

Imagens de garfo de salada

Garfo de sobremesa

Ele serve para ser usado para comer sobremesas que não sejam muito cremosas ou líquidas e podem ser utilizadas para comer alimentos mais sólidos. Esse tipo de garfo conta com 3 dentes de pontas são mais afiadas e que ajudam a cortar os pedaços sem o auxílio de uma faca por perto.

Imagens de garfo de sobremesa

Pegadores

Os pegadores não são considerados talheres, sendo uma ferramenta usada para pegar e levantar objetos para evitar que seja necessário pegar com as mãos. Existem vários tipos de pinças que são adaptadas para um uso específico.

Imagens de pegadores

Sequência de talheres à mesa

Os garfos ficam do lado esquerdo do prato, enquanto as facas à direita. Se for servida uma refeição de dois pratos, garfos, colheres e facas devem ser colocados de fora para dentro.

Organizadores de parede

São úteis para ajudar na organização da cozinha e manter as coisas o mais próximo possível. Como são fixados na parede, não ocupam espaço de bancada, pia ou mesa, tornando assim o uso mais racional do espaço da cozinha e mantendo as coisas em seus devidos lugares. Veja alguns exemplos.

  • Kit aramado de parede: Serve para múltiplas funções, podendo servidor como escorredor de louças, porta talheres e temperos, entre outros. Veja exemplos.
  • Porta detergente: Geralmente são fixados na parede, logo acima da pia para proporcionar conforto e usabilidade do uso deste produto, ou de outros tipos de sabão. Veja exemplos.
  • Ganchos de barra para parede. Pode ser útil para pendurar objetos de cozinhas, desde panelas, colheres e outros objetos que permita tal. Veja exemplos.
  • Escorredor de parede: Idealmente deve ser posicionado sobre a pia, uma vez que escorrerá água. Ele é usado para escorrer ojetos menores. Veja exemplos.
  • Porta rolos: Pode ser usado para papel toalha, papel alumínio e outros tipos. Ajuda na organização e pode ser fixado em qualquer parte da parede. Veja exemplos.
  • Porta saleiro: Este como o próprio nome já indica é usado exclusivamente para o saleiro e naturalmente que deve ser fixado na parede próximo ao fogão. Veja exemplos.
  • Porta lixeira: Muitas pessoas tem aquelas pequenas lixeiras de pia, mas caso você não queira deixá-la sobre a pia, poderá usar um porta lixeira que também é fixado na parede. Veja exemplos.

Organizadores sobre a pia

Se fixar organizadores na parede não for uma opção, é possível usar outros modelos móveis que são colocados sobre a pia. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Lixeira de pia: Pequena e prática, pois estará sempre perto para colocar o lixo proveniente do preparo de alimentos. Veja exemplos.
  • Escorredor: O escorredor que fica sobre a pia é um dos mais tradicionais e tem como a vantagem de poder colocar em qualquer lugar. Conheça modelos aqui.
  • Porta talheres: Muito útil também por deixar os talheres organizados e próximos do local de uso. Exemplos aqui.
  • Porta esponja e detergente: Diferente do modelo mostrado acima que são fixados na parede, este aqui é móvel e fica sobre a pia. A vantagem dele é a possibilidade de lavá-lo com mais facilidade. Exemplos aqui.
  • Porta toalhas: Pequeno suporte para toalhas de papel que são usados sobre a pia ou a mesa de jantar. Conheça modelos aqui.
  • Rodinhos de pia: Pequeno, simples e muito eficiente. Ele ajuda na limpeza da pia e bancadas. Conheça exemplos aqui.

Por Redação, Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade