Dicas e informações sobre casa e construção

Como comprar um terreno barato

Veja as dicas para quem deseja comprar um terreno barato ou por um valor mais baixo do que o praticado pelo mercado. Veja algumas alternativas que você poderá explorar.

O valor de um terreno pode ser alto dependendo de vários fatores, para aqueles que desejam comprar um terreno barato ou pelo menos com valor mais baixo precisa pesquisar algumas alternativas para que obtenha um sucesso em sua busca. Abaixo relacionamos algumas situações em que o valor do lote tende a ser mais baixo ou até considerado barato, portanto se este for o seu caso fique atento às dicas abaixo.

Loteamentos novos

Loteamentos novos tendem a ter o valor mais baixo, naturalmente que isto não é regra mas pode acontecer em muitos casos. Pesquisar os novos loteamentos é uma boa estratégia, especialmente para loteamentos populares. Existe também a vantagem de você poder comprar um terreno melhor, com uma metragem boa por um preço mais adequado.

Bairros mais afastados

bairros afastados terrenos baratos

Outra estratégia é procurar terrenos em bairros mais afastados do centro da cidade, geralmente nesses barros o valor é mais em conta e ainda assim é possível encontrar bons lotes. Naturalmente que isto também não é regra, mas é um de partida que você pode adotar para ajudar a encontrar uma área mais barata.

É possível encontrar bons bairros para morar em regiões mais afastadas, neste caso se o objetivo e construir uma casa para moradia é necessário avaliar a logística do local, segurança, acesso a serviços essenciais, entre outros.

Um detalhe importante a se observar neste caso é a forma de acesso, segurança e outros fatores. Não dá para pautar apenas no preço.

Condomínios que não emplacaram

Outra dica que pode funcionar bem é você procurar em condomínios de terrenos que não tiveram muito sucesso, ou que não emplacaram nas vendas e no gosto popular. Não são muitos os casos de condomínios nesta situação, mas eles existem e neste caso dado a falta de procura ou interesse de outras pessoas o valor pode cair.  Mesmo que o condomínio não tenha sido um sucesso, ainda assim é válida a ideia da compra ali, pois você estará dentro do condomínio  e poderá desfrutar da segurança e outros benefícios comuns a este tipo de empreendimento.

condominios de terrenos

A regra para este caso é bem simples, quando mais sucesso fizer um empreendimento, mas caro ele tende a ser, logo, aqueles condomínios em que pouca gente se interessou, tende a ter valor mais baixo por conta da baixa demanda. Inclusive é possível comprar já de terceiros e muitas vezes por preços bem atrativos.

Terreno com desnível acentuado

Outra alternativa é procurar terrenos com desnível muito acentuado. Esse tipo de terreno é pouco procurado, pois dá muito trabalho fazer uma construção nele, mas geralmente os preços podem ser bastante atrativos. Se você comprar e com a ajuda de um arquiteto, poderá encontrar uma boa solução para construção. Mas observe o seguinte:

  • Se o desnível for para o fundo do terreno significa que você teria de aterrá-lo para deixar no nível da rua para a construção ou pensar em alguma alternativa tipo porão.
  • Se o desnível for do fundo para a frente, significa que você terá de tirar terra ou fazer uma construção de forma a acompanhar a topografia do mesmo.

Nos dois casos, aterramento ou tirar terra, será necessário fazer um muro de arrimo para sustentar o terreno. Este trabalho todo pode ficar caro e ai a compra barata que você fez não valeu a pena.

Terrenos estreitos ou desproporcionais

Por fim uma dica muito válida é você procurar terrenos estreitos ou que tenham medidas desproporcionais, terrenos nestas situações tendem a ter dificuldades nas vendas o que pode causar a queda do preço dos mesmos, já que muitos compradores não interessam por lotes muito estreitos, pois isto dificulta a criação de um projeto de uma casa. Os terrenos com medidas muito desproporcionais também não são populares, já que a exemplo dos estreitos, também tendem a trazer dificuldades para a construção de uma casa, o resultado quase sempre é uma diminuição do preço se comparado com outros terrenos na mesma região.

Algumas perguntas sobre o assunto

Como sei se um terreno está barato ou não?

A melhor opção e verificar os preços de outros terrenos na mesma região e assim estabelecer uma comparação. Geralmente os preços são parecidos para o mesmo bairro, desde que os lotes tem características parecidas. Outra forma é pedir para um corretor de imóveis fazer uma avaliação dele, desde que seja um corretor isento de interesses no negócio.

Quem determina os preços de terreno?

É um cara chamado mercado. Existe inclusive um conceito em economia que diferencia preço de valor. Preço é aquilo que a pessoa pede, valor é o que as pessoas estão dispostas a pagar. Então se alguém pede R$ 300,000 em um terreno e ninguém quer comprar, significa que o preço está mais alto do que o valor e a solução é baixar o preço até ele chegar no valor que as pessoas estejam dispostas a pagar.

Posso comprar um terreno, dividi-lo ao meio e vender a metade?

Depende. A prefeitura da sua cidade é que determina o particionamento mínimo de lotes de terras, sejam eles urbanos ou rurais. Então, é necessário entrar em contato com a prefeitura para levantar esta informação, mas é provável que isto seja possível para terrenos grandes que mesmo após a divisão ainda fiquem com dimensões superiores ao mínimo de particionamento.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade