Dicas e informações sobre casa e construção

Fios, cabos e condutores. Energia, telefonia, internet e mais

Veja quais são os tipos de fios, cabos e condutores usados para sistemas de energia elétrica, telefonia e internet. Veja os exemplos e imagens ilustrativas de cada um deles.

Ao comprar materiais elétricos e de comunicação, como fios e cabos é importante tomar todos os cuidados para garantir que a compra seja correta. Veja na listagem abaixo os tipos desses materiais, bem como os exemplos de cada um deles e sua respectiva aplicação.

Quais os canais de comunicação eletrônica?

Os principais canais de comunicação eletrônica são os condutores elétricos através dos fios e cabos de energia e o meio óptico por meio de fios e cabos de telefonia e internet.

Condutores elétricos. Em sua acepção mais simples são fios que transportam um sinal de voz ou fone de ouvido. Podem ser um cabo coaxial (utilizados nas TVs a cabo) ou um cabo trançado (utilizados na rede LAN de computadores pessoais)

Meio óptico. Também chamados de cabos de fibra óptica, que são "tubos de luz" que transportam as mensagens em ondas luminosas, a informação é convertida para o formato digital e transmitida a altas velocidades através destes cabos.

Fios ou cabos de energia

Eles são usados para a parte elétrica de uma casa e tem diversos tipos para atender às necessidades de instalação. Normalmente eles têm cores diferentes para ajudar na organização e identificação de voltagens, fios neutros, positivos e negativos. Além disso ele podem ter espessuras diferentes.

Veja aqui exemplos de cabos de energia elétrica

O que significam as cores dos cabos de energia?

O padrão de cores dos cabos de energia tem um significado importante, veja a seguir:

  1. Azul claro: Fio neutro
  2. Verde ou verde-amarelo: Fio terra
  3. Demais cores: Condutor fase ou retorno

Termos importantes:

  • Aterramento: Conectar um fio à terra (fio-terra) para evitar choques elétricos.
  • BWF: Sigla presente em alguns materiais elétricos e indica que o produto é antichamas.
  • Conectores: Dispositivo para fazer emenda ou ligações nos fios.
  • Disjuntor: É a chave que corta a passagem elétrica (liga e desliga).

Fios e cabos de telefonia

Os cabos de telefonia não são os mesmos de eletricidade e portanto é preciso ficar atento a esse detalhe na hora da compra. Geralmente eles vêm na cor cinza, preto e branco e podem ser classificados quanto a quantidade de via, indo de 2 vias a 16 vias ou mais.

Veja aqui exemplos de cabos de energia telefonia

Fios e cabos de internet

Aqui depende um pouco do tipo de conexão que esteja disponível a você. O padrão mais atual é o de fibra óptica e este é bastante específico, sendo ele formado por várias camadas, mas o seu núcleo é um fino fio de vidro que é na verdade a fibra óptica. Ele é usado para conduzir dados em altíssima velocidade e atende muito bem aos padrões de comunicação para a internet.

Veja aqui exemplos de cabos de fibra óptica

Quais os tipos de cabos de rede existentes?

Cabo coaxial.  É um fio de cobre cilíndrico, hoje em dia são mais utilizados em redes locais de comunicação entre computadores.

Par transado. Substituiu os cabos coaxiais nas redes de computadores. É utlizado para ligar o computador a Wifi ou internet via rádio.

Fibras ópticas. É uma espécie de filamento de vidro,  onde os dados são transmitidos através da luz, conferindo grande velocidade de dados. É a alternativa mais utilizada atualmente para internet por ser a mais rápida.

Condutores ou conduites

Os condutores são usados para servir de passagem para cabos e fios, sejam eles de energia, telecomunicação, internet e outros. Eles são colocados dentro da parede, antes do reboco e assim mesmo depois da parede pronta não há necessidade de quebrar parede para passar os cabos e fios.

Veja aqui exemplos de conduites

Perguntas e respostas:

Posso usar cabos de eletricidade e comunicação em um mesmo condutor ou conduite?

Não. Os cabos não podem ser misturados, sendo necessário um condutor para cada tipo de fio.

É necessário deixar um fio ou arame dentro do condutor para facilitar a passagem dos cabos posteriormente?

Esta é uma prática bastante recomendada, principalmente se o condutor estiver passando em baixo de piso e também para longas distâncias.

Qualquer pessoa pode fazer uma instalação elétrica ou de comunicação?

Não. Eletricidade é coisa séria e é preciso tomar muito cuidado, bem como saber muito bem o que está fazendo para que o resultado seja adequado, logo, apenas os profissionais capacitados para este fim devem fazê-lo.

 

REFERÊNCIAS

FRENZEL JR, Louis E. Fundamentos de Comunicação Eletrônica-Volume 1. AMGH Editora, 2009. Link

Manual do Construtor Etapas da Construção Ed. 11 - Fios e Cabos Por Edicase - Link

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade